#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Querendo outro

21-03-2014 | 06:28
Por Liga Nacional de Basquete

De olho no bicampeonato, atual campeão Pinheiros abre disputas do Final Four da Liga das Américas 2014, nesta sexta, diante do Halcones Xalapa (MEX)

Atual campeão, o Pinheiros vai em busca de seu segundo título seguido da Liga das Américas 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Atual campeão, o Pinheiros vai em busca de seu segundo título seguido da Liga das Américas 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Pelo jeito o título da última edição da Liga das Américas não foi suficiente para deixar o Pinheiros/SKY satisfeito. Agora, equipe comandada pelo técnico Cláudio Mortari chegou a mais um Final Four e, nesta sexta-feira, iniciará a busca pelo bicampeonato da principal competição do continente, na abertura do quadrangular final, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), diante do Halcones Xalapa (MEX), às 19 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo através do Fox Sports 2.

+Clique aqui e saiba como adquirir seu ingresso para o Final Four da Liga das Américas 2014

Em seu segundo Final Four consecutivo, a equipe da capital do Estado de São Paulo quer repetir o feito alcançado na glória da última Liga das Américas, em que atuou na casa do favorito Lanús, em Buenos Aires (ARG), e surpreendeu a todos ao levar a melhor sobre os anfitriões e faturar o primeiro título internacional de sua história com uma rodada de antecedência. Agora, em novo formato, o quadrangular final será disputado em sistema de eliminatória simples, com duas semifinais e uma final protagonizada pelos vencedores das primeiras partidas.

“Para mim, o mais importante é a nossa preparação, como entraremos nas finais. Jogar fora de casa não faz diferença. Jogamos melhor fora. O que importa é todos os jogadores acreditarem no que estamos buscando. É mais uma oportunidade para escrevermos o nosso nome na história. Sempre falo para todos acreditarem. Terem foco e fé. Se tivermos foco e cada um acreditar no outro, podemos conquistar qualquer coisa. Chegar dois anos seguidos às finais é muito difícil”, comentou o capitão Shamell, MVP (Jogador Mais Valioso) da Liga das Américas 2013.

Segundo cestinha da Liga das Américas, com média de 25,3 pontos por jogo, é o destaque da campanha do Pinheiros (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Segundo cestinha da Liga das Américas, com média de 25,3 pontos por jogo, é o destaque da campanha do Pinheiros (Samuel Vélez/FIBA Américas)

A caminhada do Pinheiros até chegar ao Final Four da edição 2014 da Liga das Américas não foi fácil. Logo na primeira partida da competição, pelo Grupo A, os paulistas foram surpreendidos pelo Cocodrilos de Caracas (VEN), por 99 a 96, resultado que ligou um sinal de alerta na equipe.  Na sequência, os atuais campeões se recuperaram e venceram os dois duelos restantes, contra Toros de Nuevo Laredo (MEX) e Bambuqueros (COL), conseguindo, assim, a classificação para a segunda fase na vice-liderança da chave.

Já no quadrangular semifinal, os comandados de Cláudio Mortari mostraram o porque são os atuais campeões. No primeiro duelo do Grupo F, em Montevidéu (URU), os pinheirenses bateram o Regatas Corrientes (ARG) de maneira sofrida, na prorrogação, por 93 a 91. Mas na rodada seguinte veio a vaga no Final Four. De maneira imponente, os paulistas acabaram com a invencibilidade do anfitrião Atlético Aguada (URU) com heroica vitória por 84 a 72. Garantido na liderança, o Pinheiros encerrou sua participação na segunda fase com derrota para o já eliminado Capitanes de Arecibo (PUR), na última bola, por 88 a 87.

“Chegar aqui já é um enorme passo. Algo que coroa todo o trabalho, principalmente pelas dificuldades que tivemos na primeira fase, depois na segunda, jogando contra o campeão argentino (Regatas Corrientes) e contra o representante do Uruguai, dono de uma massa torcedora muito grande”, avaliou o técnico pinheirense Cláudio Mortari.

O armador Pedro Meza será uma das principais armas do desfalcado Halcones Xalapa no Final Four (Samuel Vélez/FIBA Américas)

O armador mexicano Pedro Meza será uma das principais armas do desfalcado Halcones Xalapa no Final Four (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Para chegar à grande final da Liga das Américas contra o vencedor do duelo entre Flamengo e Atlético Aguada (URU), o Pinheiros terá que bater o Halcones Xalapa (MEX). A equipe mexicana sediou o Grupo C e se classificou em segundo lugar, ao lado do líder Regatas Corrientes (ARG), com duas vitórias em três partidas (66,6% de aproveitamento). Já na segunda etapa, novamente como clube sede, o time do México superou o brasileiro Unitri/Magazine Luiza e o Cocodrilos de Caracas (VEN) e avançou ao Final Four novamente na vice-liderança, sendo superado apenas pelo invicto Flamengo.

O Final Four mal começou e os mexicanos já estão com alguns problemas. Dois de seus principais jogadores se lesionaram e desfalcarão os comandados do técnico Sergio Valdeomillos na briga para chegar à decisão: o ala/pivô Lorenzo Mata, reboteiro da Liga das Américas, com média de 11,7 sobras por jogo, e o ala panamenho Michael Hicks Taylor, cestinha da equipe na competição, com média de 14,8 pontos por partida.

“O Halcones é um time muito homogêneo e forte. Em casa (na primeira fase da competição), apresentou dificuldades para todos os adversários. É uma equipe bem individual, e a somatória a transforma em um time bom. A expectativa é que a gente possa, já que é um jogo de vida ou morte, estar absolutamente equilibrado para passarmos para a final”, observou o técnico Cláudio Mortari.

“A expectativa é que a gente possa render aquilo que a equipe tem rendido internacionalmente e possa conquistar uma vaga para a final. Seja contra o Flamengo ou contra o Aguada. O importante é passarmos”, completou o treinador.

Atual campeão da Liga das Américas, Pinheiros disputará título mundial diante do Olympiacos (Samuel Vélez/FIBA Américas)

E aí? O atual campeão Pinheiros repetirá a festa feita na última Liga das Américas? (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Confira as datas e os horários das partidas do Final Four da Liga das Américas 2014:

Sexta-feira (21/03)

19h – Pinheiros/SKY x Halcones Xalapa (MEX)
21h15 – Flamengo x Atlético Aguada (URU)

Sábado (22/03)

19h – Disputa de 3º lugar – Perdedor do Jogo1 x Perdedor do Jogo 2
21h15 – Final – Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2