#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Quem segura?

Farma Conde/São José Basketball SJO 74
x
94 Flamengo FLA
20
1ºQ
X
26
7
2ºQ
X
17
27
3ºQ
X
19
20
4ºQ
X
32

Gin. Linneu de Moura

31 de março de 2014

Mesmo com liderança garantida há duas rodadas, Flamengo não tira o pé do acelerador, supera São José, fora de casa, e vence pela 25ª vez no NBB6

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
74
X
94
74
PTS
94
7
A3C
13
22
A2C
25
9
LLC
5
34
RT
33
21
ASS
22

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Flamengo garantiu a liderança da fase de classificação da temporada 2013/2014 do NBB há duas rodadas, com vitória sobre o Unitri/Magazine Luiza, porém, nesta segunda-feira, fez mais uma vítima nesta reta final da competição: o São José/Unimed. Fora de casa, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), os comandados de José Neto superaram os joseenses, pelo placar de 94 a 74.

O destaque ficou por conta do experiente ala e capitão Marcelinho Machado, cestinha da partida, com 21 pontos, além de apanhar seis rebotes e distribuir quatro assistências. Quem também mostrou bom desempenho no triunfo carioca foi o ala Marquinhos, responsável por 19 pontos, cinco rebotes e três assistências. Pelo lado dos anfitriões, o maior pontuador foi o ala Dedé, que deixou a quadra com 18 pontos na conta.

Agora, ainda com duas partidas fora de casa por fazer na primeira fase do NBB, contra Mogi das Cruzes/Helbor, terça-feira, e SKY/Basquete Cearense, na quinta, o Flamengo contabiliza campanha de 25 vitória sem 30 partidas (83,3% de aproveitamento).

O São José, por sua vez, fechou sua participação na fase de classificação do NBB6 caindo da quinta para a sexta colocação, com campanha de 19 triunfos em 32 partidas (59,4% de aproveitamento), desempenho idêntico ao do Unitri/Magazine Luiza, sétimo.

Mas, mesmo tendo encerrado seus compromissos na primeira fase do NBB, os comandados do técnico Zanon podem retornar à quinta colocação, caso o Pinheiros/SKY, atual dono da mesma, perca seus dois últimos compromissos na primeira fase, ambos em casa, para Minas Tênis Clube e o já rebaixado Espírito Santo Basquetebol.

O início do duelo foi bastante disputado e as duas defesas levaram a melhor sobre os ataques, mas apesar deste cenário, o São José começou melhor e abriu 8 a 4. Aos poucos, o Flamengo foi se soltando e, com boa participação de Marcelinho, fez seis pontos seguidos e virou o jogo (10 a 8). Quente nas bolas de 3 pontos, o time carioca seguiu em superioridade e encerrou a primeira etapa na frente, por 26 a 20.

A segunda parcial foi ainda mais truncada. Ainda mostrando superioridade dos dois lados da quadra, o clube da Gávea aproveitou melhor seus ataques e foi ampliando sua diferença gradativamente, diferença que, ao final do segundo período, foi de 16 pontos (43 a 27).

Tudo caminhava para mais um quarto com soberania do Flamengo, mas na segunda metade da terceira parcial, o São José reagiu. Conduzidos pelas jogadas tramadas entre o armador dominicano Quezada e o pivô Caio Torres, o time da casa emplacou uma bela sequência de pontos, chegou a reduzir a vantagem adversária para apenas seis pontos (55 a 49) e foi para a etapa final perdendo por oito tentos (62 a 54).

Mas Marcelinho Machado e Cristiano Felício barraram a alegria joseense. Fervendo nos tiros de quadra, os dois atletas anotaram sete pontos em sete tentados – 100% de aproveitamento – nos cinco primeiros minutos do último quarto e devolveram ao Flamengo a boa margem sobre os paulistas, 16 pontos (78 a 62). Mesmo com o jogo na mão, os cariocas seguiram sobrando em quadra e fecharam o jogo com 20 pontos de vantagem (94 a 74).