HOJE
Querendo a vaga
Por Liga Nacional de Basquete
Liga Sorocabana e Tijuca entram em quadra nesta quinta-feira de olho em um lugar na fase de playoffs. Novatas no NBB, equipes buscam feito inédito
O Tijuca/Rio de Janeiro enfrenta a equipe do Araraquara nesta quinta, em casa, no Tijuca Tênis Clube, às 16h, com transmissão do SporTV. Enquanto a Liga Sorocabana joga contra o terceiro colocado Uniceub/BRB/Brasília, no Ginásio Dr. Gualberto Moreira, às 20h. Em suas temporadas de estreia no NBB, ambas as equipes buscam a classificação inédita para os playoffs.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Na 13ª colocação com 32% de aproveitamento, o Tijuca briga diretamente pela última vaga no mata-mata, mas hoje está fora da zona de classificação. A equipe tem uma vitória a menos que o 12º colocado, a Liga Sorocabana, e bater Araraquara, em casa, é fundamental para os cariocas seguirem firmes na briga.
“O Tijuca foi derrotado pelo Araraquara no primeiro turno, por isso, a vitória é extremamente importante, vamos sufocá-los”, comentou o técnico Miguel Ângelo da Luz, lembrando a derrota dos tijucanos para os paulistas no primeiro turno, por 81 a 77.
Mesmo em caso de derrota, a equipe da zona norte do Rio de Janeiro segue com chances de classificação, mas precisaria vencer os dois últimos jogos da fase de classificação, contra Limeira e Flamengo e ainda contar com tropeços dos rivais.
“Temos que pensar um jogo de cada vez, sempre respeitando os adversários, mas entramos sempre com o intuito de vencer”, disse Da Luz.
Já a equipe de Araraquara não tem mais chances de classificação e enfrenta a equipe do Rio de Janeiro tentando encerrar a fase final da competição de cabeça erguida.
Também na briga pela classificação, a Liga Sorocabana ocupa a 12ª colocação, com 36% de aproveitamento, e hoje ocupa a última vaga para a próxima fase. Na projeção do técnico Rinaldo Rodrigues, os sorocabanos precisam de uma vitória nos próximos três jogos para se garantirem nas oitavas de final.
“A equipe pensa na classificação para os playoffs, mas busca também manter essa boa campanha que estamos fazendo até aqui”, comentou Rodrigues.
Adversários do time paulista, o Brasília está em terceiro e atravessa ótima fase no NBB, com dez vitórias consecutivas. Atrás da primeira colocação na tabela, os candangos esperam repetir o resultado do primeiro turno, quando venceram os sorocabanos, em casa, por 68 a 63.
Flamengo busca reabilitação
Ocupando a quarta colocação, o Flamengo busca a reabilitação no NBB após ser derrotado, no último sábado, pelo Uniceub/BRB/Brasília, fora de casa. A equipe do Rio de Janeiro quer se garantir no G4 e recebe. Nesta quinta, o Winner/Limeira, no Ginásio do Tijuca, às 19h. Será o primeiro da série de três jogos em casa dos cariocas na reta final do campeonato.
“Não podemos deixar que eles gostem do jogo. Temos que entrar em quadra concentrados e tentar impor o nosso jogo desde o início”, disse o armador Hélio. “Será fundamental que façamos a nossa parte nesses três últimos jogos em casa para garantir uma colocação entre os quatro primeiros”, completou o camisa 5.