HOJE
Quem vence a 1ª?
Por Liga Nacional de Basquete
Derrotados em suas estreias no NBB 7, Paulistano e Macaé duelam nesta sexta-feira pela 2ª rodada na busca pelo 1º triunfo na competição
Paulistano/Unimed e Macaé Basquete lutarão pela primeira vitória no NBB 7. Derrotados em suas estreias na competição, os dois times se enfrentarão nesta sexta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), e buscarão o primeiro resultado positivo. O duelo será transmitido ao vivo para todo o país através do canal SporTV 2.
Rivais na segunda rodada, paulistas e macaenses iniciaram suas trajetórias no maior campeonato de basquete do país com resultados negativos. Na abertura da competição, na última sexta-feira (31/10), o Paulistano foi superado pelo Flamengo, por 99 a 91, na reedição da final do NBB 6. Até o terceiro quarto os comandados do técnico Gustavo De Conti estiveram à frente no placar, mas não conseguiram segurar a reação do Flamengo.
“É estranho eu falar isso, mas apesar da derrota eu gostei do jogo. Gostei da minha equipe. Eu esperava muito mais dificuldade porque temos jogadores em situações complicadas, como o Pilar que está voltando de lesão. Além disso, jogamos sem o Fernando Penna e o Gemerson que estão machucados. Mas mesmo assim gostei da postura do time. Os jogadores se esforçaram bastante em quadra e jogaram com o coração”, disse o técnico Gustavo De Conti.
Agora, diante do Macaé, o Paulistano lutará por um resultado positivo como mandante. Durante sua grande campanha na última temporada, os atuais vice-campeões do NBB contaram com um grande rendimento atuando no Ginásio Antonio Prado Junior. Somadas fase de classificação e playoffs, a equipe fez 22 jogos em casa e conquistou 17 vitórias (77,2% de aproveitamento)
“Temos que pensar muito no nosso time, independente do adversário. Em um campeonato tão equilibrado como é o NBB temos que evitar a máximo sofrer derrotas em casa. Então, depois do revés na estreia temos a chance de dar a resposta nessa partida e conquistar uma vitória como mandante”, analisou De Conti.
Por sua vez, Macaé foi até a cidade de Sorocaba na última quarta-feira (05/11) e caiu diante da Liga Sorocabana, pelo placar de 96 a 73. Logo no primeiro quarto, os donos da casa abriram boa vantagem no placar e não deram chances para os macaenses reagirem. A partida marcou a estreia dos norte-americanos Ian Young e Otis George pela equipe do Rio de Janeiro.
“A estreia foi complicada. A Liga Sorocabana veio em um bom ritmo de jogo, adquirido no Campeonato Paulista, e nós estávamos em uma situação completamente diferente. O Ian (Young) e o Otis (George) fizeram apenas cinco treinos com a equipe e, além disso, ainda tivemos as ausências do Márcio e do João Phyllipe. Sentimos muito a falta de ritmo de jogo, principalmente no início da partida, em que cometemos muitos erros. Mas não podemos tirar o mérito da Liga Sorocabana, que fez uma grande partida”, analisou o técnico Léo Costa, do Macaé.
“Vamos levar um tempo para encontrar o melhor padrão de jogo. Vai demorar um pouco para encaixarmos nosso sistema, ainda mais por conta dos norte-americanos, que são peças importantes na equipe. A nossa preparação não foi no cenário ideal, mas temos que nos superar para crescer dentro da competição”, completou o comadante macaense.
Na última temporada, Paulistano e Macaé fizeram os dois únicos confrontos entre as equipes na história do NBB e os representantes da capital paulista levaram a melhor em ambas as oportunidades. No primeiro turno, a vitória foi por 68 a 80, no litoral fluminense. Depois, na segunda metade da competição, em duelo realizado em São Paulo, o placar foi de 110 a 93 a favor dos atuais vice-campeões do NBB.
“Sabemos que vai ser um jogo complicado para nós. Precisamos estar muito atentos na defesa para não deixar o Paulistano ter liberdade para atacar. Temos que pensar primeiro no lado defensivo e fazer com o que o jogo chegue a seu quarto decisivo em equilíbrio”, analisou o treinador Léo Costa.
Para o duelo desta sexta-feira, as duas equipes seguirão com desfalques que tiveram em suas estreias. Os paulistas não poderão contar mais uma vez com os serviços do jovem ala Gemerson, enquanto que o experiente armador Fernando Penna ficará no banco de reservas, mas deve ser pouco aproveitado por Gustavo De Conti. Do outro lado, assim como na estreia, Macaé não terá os alas Márcio Dornelles e João Phyllipe à disposição.