HOJE
Quem será o Sexto Homem?
Por Liga Nacional de Basquete
Dando início à divulgação dos indicados a Melhores do Ano, Humberto, Jimmy e Marcelinho concorrem ao prêmio de Melhor Sexto Homem do NBB CAIXA 15/16

Marcelinho, do Flamengo, e Jimmy, do Mogi, são dois dos concorrentes ao prêmio de Melhor Sexto Homem (João Pires/LNB)
Chegou a hora de conhecermos os Melhores do Ano da edição 2015/2016 do NBB CAIXA. E para dar início à divulgação dos indicados em cada categoria, começaremos com o prêmio de Melhor Sexto Homem, que terá como candidatos Humberto (EC Pinheiros), Jimmy (Mogi das Cruzes/Helbor), e Marcelinho Machado (Flamengo). O vencedor desta e das outras categorias será conhecido no dia 14 de junho, na Festa de Premiação do NBB CAIXA, que acontecerá em São Paulo (SP).
Assim como nas edições anteriores, a Liga Nacional de Basquete (LNB) realizou uma votação para a nomeação dos vencedores dos troféus de Destaque Jovem, Jogador que Mais Evoluiu, Melhor Defensor, Sexto Homem, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), MVP (Jogador Mais Valioso) e Quinteto Ideal (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô).
A votação contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes que disputaram a oitava edição do NBB CAIXA, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros.
Mais jovem entre os concorrentes, Humberto, de 21 anos, apresentou um desempenho impressionante dos playoffs e foi um dos grandes destaques do Pinheiros na fase de mata-mata, em que somou média de 12,0 pontos por partida contando as partidas das oitavas contra o Decisão Engenharia/Minas e das quartas contra o Paschoalotto/Bauru. No total da temporada, o jogador obteve média de 10,0 pontos por partida.

Humberto, do Pinheiros, cresceu nos playoffs e terminou a temporada como titular do Pinheiros (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Outro candidato ao prêmio é Jimmy, peça chave na grande campanha do semifinalista Mogi e que concorre ao prêmio pelo segundo ano seguido. Sempre vindo do banco, o ala de 26 anos também cresceu nos playoffs e foi fundamental em momentos cruciais para a equipe, como na série quartas de final contra o Solar Cearense e também nas vitórias contra o Flamengo na semifinal. Ao total de sua temporada, Jimmy somou média de 7,0 pontos por partida.
E por fim, um candidato que dispensa comentários: Marcelinho Machado. Maior campeão da história do NBB CAIXA, com quatro títulos, o ala de 41 anos assumiu um papel diferente na equipe nesta temporada e em boa parte da temporada saiu do banco de reservas. Mesmo nesta condição, o camisa 4 não deixou de ser efetivo para seu time e até então está com média de 11,5 pontos por partida.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Também foram mencionados para o prêmio de Melhor Sexto Homem:
Alex Oliveira (Banrisul/Caxias do Sul Basquete), Corderro Bennett (EC Pinheiros), Filipin (Mogi das Cruzes/Helbor), Jefferson Campos (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, Jhonatan (Paulistano/Corpore), JP Batista (Flamengo), Léo Meindl (Paschoalotto/Bauru) e Rashaun (Solar Cearense).
Confira os vencedores do prêmio de Melhor Sexto Homem na história do NBB CAIXA:
2014/2015 – Vitor Benite (Flamengo)
2013/2014 – Hélio (Limeira)
2012/2013 – Léo Meindl (Franca Basquete)
2011/2012 – Paulinho Boracini (EC Pinheiros)
2010/2011 – Vitor Benite (Franca Basquete)
2009/2010 – Nezinho (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)
2008/2009 – Fred (Flamengo)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca