#JOGAJUNTO

LDB

Quem será o campeão?

11-12-2015 | 06:57
Por Liga Nacional de Basquete

Em BH, Minas, Pinheiros, Brasília e Sport disputam o Final Four da LDB 2015, neste final de semana, com transmissão ao vivo via web; final passará ao vivo no SporTV

O campeão da edição 2015 da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) será conhecido nesta final de semana. Em Belo Horizonte (MG), Decisão Engenharia/Minas, EC Pinheiros, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Sport Club do Recife entrarão em quadra em busca do título do maior campeonato de base do basquete brasileiro.

No sábado (12/12), os finalistas serão definidos com os duelos entre Pinheiros e Sport, às 13h15 horas, e Minas e Brasília, às 15h30 horas. Ambas as partidas serão realizadas no Minas Tênis Clube e terão transmissão ao vivo via web através do site da LNB, no link www.lnb.com.br/tempo-real.

Já no domingo (13/12), na Arena Minas Tênis Clube, os perdedores do sábado farão a disputa do terceiro lugar, às 16 horas, também ao vivo na web. Logo em seguida, às 19 horas, os dois vencedores duelarão pelo título na grande decisão da LDB 2015, este com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Confira mais detalhes e informações sobre as equipes do Final Four da LDB:

Decisão Engenharia/Minas (1º)

CapaMinas

Com Danilo, Léo Demétrio e Coelho no comando, Minas está em busca do título inédito da LDB (João Pires/LNB)

Líder da fase de classificação, com 21 vitórias em 23 partidas (91,3% de aproveitamento), o Minas vem de uma segunda fase perfeita. Jogando em casa, na Arena Minas, o time de Belo Horizonte ganhou as três partidas que fez, contra Sport Club do Recife, Winner/Limeira e Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná, e avançou ao Final Four na primeira colocação do Grupo B.

Finalista em 2013, quando perdeu a decisão para o então dono da casa Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ), o clube minastenista aposta em seu forte retrospecto como mandante para faturar seu primeiro título da LDB na história. Em todas as edições da competição, os mineiros jamais foram derrotados atuando em casa, com 26 vitórias em 26 partidas disputadas na Arena Minas.

Base do elenco adulto, o time Sub-22 do Minas usa da experiência adquirida no NBB para se sobressair na LDB. Os destaques ficam por conta do “Big Three” formado pelo armador Henrique Coelho, pelo ala/armador Danilo Siqueira e pelo ala/pivô Léo Demétrio, todos eles com média superior a 20 minutos no NBB.

HH

No Final Four pelo segundo ano consecutivo, Pinheiros quer mudar retrospecto e conquistar o título da LDB (João Pires/LNB)

EC Pinheiros (2º)

Com campanha idêntica a do Minas, o Pinheiros ficou com a vice-liderança da fase de classificação pois perdeu o confronto direto com os mineiros. Na fase semifinal, na qual foi clube sede de seu grupo, o time da capital paulista também foi perfeito e avançou ao Final Four na liderança do Grupo C, com três triunfos em três jogos, contra Rio Claro, Brasília e Franca.

Vindo de duas classificações ao Final Four de maneira consecutiva, em 2013 e 2014, o Pinheiros está em busca de sua primeira decisão na LDB. Na primeira, perdeu para o Minas na semi, mas bateu o Brasília na disputa de terceiro e ficou com a medalha de bronze. Na segunda, foi superado pelo campeão e anfitrião Basquete Cearense também na semifinal e ficou com o quarto lugar ao perder para a Winner/Limeira na briga pelo bronze.

Assim como o Minas, o Pinheiros também utiliza seus garotos do Sub-22 no elenco adulto, com destaque para o ala/pivô Lucas Dias, que tem média de 30 minutos em quadra e 14,4 pontos por jogo no NBB. Além dele, Gustavo Scaglia, Humberto, Georginho, Léo Bispo e Wesley BH também fazem parte do plantel principal pinheirense e são “os caras” da equipe Sub-22 do clube, que está em busca de seu primeiro título da LDB.

“Estamos muito focados para esse Final Four. Fizemos uma excelente campanha até agora, mas isso não vale de nada se não conseguirmos nosso objetivo principal, que é o título”, comentou o ala Gustavo Scaglia, do Pinheiros, que ainda aproveitou para falar sobre a experiência que ele e seus companheiros possuem com a equipe adulta.

“Acho que eu e os outros mais experientes serão fundamentais na liderança da equipe. Não precisamos fazer 40 pontos cada, mas se a gente liderar o time, ter tranquilidade nas horas decisivas e ter a cabeça no lugar quando as coisas não derem certo, ajudaremos, e muito, nossa equipe nessa disputa”, completou Scaglia, que aos 22 anos, disputará seu primeiro Final Four de LDB.

UniCEUB/Cartão BRB/Brasília (6º)

Paulo, do Brasília

Brasília, do decisivo Paulo, está no Final Four pela 3ª vez na história e busca seu primeiro título da LDB (João Pires/LNB)

Uma das grandes sensações desta LDB, o Brasília terminou a fase de classificação na sexta colocação, com 16 resultados positivos em 23 jogos. Com esta campanha, o time da capital federal manteve a escrita de nunca ter sido eliminado na primeira fase da competição na história. Na fase semifinal, ficou com a vice-liderança do Grupo C ao vencer Franca Basquete e Rio Claro e perder apenas para o líder e anfitrião da chave, Pinheiros.

A equipe do Distrito Federal foi ao Final Four nas edições 2011 e 2013 da LDB e em ambas terminaram na quarta colocação. Na primeira, perdeu os três jogos do quadrangular final, para Paulistano, Bauru e o campeão Flamengo. Já na segunda, foi superado pelo Flamengo na semifinal e pelo Pinheiros na disputa de terceiro lugar.

“Essa final para nós significa o verdadeiro amor pelo basquete e pelo que temos um pelo outro. Nos respeitamos e queremos o melhor de um para outro como poucos times que vi. Estar na final dá um alívio muito grande. Agora temos que encarar esse desafio de frente porque foi difícil demais e estamos muito felizes de termos essa oportunidade. Vamos aproveitar cada minuto do jogo para mostrar a nossa união”, exaltou o armador Bruno Felipe.

Diferentemente de Pinheiros e Minas, o Brasília não tem nenhum atleta Sub-22 efetivamente utilizado no elenco adulto. Porém, algumas peças têm se destacado de maneira bastante positiva e mostrado seu valor no maior campeonato de base do basquete nacional, como o ala/armador Paulo Conceição (14,4 pontos por jogo), o ala/pivô Luiz (11,0 pontos por jogo) e o armador Bruno Felipe (10,1 por jogo).

“Expectativa para o jogo é a melhor possível, nós encaramos esse desafio de forma audaciosa no sentido que nos preparamos e fizemos o máximo para sobressair no fim do jogo e queremos usar tudo a nosso favor. Vamos com tudo”, disse Bruno Felipe, que está recuperado de uma lesão e atuará normalmente no Final Four.

Sport Club do Recife (8º)

Dono da última vaga do G-8 da fase de classificação, o Sport ficou com a oitava colocação na primeira fase ao vencer 15 dos 23 jogos que disputou. Na fase semifinal, o time do técnico Ricardo Oliveira perdeu para o Minas na primeira partida, bateu o Basquete Curitiba de maneira dramática no segundo jogo e cravou sua inédita ida ao Final Four com o belo triunfo sobre Limeira.

“Nossa campanha foi de evolução pura. No começo tínhamos um pensamento de desenvolvimento mesmo, mas com o passar das etapas demos uma cara pro nosso time, que é bastante físico e intenso. Então, criamos metas, que era de ganhar pelo menos três jogos por etapa e assim conseguiríamos a classificação. Com a classificação, veio a confiança e, o mais importante, o grupo passou a acreditar que conseguiria chegar ao Final Four. Tudo isso foi graças a muito trabalho ao decorrer da LDB”, disse Luizinho, cestinha do Sport na LDB, com média de 12,6 pontos por jogo.

Comemoração do Sport

Oitavo colocado na fase de classificação, Sport está pela primeira vez no Final Four e acredita na força de seu grupo para chegar ao título da LDB (Orlando Bento/LNB)

Disputando a LDB desde a edição 2013, o Leão da Ilha está no Final Four pela primeira vez na história. Na edição passada, a equipe pernambucana viu o sonho do quadrangular final passar bem perto e esbarrar em uma incrível derrota na prorrogação para o Pinheiros, que contou com atuação mágica do garoto Georginho e reverteu uma diferença de quase 20 pontos. Depois, perdeu para o Paschoalotto/Bauru e ficou de fora do Final Four.

Para esta temporada, o Sport reformulou seu elenco e manteve apenas os alas Luizinho e Leandro, o armador Gui e o pivô Arroz. Os reforços ficaram por conta do ala/armador Rodrigo e o pivô Rech, que estavam no Pinheiros (adversário na primeira partida do Final Four), o armador Lucas Lima, ex-Palmeiras, e o ala João, que estava no basquete universitário norte-americano.

“Para esse Final Four fizemos trabalhos específicos, com foco no Pinheiros, e corrigimos alguns erros que tivemos na última fase. Para chegarmos na final temos que jogar nas nossas características, defender muito e continuar com a nossa união, pois nosso grupo é muito forte, um dos times mais unidos que já joguei. Se estamos nesse Final Four é por causa da nossa união e nosso comprometimento com o time e com cada integrante do grupo”, concluiu Luizinho, de 22 anos, que já jogou por Internacional de Regatas (SP), Araraquara e Ginástico (MG) em sua carreira.

Confira a programação completa do Final Four da LDB 2015:

– 12/12 (Sábado) – Olympico Club – Belo Horizonte (MG)

Jogo 1 – 13h15 – EC Pinheiros x Sport Club do Recife – ao vivo na web

Jogo 2 – 15h30 – Decisão Engenharia/Minas x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – ao vivo na web

– 13/12 (Domingo) – Arena Minas – Belo Horizonte (MG)

Disputa de 3º – 16h – Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2 – ao vivo na web

Final – 19h – Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – ao vivo no SporTV