HOJE
Quem é quem?
Por Liga Nacional de Basquete
Saiba mais sobre as oito equipes que disputarão o título da sétima edição da LDB nesta semana, em São Paulo
A fase final do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete terá início nesta terça-feira (19/02). Com oito equipes na disputa pelo título, a maior competição de base do basquete nacional terá sua etapa decisiva realizada no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, até o próximo domingo (25/02).
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
No Grupo C estão Flamengo, Minas Tênis Clube, Paulistano/Corpore e São José Basketball. Já no Grupo D estão Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná, EC Pinheiros, Sesi Franca e Solar Cearense. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais e disputarão o título no final de semana.
Entre os participantes da fase final, quatro já conquistaram a LDB anteriormente. Atual campeão, o Sesi Franca Basquete está na luta pelo bicampeonato, enquanto que o Flamengo, vencedor em 2011 e 2013, tentará o terceiro título. Já o Solar Cearense e EC Pinheiros vencedores em 2014 e 2015, respectivamente, brigam pelo segundo troféu.
Por sua vez, Paulistano/Corpore, anfitrião da fase final, assim como Minas Tênis Clube, São José Basketball e Círculo Militar do Paraná lutarão pela conquista inédita. Mas como estão as equipes para as disputas dos próximos dias? O site da LNB responde para você.
– Grupo C

Flamengo precisará e muito contar com boas atuações do “gigante” João Vitor (João Pires/LNB)
Flamengo
Comandado por Rodrigo Silva, assistente de José Neto no time profissional, o clube da Gávea tem como sua principal estrela o pivô João Vitor, de 19 anos e 2,13m de altura. Outros destaques da equipe são o ala/armador Danilo, que também integra o elenco adulto, o ala/pivô Assunção e o armador Léo.
Com três vitórias em nove jogos, o time carioca ficou com a oitava posição na primeira fase. Dos três times que enfrentará no Grupo C, o Flamengo venceu apenas o São José e foi derrotado por Paulistano e Minas.
Time base: Léo, Danilo, Assunção, Sorriso (André) e João Vitor
Cestinha: Léo (10,2 pontos por jogo)
Líder em rebotes: João Vitor (8,3 por jogo)
Líder em assistências: Danilo (2,9 por jogo)

Thales teve grandes atuações na primeira fase e é o destaque do Minas (João Pires/LNB)
Minas Tênis Clube
Um dos principais clubes formadores do país, o Minas está mais uma vez entre os melhores da LDB. Sob direção do técnico Luiz Fernando, a equipe de Belo Horizonte chega à fase final após garantir o quarto lugar da fase de classificação, com um total de cinco vitórias em nove jogos.
Com um elenco bastante homogêneo e que joga junto há tempos, o time mineiro tem no explosivo e versátil ala Thales Santos, cestinha da equipe e líder de rebotes da competição, a sua principal figura para lutar pelo título inédito. Vice-campeão em 2013 e 2015, o clube de Minas Gerais está entre os oito melhores da LDB pela quinta vez em sete edições disputadas.
Time base: Augusto, Bruno, Thales, George e Samuel
Cestinha: Thales Santos (12,7 por jogo)
Líder em rebotes: Thales Santos (8,0 por jogo)
Líder em assistências: Augusto (2,9 por jogo)

Na ausência de Yago, Gemadinha deve ter ainda mais protagonismo no CAP (João Neto/LNB)
Paulistano/Corpore
Líder invicto da fase de classificação, o Paulistano entra com status de favorito na fase final da LDB. Além de sediar as partidas decisivas em seu ginásio, o clube da capital paulista conta com um elenco de peso na busca pelo inédito troféu do campeonato de base.
Mesmo sem poder contar com Yago, que defenderá a Seleção Brasileira neste período, a equipe comandada pelo técnico Beto Jayme tem nomes importantes, como Gemadinha, Victão, Dikembe, Alex Doria e o jovem armador Léo, que será o armador principal na ausência de Yago.
Time base: Léo, Gemadinha, Alex Doria, Victão e Dikembe
Cestinha: Gemadinha (15,4 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Victão (7,0 por jogo)
Líder em assistências: Léo (3,6 por jogo)

Léo chegou em meio ao campeonato e deu outra cara ao São José (João Pires/LNB)
São José Basketball
Dono da quinta colocação na primeira fase, com quatro vitórias e cinco derrotas, o São José tentará surpreender os favoritos. Depois de perder seus quatro primeiros jogos na competição, a equipe venceu quatro das cinco partidas seguintes e se posicionou bem na tabela de classificação antes do início da fase final.
Sob o comando do treinador Chris Ahmed, a equipe do Vale do Paraíba, ainda conta com dois armadores “tumultuadores”. Contratado após o início da competição, o armador Léo, ex-Paulistano e LSB, foi o grande responsável pela retomada joseense e forma uma dupla interessante com seu companheiro Lucas. Os dois lideram o ranking de assistências da competição.
Time base: Lucas, Léo, Rodrigo, Gregório e Baby
Cestinha: Rodrigo (13,9 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Baby (6,6 por jogo)
Líder em assistências: Lucas (6,4 por jogo)
– Grupo D

Com cinco LDB’s nas costas, Michel é o grande nome do Basquete Curitiba nesta edição (João Pires/LNB)
Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná
Sempre “cascudo”, o time paranaense mais uma vez fez bonito da LDB e está na fase final pelo quarto ano seguido. Para buscar o troféu inédito, o técnico Daniel “Coxinha” Lazier terá que superar duas baixas importantes: o armador Alexei e o pivô Scheuer, que se transferiram para Vasco e Palmeiras, respectivamente.
Dono da sétima posição na fase de classificação, mas com a mesma campaanha do São José (5º), a equipe de Curitiba se quiser chegar longe terá mais do que nunca contar com boas atuações do “experiente” ala Michel Souza, que está em sua quinta LDB – as outras quatro foram por Limeira.
Time base: Paulinho, Lucas Brito, Michel de Souza, Otte e Wellington
Cestinha: Michel de Souza (14,7 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Scheuer* (6,1 por jogo)
Líder em assistências: Alexei* (3,5 por jogo)
*deixaram a equipe

Ele joga: figura importante também no time adulto, Ruivo atuará na fase final da LDB (Stephan Eilert/Divulgação)
– EC Pinheiros
Segundo colocado da fase de classificação, com apenas uma derrota, o Pinheiros inicia a fase final com uma notícia boa e outra ruim para o técnico David Pelosini. Depois de disputar apenas duas partidas na fase de classificação, o armador Ruivo atuará normalmente na etapa decisiva. No entanto, o ala Gui Bento, convocado para a Seleção Brasileira, será desfalque.
Além de Bento, Pelosini ainda precisará superar as baixas de Cauê, que segue em recuperação de lesão no joelho, e de Aquiles e Igor, que deixaram o clube no fim do ano para Corinthians e Palmeiras, respectivamente. Mesmo com vários desfalques, o time pinheirense tem status de favorito e, além de Ruivo, possui outros atletas importantes, como Danilo Sena, Jonathan, Thiago Oliveira e Mamedes.
Time base: Ruivo, Danilo Sena, Thiago, Mamedes e Nicolas
Cestinha: Mamedes (12,7 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Danilo Sena (7,2 por jogo)
Líder em assistências: Danilo Sena (4,2 por jogo)

Dupla Gui Abreu e Didi “causou” na primeira fase a favor do Franca (Marcelo Zambrana/LNB)
Sesi Franca Basquete
Atual campeão, Franca tem um elenco poderoso para tentar manter o caneco na “capital do basquete”. Encabeçado pelos “splash Brothers” Gui Abreu e Didi, que estão entre os cinco melhores pontuadores da competição, e pelo armador Cassiano, a equipe dirigida pelo técnico Daniel Wattfy é recheada de talento.
As únicas derrotas da equipe na primeira fase foram para os líderes Paulistano e Pinheiros e a equipe finalizou na terceira posição, com um total de sete triunfos em nove partidas disputadas. A equipe terá apenas uma ausência, do armador Paulinho, que sofreu uma fratura no pé, e contará com praticamente força máxima.
Time base: Cassiano, Didi, Gui Abreu, Felipe e Rafael
Cestinha: Gui Abreu (14,9 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Rafael (7,1 por jogo)
Líder em assistências: Cassiano (4,3 por jogo)

Com desfalque do trio Juliano, Smith e Walisson, ala Gabriel deve ser o protagonista do time cearense (João Pires/LNB)
Solar Cearense
Sexto colocado da fase de classificação, o Solar Cearense chega para a fase final sem seus três principais. Cestinha e líder de rebotes do campeonato, o armador Juliano Armani e o ala/pivô Walisson, assim como o ala Felipe Smith, permaneceram em Fortaleza treinando com a equipe adulta e e desfalcarão a equipe.
Na ausência do trio, o time nordestino terá uma equipe bastante jovem na luta pelo título da LDB e atletas de pouco destaque na fase de classificação terão que chamar a responsabilidade nas partidas decisivas.
Time base: Rafael, Bruno, Gabriel, Anderson e Emílio
Cestinha: Juliano Armani (17,0 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Walisson (8,5 por jogo)
Líder em assistências: Juliano Armani (4,7 por jogo)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca