HOJE
Que momento
Por Liga Nacional de Basquete
Campeão Paulista e 11 vitórias seguidas no NBB CAIXA: Paulistano volta à Liga das Américas em um de seus melhores momentos e inicia luta por troféu internacional

Que momento: Paulistano não sabe o que é perder a 11 jogos e chega embalado para LDA (Davi Tiago/CAP)
O Paulistano/Corpore vive, certamente, um dos melhores momentos de sua história. Campeão Paulista no início da temporada e atual vice-líder do NBB CAIXA 17/18, com 11 vitórias seguidas, a equipe da capital paulista chega com a moral lá em cima para disputar a Liga das Américas 2018.
Vice-campeão do último NBB, o Paulistano garantiu sua vaga e disputará o principal torneio interclubes do continente pela segunda vez. A estreia acontecerá nesta sexta-feira (26/01), às 22h30 (de Brasília), diante do Español de Talca (CHI), anfitrião do Grupo B. O Sportv.com transmite o duelo ao vivo.
Depois, o time dirigido pelo técnico Gustavo De Conti enfrentará o Mogi das Cruzes/Helbor, no sábado, e o San Lorenzo (ARG), no domingo. As duas partidas terão início às 20 horas (de Brasília) e terão transmissão ao vivo do SporTV 3. Os dois melhores da chave avançam aos playoffs.
“A Liga das Américas é um torneio de tiro curto e você não pode nem comemorar muito uma vitória e nem lamentar muito uma derrota. Nosso pensamento é deixar tudo em quadra a cada jogo. Sabemos que cada jogo é praticamente uma ‘final’ e estamos focados na classificação”, disse o armador Elinho, um dos poucos atletas do elenco do Paulistano que já jogou a Liga das Américas.
“É ótimo o nosso momento no NBB CAIXA, mas aqui é outro torneio, outro estilo de jogo. Claro que quando você está confiante, as coisas fluem mais naturalmente, mas isso não é o suficiente e temos que jogar duro o tempo todo. Vamos tentar manter o ritmo que estamos”, completou o camisa 5, que disputou a edição de 2016 pelo Mogi.

Nenhum dos atletas que disputou a LDA 2015 está mais no Paulistano (FIBA/Divulgação)
No ano de 2015, em sua primeira participação, o Paulistano também chegou à Liga das Américas após o vice-campeonato do NBB CAIXA da temporada anterior (2013/2014). No entanto, naquela oportunidade, a equipe estava em um momento instável.
Mesmo com nomes como Dawkins e Holloway no elenco, o time da capital paulista chegou para as disputas do Grupo C da Liga das Américas 2015 após três derrotas seguidas no NBB CAIXA e uma irregular campanha de oito vitórias em 19 jogos. Com apenas um triunfo em três partidas, a equipe acabou precocemente eliminada do torneio continental.
“Em 2015 a equipe chegou bem também. O problema é que a LDA é muito equilibrada, com um nível altíssimo de competitividade. Se trata de um torneio com equipes grandes, com jogadores de muita qualidade. Somos mais uma dessas equipes e vamos lutar a cada jogo pela vitória”, disse o comandante De Conti.
Em um momento completamente oposto, o Paulistano chega para sua segunda participação na Liga das Américas com a moral lá no alto. Com um elenco bastante homogêneo, a equipe conquistou o inédito título do Campeonato Paulista no início da temporada e entrou embalada no NBB CAIXA.
Atualmente na vice-liderança da competição nacional, o time alvirrubro venceu seus últimos 11 jogos e estabeleceu sua maior sequência invicta na história do NBB CAIXA. Ao todo, os comandados de Gustavo De Conti têm um total de 13 vitórias e apenas três derrotas no campeonato.
“A campanha no NBB não tem influência na nossa participação na LDA. Encaramos como um outro campeonato, com outro formato e que realmente começamos do zero. Essa sequência de vitórias não interfere nem se fosse um jogo de NBB. O que passa em um jogo que acabou não deve interferir no jogo seguinte”, alertou Gustavo De Conti.
“O San Lorenzo nosso adversário no grupo é o favorito não só do grupo, como ao título do campeonato, temos adversários complicados pela frente”, completou o treinador do Paulistano.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca