HOJE
De olho no futuro
Por Gustavo Marinheiro
Ao fim de Liga Ouro 2025, que teve o Basket Osasco como campeão, conheça o quinteto CBC que conta com 5 prospectos que são o futuro do basquete nacional
A Divisão de Acesso ao NBB CAIXA chegou ao fim e o Basket Osasco é o campeão, conquistando também o direito de pleitear uma vaga na elite nacional. Como uma das principais vitrines do basquete nacional, a Liga Ouro revelou bons nomes para o futuro do nosso esporte. Por aqui, você confere os nomes de cinco prospectos que se destacaram durante toda a competição. Esta seleção especial é apresentada pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Lucas Naka/Minas B – Armador (2005)
Naka foi o grande destaque jovem da competição. O jovem armador exala experiência dentro da talentosa equipa minastenista e demonstra jogar em outro ritmo. Nesta edição, liderou os mineiros em pontos (15,6 PPJ), assistências (5,9 APJ) e eficiência (14,6), além de terminar em quinto na corrida pelo MVP geral da competição. Naka é inteligente, o maestro da equipe, e tem como grande virtude do seu jogo a capacidade de acelerar e desacelerar a partida conforme a pedida. A inteligência para armar e a plasticidade dos seus passes também credenciam o grande talento do jogador, que liderou a Liga em assistências.

Naka é o maior assistente da Liga Ouro (5.8 APJ) – Hedgard Moraes/MTC
Lucca Boracina/Pinheiros B – Armador (2007)
Veloz, com muito controle de bola e um jogo que emula muito bem o basquete moderno, acelerando e desacelerando o jogo, Lucca Boracina carrega o DNA do basquetebol que herdou de seu pai, Paulinho Boracini. O armador flutua muito bem entre as funções de armador e pontuador da equipe, liderando o Pinheiros em assistências (4,2 por jogo) e sendo o terceiro maior pontuador (11 por jogo). Nesse quinteto, é o jogador mais jovem e demonstra um teto ainda muito grande de crescimento.

Lucca Boracina também mostra muito potencial defensivo, com 1.1 roubos de bola por jogo – Carol Coelho/ECP
Fernando Fernandes/Minas B – Ala (2005)
Aos 20 anos, Fernando demonstra um capacidade atlética fora da curva. O ala foi um dos principais produtores de highlights da Liga Ouro 2025 e mostrou um potencial enorme para seguir com esse jogo no NBB CAIXA. O jovem entrega um ritmo acelerado quando está entrega e sempre demonstra muita intensidade dos dois lados de quadra, credenciando um jogo explosivo que geram ótimos números: Fernando é o terceiro maior pontuador da equipe, com média de 11.9 pontos por jogo, o segundo maior reboteiro da Liga (7,8 por jogo), quinto em tocos (1,2 por jogo) e o sexto jogador mais eficiente da competição (14,6 por jogo).

Após suas boas atuações na Liga Ouro, Fernando passou a receber maiores oportunidades no NBB CAIXA (Hedgard Moraes/LNB)
Murilo Alves/Basket Osasco – Ala-pivô (2002)
Campeão da Liga Ouro 2025, Murilo Alves foi a peça chave para a equipe osasquense nos playoffs finais da competição. Sua capacidade atlética, aliada a altura e envergadura que se destacam em relação aos adversários, sempre colocam o jovem em vantagem em situações de 1 contra 1. Além disso, apesar de dominar enquanto um grande dentro de quadra, Murilo mostra muito talento para infiltrar e jogar em transições, o que fez o ala/pivô se tornar o quarto maior pontuador da equipe (8 PPJ) e terceiro maior reboteiro (5,4 RPJ). Nas Finais, foi o segundo jogador mais eficiente da equipe, com 11,5 de eficiência por jogo.

Murilo terminou em segundo na corrida para MVP das Finais (Yuri Reuters/LNB)
Afonso Pacheco/Pinheiros B – Pivô (2004)
A grande novidade da equipe pinheirense para a disputa da Liga Ouro 2025 foi o jovem pivô Afonso, que depois de terminar em quarto na briga pelo MVP da LDB, aceitou o novo desafio na equipe azul e preto. Por lá, se tornou o protagonista na pontuação (14 por jogo), dominou o garrafão (6,7 rebotes por jogo) e demonstrou muito fundamento para jogar entre os grandes e experientes pivôs da divisão de acesso, e apesar da pouca idade foi o pivô que mais se destacou em toda a competição. Afonso é o jogador que faz o básico muito bem feito e se destaca muito por isso.

Afonso é o quarto jogador mais eficiente da Liga Ouro 2025 (16,7 EPJ) – Ricardo Bufolin/ECP
A divisão de acesso teve a sua final no dia 06/06, na última sexta-feira, e o grande campeão foi o Basket Osasco, que venceu a série de 5 jogos sobre o Cruzeiro Basquete, mesmo após começar perdendo por 2 a 0. Além da glória para a Coruja, fica também os holofotes para jovens nomes que tem tudo para seguirem se destacando no basquete nacional.
A Liga Ouro é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, patrocínios da Caixa Econômica Federal e Penalty e apoio oficial Genius Sports.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca