#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Quem leva?

11-05-2015 | 06:31
Por Liga Nacional de Basquete

Antônio, Danilo Siqueira e Deryk concorrem ao troféu de melhor jogador Sub-22 do NBB7: vencedor será conhecido no dia 08/06, na festa de premiação do campeonato

Deryk, do Limeira, fez ótimo NBB 7 e é um dos três concorrentes ao prêmio de Destaque Jovem (Newton Nogueira/Divulgação)

Deryk, do Limeira, fez ótimo NBB 7 e é um dos três concorrentes ao prêmio de Destaque Jovem (Newton Nogueira/Divulgação)

Nesta segunda-feira (11/05), a Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou os três indicados ao Prêmio de Destaque Jovem do NBB 7. Antônio Elpídio, do Franca Basquete, Danilo Siqueira, do Minas Tênis Clube, e Deryk Ramos, do Winner/Limeira, foram os mais votados e concorrerão ao prêmio de melhor jogador Sub-22 da temporada 2014/2015 da competição nacional. O vencedor será conhecido no dia 08/06 (segunda-feira), na Festa de Premiação dos Melhores do NBB 7, que será realizada em São Paulo (SP).

A premiação faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB. Assim como nas edições anteriores, a Liga Nacional de Basquete realizou uma votação para a nomeação dos vencedores dos troféus de Destaque Jovem, Jogador que Mais Evoluiu, Melhor Defensor, Sexto Homem, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), MVP (jogador mais valioso) e Quinteto Ideal (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô).

Participaram da votação todos os técnicos, assistentes e capitães das 16 equipes participantes do NBB 2014/2015, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Cada grupo de eleitores teve diferentes pesos atribuídos: técnicos e assistentes representaram 50% do valor total, imprensa, personalidades, comissários e árbitros tiveram somados o peso de 30%, enquanto que os votos dos capitães valeram 20% do resultado final. Todos os vencedores serão divulgados na cerimônia marcada para o dia 08/06 (segunda-feira).

O prêmio de Destaque Jovem é dado ao melhor jogador do NBB de até 22 anos – completados no ano de encerramento da temporada. Portanto, para a edição 2014/2015 da competição estavam aptos a serem votados atletas nascidos a partir do ano de 1993.

Explosivo ala/armador Danilo Siqueira teve ótima participação nos playoffs do NBB 7 (Orlando Bento/Minas TC)

Explosivo ala/armador Danilo Siqueira teve ótima participação nos playoffs do NBB 7 (Orlando Bento/Minas TC)

Os indicados

Os indicados ao prêmio de Destaque Jovem do NBB são nascidos no ano de 1994. Grandes nomes da nova geração do basquete brasileiro, os três jogadores estiveram juntos na disputa do último Mundial Sub-19, realizado em 2013, na República Tcheca, e também disputaram a Copa América Sub-18 no ano anterior, na cidade mineira de São Sebastião do Paraíso, em que a Seleção foi vice-campeã.

Dentre os três, Deryk é o único que continua atuando no NBB 7, já que o Limeira disputa uma das semifinais, diante do Flamengo. O armador, de 1,85m de altura e 20 anos, também é o que possui a maior média de minutos entre os concorrentes (21,2 por jogo). Durante a campanha limeirense, Deryk teve algumas atuações marcantes e, em duas oportunidades, foi o responsável por fazer a cesta da vitória da equipe, contra Liga Sorocabana e Macaé Basquete, ambos fora de casa. Deryk registra médias de 7,8 pontos e 2,0 assistências por jogo no NBB 7 e disputa o maior campeonato de basquete do país pela quinta vez em sua curta carreira.

Antônio teve participação efetiva na campanha francana no NBB 7 (João Pires/LNB)

Antônio teve participação efetiva na campanha francana no NBB 7 (João Pires/LNB)

Outro indicado, Danilo Siqueira atuou no NBB pela terceira temporada seguida e registrou seus melhores números – 8,8 pontos, 1,9 assistências e 1,9 rebotes. Seu grande momento na competição se deu nas oitavas de final e, mesmo com a derrota do Minas para o Macaé, o ala/armador subiu suas médias para 19,5 pontos (a segunda maior da primeira fase dos playoffs), 3,2 assistências e 2,5 rebotes. Danilo ainda é um dos quatro brasileiros pré-inscritos para a edição 2015 do Draft da NBA.

Por sua vez, o ala/pivô Antonio também disputou o NBB pela terceira vez consecutiva e foi uma das peças-chave da rotação do técnico francano Lula Ferreira. Dono de um estilo de jogo bastante físico, o atleta, de 2,00m de altura e 20 anos, registrou seus recordes pessoais em pontos (17) e rebotes (6) na mesma partida, contra Rio Claro, ainda na fase de classificação.

Confira todos os atletas votados para o prêmio de Destaque Jovem do NBB 7:

Gemerson (Paulistano/Unimed), Humberto (Pinheiros/SKY), Pedrinho Rava (Macaé Basquete), Victor Gusmão (Basquete Cearense) e Wesley Sena (Paschoalotto/Bauru)

Confira os vencedores do prêmio de Destaque Jovem na história do NBB:
2013/2014 – Henrique Coelho (Minas Tênis Clube)
2012/2013 – Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru)
2011/2012 – Gui Deodato (Paschoalotto/Bauru)
2010/2011 – Vitor Benite (Vivo/Franca)
2009/2010 – Raulzinho (Minas Tênis Clube)