#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Que moral

09-04-2018 | 08:42
Por Liga Nacional de Basquete

Único estrangeiro entre os quatro palestrantes, José Neto participa de importante clínica para treinadores na Argentina e ressalta: "é um fruto da evolução do nosso basquete"

O Brasil teve um dos quatro palestrantes da última clínica de revalidação de técnicos na Argentina. Comandante do Flamengo há cinco anos, José Neto foi o único “professor” estrangeiro no curso realizado no último final de semana, na cidade de Concepción del Uruguay, na província de Entre Ríos (ARG).

Organizada pela ENEBA (Escola Nacional de Treinadores de Basquete na Argentina), a clínica é parte do cronograma atual da entidade. No país vizinho, os treinadores precisam passar por esse programa todo ano para subir ou manter seu “nível de técnico”. Para ser treinador na Liga Argentina, por exemplo, o profissional precisa estar no terceiro nível.

Um dos técnicos mais vitoriosos dos últimos anos no Brasil, Neto foi um dos escolhidos para passar conhecimentos aos treinadores argentinos. E a escolha não foi à toa. No comando do Flamengo desde 2012, o treinador conquistou quatro títulos do NBB CAIXA, a Liga das Américas e o sonhado título do Mundial Interclubes.

“Eu poder participar como palestrante em um evento como esse é um fruto da evolução do nosso basquete. Eu, como técnico, sou apenas um produto do basquete brasileiro. Nos últimos anos, nosso basquete tem sido dominante dentro de quadra no continente e um convite como esse mostra que nosso basquete está bem conceituado”, exaltou Neto.

“Contra provas não há argumentos e a evolução do basquete brasileiro nos últimos anos é notória. Desde a criação do NBB, nosso desempenho em torneios internacionais aumentou muito e isso gera curiosidade no ‘resto do mundo’. Todos querem saber sobre nossos conceitos e ter uma referência nessa evolução”, completou o treinador de 47 anos.

Neto teve a companhia de um velho conhecido no comando das atividades: o argentino Rubén Magnano, ex-técnico da Seleção Brasileira, outro palestrante do curso do último final de semana. Além da dupla, que trabalhou junta por seis anos no time verde-amarelo, também deram clínicas aos treinadores os também argentinos Juan Lofrano e Adriel Levy.

Durante suas palestras, apenas para treinadores dos níveis 2 e 3, Neto falou sobre a filosofia de jogo e o “playbook” do Flamengo nos últimos anos. Outros temas abordados pelo treinador brasileiro foram: desenvolvimento e melhora de arremessadores e também construção e táticas de treinamento para uma defesa pressão.

“O Flamengo foi campeão da Liga das Américas em 2014, depois conquistou a Copa Intercontinental e isso deu ainda mais notoriedade à equipe no basquete mundial. Essa evolução do basquete brasileiro, que teve vários títulos recentes no continente, despertou a curiosidade dos demais países em saber o que estamos fazendo”, disse Neto.

“Fora isso, pessoalmente, estive com a Seleção em duas Olimpíadas e dois Mundiais, acho que isso também me deu uma credencial mais elevada para estar lá nesse grande evento e poder passar um pouco do meu conhecimento à frente”, explicou Neto.