HOJE
Quem volta a vencer?
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de perderem seus compromissos na última rodada do NBB 2013/2014, Minas e Pinheiros medem forças neste sábado, em Belo Horizonte (MG)
Um voltará a vencer e o outro acumulará o segundo revés consecutivo. É desta maneira que Minas Tênis Clube e Pinheiros/SKY se enfrentarão neste sábado, às 16 horas (de Brasília), na Arena Vivo, em Belo Horizonte, pela 15ª rodada do NBB 2013/2014, com transmissão ao vivo do canal SporTV.
Depois de perderem seus compromissos na última rodada do maior campeonato de basquete do país, os tradicionais clubes dos Estados de Minas Gerais e São Paulo, respectivamente, medirão forças na tentativa de reencontrar o caminho dos triunfos na competição.
Na última terça-feira, os mineiros foram até a capital federal e acabaram derrotados pelo Uniceub/BRB/Brasília. Por sua vez, no dia seguinte, o time da capital paulista proporcionou uma verdadeira batalha diante do Paulistano/Unimed. Depois de fechar o terceiro quarto com 19 pontos de desvantagem, o esquadrão dirigido por Cláudio Mortari chegou a assumir a ponta do marcador durante a última parcial, mas não consegui evitar que os rivais ficassem com a vitória.
Apesar de pleitearem o reencontro com o resultado positivo, os objetivos das equipes dentro da competição nacional são distintos. O time comandado pelo treinador argentino Carlos Romano se encontra atualmente na 13ª posição, com uma campanha de quatro vitórias em 11 jogos realizados (36,4% de aproveitamento) e luta para voltar à zona de classificação à fase de mata-mata. Caso vença o Pinheiros, os minastenistas ultrapassarão o Universo/Goiânia, atual 12º colocado.
“Vamos para ganhar. Sabemos que o Pinheiros/ é uma das equipes mais fortes da competição, que está no alto na tabela. Mas vamos atuar em casa e com apoio da nossa torcida e esperamos sair com a vitória, disse o argentino Carlos Romano, técnico do Minas.
Por sua vez, o clube pinheirense está de olho na ponta da tabela de classificação. Após a derrota no clássico da cidade de São Paulo, a equipe caiu para a quarta colocação, com nove triunfos em 13 confrontos disputados (69,2% de aproveitamento), mas ainda assim se encontra muito próxima dos times à sua frente. Para o Paulistano, terceiro colocado, a desvantagem está apenas no confronto direto, já que as campanhas são as mesmas. Enquanto isso, para Winner/Kabum/Limeira e Flamengo, líder e vice-líder, respectivamente, a diferença é pequena.
“Será um jogo difícil. Temos que jogar muito concentrados. . Vamos em busca da vitória para continuarmos entre os primeiros. Ainda faltam muitos jogos, mas é importante vencer agora, para não fazer falta lá na frente”, afirmou o ala pinheirense Shamell, maior pontuador do NBB até o momento, com média de 21,5 pontos por jogo.
Outro atrativo do duelo fica por conta do desempate no confronto entre as equipes na história do NBB. Participantes de todas as cinco edições anteriores do campeonato, Minas e Pinheiros se enfrentaram dez vezes e cada clube levou a melhor em cinco oportunidades. Quem jogou em casa ficou com a vitória oito vezes, enquanto que os visitantes triunfaram apenas em duas ocasiões – na temporada 2008/2009, os mineiros venceram-na capital paulista, enquanto que na edição 2011/2012, os pinheirenses deram o troco em Belo Horizonte.
“Temos que marcar muito forte. Uma defesa bem postada nos ajudará muito a buscar um bom resultado. É muito importante que a gente vença, para permanecermos entre os primeiros”, disse o ala/pivô Rafael Mineiro, que retornará ao time do Pinheiros após cumprir suspensão na última partida.
Além da volta de Mineiro, o time paulista contará com outro importante retorno para a partida diante dos mineiros. Recuperado de uma grave lesão no dedão do pé esquerdo, o pivô norte-americano Steven Toyloy está liberado pelo deparamento médico e poderá fazer sua estreia na competição. Em compensação, o também pivô Bábby, contratado nesta semana, ainda não está com sua documentação regularizada e ficará de fora.