#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Querendo mais

16-11-2017 | 08:41
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de estrear com vitória mágica sobre Bauru, Caxias volta à quadra nesta sexta para encarar o Franca, que busca se reabilitar no NBB CAIXA 17/18

Com bola de 3 pontos de Cauê Verzola a quatro segundo do fim, Caxias bateu Bauru em sua estreia no NBB CAIXA 17/18 (Matheus Magnani/Caxias Basquete)

Dois times, muita ambição. Banrisul/Caxias do Sul e Sesi/Franca Basquete estarão frente a frente nesta sexta-feira (17/11), às 20h05 (de Brasília), no Ginásio Vasco da Gama, para um duelo que promete fortes emoções. Após grande vitória diante do atual campeão Sendi/Bauru Basket, a equipe gaúcha entrará em quadra cheia de confiança, enquanto que o rival do interior paulista, dono de um grande investimento para a temporada, busca se reabilitar após conquistar apenas um resultado positivo em três jogos.

Em um jogo marcado pelo extremo equilíbrio, o Caxias conseguiu um triunfo gigante em sua estreia no NBB CAIXA 2017/2018. Perdendo por dois pontos nos segundos finais, o time gaúcho chegou à vitória em um ótimo trabalho da sua dupla de ‘Cauês’. Na posse decisiva para a equipe, Cauê Borges infiltrou, observou seu ‘xará’ livre na linha de 3 pontos e passou para Cauê Verzola converter o tiro longo e virar o confronto (70 a 69) a quatro segundo do fim.

A dupla também foi destaque ao longo de toda partida de estreia. Cauê Borges foi o cestinha do jogo, com 22 pontos, além de oito rebotes e três assistências, enquanto Cauê Verzola foi responsável por dez tentos e sete sobras. Além deles, o pivô Marcão foi outra peça indispensável no Caxias, deixando a quadra com 18 pontos e quatro sobras.

+Dia dos Cauê’s: confira estatísticas, fotos e a matéria completa da vitória do Caxias sobre o Bauru

“A expectativa é de evolução da equipe, essa é a nossa ideia, crescer durante a competição. Ontem foi o primeiro passo, importante para o projeto, mas temos que manter os pés no chão e pensar jogo a jogo. O Franca é extremamente qualificado e temos que manter a mesma atenção que tivemos contra o Bauru”, afirmou Rodrigo Barbosa, técnico do Caxias.

Do outro lado, o Franca vem de ‘cabeça inchada’ após dura derrota diante do Joinville/AABJ. Após ter até 23 pontos de vantagem ainda no primeiro tempo, o time do interior paulista viu os donos da casa reagirem de forma incrível na volta do intervalo. Ao todo, foram 50 pontos para o time catarinense contra apenas 23 dos francanos nos 20 minutos finais, decretando a derrota, por 66 a 59, para os comandados de Helinho Garcia, que agora têm uma vitória e dois resultados negativos em suas três primeiras partidas desta edição.

+Levou a virada: confira estatísticas, fotos e a matéria completa da derrota do Franca para o Joinville

Diante do Joinville, Franca chegou a ter 23 pontos de vantagem, mas acabou derrotado pela segunda vez na temporada (Leonardo Júlio/AABJ)

Na derrota, o Franca contou muito com uma participação coletiva de seu elenco. Quatro atletas atingiram dois dígitos de pontuação e foram os principais destaques: Léo Meindl (12 pontos, sete rebotes e quatro assistências), Gruber (12 pontos e dez rebotes), Pedro (11 pontos) e Cipolini (dez pontos e 11 rebotes).

“Vamos enfrentar uma equipe que vem com moral por ter vencido o atual campeão brasileiro. Mas temos condições de fazer um grande jogo e buscar a vitória fora de casa. Nosso time tem que se doar em quadra durante os 40 minutos. Não podemos abrir vantagem e entrar na zona de conforto. É preciso imprimir uma defesa forte para dificultar a atuação do adversário do começo ao fim do jogo”, declarou Helinho Garcia, comandante francano.

Na temporada passada o Franca bateu o Caxias nos dois confrontos entre as equipes, ambos válidos pela fase de classificação. No Ginásio Pedrocão, vitória tranquila, por 85 a 66. Já em Caxias do Sul (RS), jogo apertado entre os times, com direito a duas prorrogações, e resultado positivo francano, por 100 a 95.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.