HOJE
Quem sobra?
Por Liga Nacional de Basquete
Únicas equipes com 100% de aproveitamento no NBB 2013/2014, Limeira e Espírito Santo duelarão e competição só terá um invicto depois da rodada desta quinta-feira
Winner/Kabum/Limeira e Espírito Santo Basquete começaram o NBB 2013/2014 com tudo e ainda não sabem o que é perder na sexta edição da maior competição de basquete do país. Mas, depois da rodada desta quinta-feira, só restará um invicto no campeonato. Únicas equipes com 100% de aproveitamento, os times se enfrentarão no Ginásio Vô Lucato, em Limeira, às 20 horas (de Brasília).
Dono de quatro vitórias fora de casa, a agremiação do interior paulista atuará pela primeira vez na temporada ao lado de seu torcedor. Depois de vencer três compromissos na capital paulista, diante de Palmeiras/Meltex, Paulistano/Unimed e Pinheiros/SKY, além de triunfar diante da Liga Sorocabana, no Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba, o esquadrão comandado pelo técnico Demétrius espera dar sequência às vitórias, desta vez em casa.
“Jogar em Limeira sempre é um grande incentivo, ainda mais depois de quatro jogos fora de casa. Com o ginásio cheio e com a torcida nos incentivando, eu espero que a gente possa fazer uma grande partida”, disse o armador Hélio, um dos destaques do bom início do Limeira no NBB 2013/2014, com médias de 12,8 pontos e 2,3 assistências por jogo.
Para levar a melhor no duelo diante dos capixabas e manter a invencibilidade na competição nacional, o time da cidade de Limeira tem um grande trunfo nas mangas. Dono da melhor defesa do campeonato até o momento, com média de apenas 62,5 pontos sofridos por partida, o esquadrão paulista espera continuar impondo dificuldades para seus adversários pontuarem para se tornar a única equipe com 100% de aproveitamento no NBB 2013/2014 após cinco rodadas.
“Sem dúvida que a nossa defesa é um diferencial, se conseguirmos mantê-la nesse nível teremos grandes chances de sucesso neste NBB”, afirmou o ala/pivô Wagner, uma das caras novas da equipe para esta temporada.
Outro atrativo para Limeira na partida desta quinta-feira será a volta do ala/armador Ronald Ramon. Depois de ficar de fora das quatro primeiras partidas da equipe no NBB, por conta de uma lesão no músculo posterior da perna esquerda, o dominicano está recuperado e à disposição do técnico Demétrius.
“Estou muito ansioso para voltar a jogar. A recuperação foi muito boa e rápida para o tipo de lesão que eu tive. Agora que estou liberado para jogar, estou igual uma criança quando chega numa loja de brinquedos”, analisou Ramon.
Do outro lado, os representantes do Estado do Espírito Santo também estão confiantes em manter a invencibilidade. Pela primeira vez na história do NBB com duas vitórias em seus dois primeiros compromissos, a equipe capixaba tem nos alas Eddy e Afam Muojeke suas principais esperanças por um resultado positivo no interior paulista.
O ex-jogador do Paulistano/Unimed é o cestinha do time até o momento, com média de 21,5 pontos por jogo, enquanto que o norte-americano estreou na última rodada, na vitória sobre o São José/Unimed, e mostrou um ótimo “cartão de visitas”: 21 pontos, sendo 16 deles no último quarto.
“Sempre falo que dentro do coletivo as individualidades irão aparecer naturalmente e nosso grupo entendeu muito bem isso. Eles são jogadores importantes, assim como todos os outros do elenco. Todo mundo vai ter o seu dia e estou mostrando a eles a importância do grupo. O Eddy é um jogador conhecido, que já vem jogando o NBB há um tempo e está acostumado com o ritmo da competição. Alguns outros atletas ainda estão se acostumando com o campeonato, como é o caso do Afam (Muojeke)”, explicou o técnico da equipe capixaba, João Batista.
Enquanto Limeira fará sua primeira partida como mandante no NBB 2013/2014, os capixabas atuarão pela primeira vez na temporada como visitantes. Até agora, a equipe comandada pelo técnico João Batista acumula dois resultados positivos, ambos em casa, diante dos tradicionais Minas Tênis Clube e São José. Sem se importar em jogar na casa limeirense, o único time do Espírito Santo na disputa da elite do basquete brasileiro espera conquistar sua terceira vitória na competição.
“Encaramos essa partida com naturalidade. Sabemos da dificuldade de atuar fora de casa, mas vamos para Limeira para fazer um grande jogo e seguir representando o Estado do Espírito Santo muito bem. O grupo está bastante confiante e está acreditando na vitória. Espero que possamos fazer uma grande apresentação e continuar nesse bom ritmo que estamos”, disse o comandante do Espírito Santo Basquete.