HOJE
Querendo o topo
Por Liga Nacional de Basquete
Experiente, respeitado e cheio de vontade, pivô Nenê Hilário vai para seu primeiro Mundial na carreira e avisa: “o céu é o nosso limite”
É inegável que Nenê Hilário é um dos pivôs mais respeitados do planeta. Em seu currículo, 12 temporadas na NBA e inúmeras convocações para a Seleção Brasileira. Vivendo um dos melhores momentos de sua carreira, o jogador, de 31 anos, vai para sua primeira Copa do Mundo na carreira e, mesmo sendo um ‘calouro’ na área, já quer chegar ao topo da competição, que começa neste sábado (30/08).
“Me sinto ansioso, mas não como um iniciante. Já estive com o grupo que disputou o Mundial da Turquia em 2010, mas me lesionei e acabei ficando de fora. Estou muito motivado em defender a Seleção novamente. Estou aqui bem de cabeça e de saúde para ajudar meus companheiros a buscar um grande resultado na Espanha. Queremos o título, mas sabemos que para isso acontecer tudo tem que ocorrer direitinho em cada segmento da equipe”, declarou o pivô do Washington Wizards (NBA).
Ao lado de Larry Taylor e Hettsheimeir, Nenê é um dos únicos jogadores do grupo que disputará a Copa do Mundo da Espanha que não esteve presente na edição anterior da competição, realizada na Turquia, em 2010, devido a uma lesão sofrida durante a preparação. Com média de idade de 31 anos, a Seleção Brasileira chega para este Mundial com força máxima e com grupo que se conhece muito bem.
“É um grupo experiente e sabe o que quer. Sabemos das nossas condições e o céu é o nosso limite. Estamos trabalhando muito duro para disputar essa Copa do Mundo e com muita vontade de ganhar. Sabemos das dificuldades de cada adversário e como eles jogam. Particularmente, sei como enfrentá-los. Só mudam as regras da NBA para as da FIBA. Não conheço todos os adversários e sim algumas seleções, mas conheço alguns jogadores que jogam na minha posição”, disse o confiante Nenê.
Com a camisa 42 do Washington Wizards, Nenê fez uma de suas melhores temporadas em toda sua trajetória na NBA e ajudou a franquia da capital dos Estados Unidos a chegar às semifinais da Conferência Leste, obtendo médias de 14,2 pontos e 5,5 rebotes por partida na liga norte-americana.
Embalado por grande desempenho na NBA, o pivô, nascido em São Carlos (SP), foi um dos destaques da preparação do Brasil para o Mundial e mostrou que está com fome de bola para sua primeira Copa do Mundo. Nas oito partidas amistosas da Seleção, Nenê somou médias de 9,5 pontos e 4,6 rebotes por jogo, sendo, em muitas oportunidades, o fator de desequilíbrio no setor ofensivo brasileiro, por levar ampla vantagem sobre as defesas adversárias.
“Eu vejo um grupo bem preparado. E uma comissão técnica fazendo uma preparação adequada, com todos jogadores sem problemas de lesões, sadios, com a cabeça focada na competição, além de uma união muito forte. Isso tem me ajudado e a todos os outros jogadores. Isso é tudo para dar resultado em um trabalho. Todos querem dar o melhor de cada um nesse campeonato. Volto a falar: “o céu é o nosso limite” e vamos lutar para brigar por uma medalha, se possível de ouro”, falou Nenê.
O Brasil está no Grupo A da Copa do Mundo de Basquete e atuará na cidade de Granada durante a fase de classificação. Os adversários na primeira etapa da competição serão: França (30/08), Irã (31/08), Espanha (01/09), Sérvia (03/09) e Egito (04/09). Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam às oitavas de final.
“Temos que enfrentar cada adversário com muita seriedade. Desde o primeiro jogo contra a França até o último. Precisamos sempre impor nosso ritmo e o que foi muito bem treinado. Não existe adversário fácil em uma Copa do Mundo. O objetivo é fazer uma grande primeira etapa e depois no cruzamento, ir passando fase a fase. Estou confiante no ótimo trabalho que vem sendo desenvolvido e que poderemos chegar longe”, finalizou o pivô dos Wizards.
Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete*:
30/08 (sábado) – 13 horas – Brasil x França
31/08 (domingo) – 13 horas – Brasil x Irã
01/09 (segunda-feira) – 17 horas – Brasil x Espanha
03/09 (quarta-feira) – 13 horas – Brasil x Sérvia
04/09 (quinta-feira) – 10h30 – Brasil x Egito
*Horários de Brasília