#JOGAJUNTO

Liga Ouro

De olho no futuro

10-06-2025 | 03:22
Por Gustavo Marinheiro

Ao fim de Liga Ouro 2025, que teve o Basket Osasco como campeão, conheça o quinteto CBC que conta com 5 prospectos que são o futuro do basquete nacional

A Divisão de Acesso ao NBB CAIXA chegou ao fim e o Basket Osasco é o campeão, conquistando também o direito de pleitear uma vaga na elite nacional. Como uma das principais vitrines do basquete nacional, a Liga Ouro revelou bons nomes para o futuro do nosso esporte. Por aqui, você confere os nomes de cinco prospectos que se destacaram durante toda a competição. Esta seleção especial é apresentada pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Lucas Naka/Minas B – Armador (2005)

Naka foi o grande destaque jovem da competição. O jovem armador exala experiência dentro da talentosa equipa minastenista e demonstra jogar em outro ritmo. Nesta edição, liderou os mineiros em pontos (15,6 PPJ), assistências (5,9 APJ) e eficiência (14,6), além de terminar em quinto na corrida pelo MVP geral da competição. Naka é inteligente, o maestro da equipe, e tem como grande virtude do seu jogo a capacidade de acelerar e desacelerar a partida conforme a pedida. A inteligência para armar e a plasticidade dos seus passes também credenciam o grande talento do jogador, que liderou a Liga em assistências.

Naka é o maior assistente da Liga Ouro (5.8 APJ) – Hedgard Moraes/MTC

Lucca Boracina/Pinheiros B – Armador (2007)

Veloz, com muito controle de bola e um jogo que emula muito bem o basquete moderno, acelerando e desacelerando o jogo, Lucca Boracina carrega o DNA do basquetebol que herdou de seu pai, Paulinho Boracini. O armador flutua muito bem entre as funções de armador e pontuador da equipe, liderando o Pinheiros em assistências (4,2 por jogo) e sendo o terceiro maior pontuador (11 por jogo). Nesse quinteto, é o jogador mais jovem e demonstra um teto ainda muito grande de crescimento.

Lucca Boracina também mostra muito potencial defensivo, com 1.1 roubos de bola por jogo – Carol Coelho/ECP

Fernando Fernandes/Minas B – Ala (2005)

Aos 20 anos, Fernando demonstra um capacidade atlética fora da curva. O ala foi um dos principais produtores de highlights da Liga Ouro 2025 e mostrou um potencial enorme para seguir com esse jogo no NBB CAIXA. O jovem entrega um ritmo acelerado quando está entrega e sempre demonstra muita intensidade dos dois lados de quadra, credenciando um jogo explosivo que geram ótimos números: Fernando é o terceiro maior pontuador da equipe, com média de 11.9 pontos por jogo, o segundo maior reboteiro da Liga (7,8 por jogo), quinto em tocos (1,2 por jogo) e o sexto jogador mais eficiente da competição (14,6 por jogo).

Após suas boas atuações na Liga Ouro, Fernando passou a receber maiores oportunidades no NBB CAIXA (Hedgard Moraes/LNB)

Murilo Alves/Basket Osasco – Ala-pivô (2002)

Campeão da Liga Ouro 2025, Murilo Alves foi a peça chave para a equipe osasquense nos playoffs finais da competição. Sua capacidade atlética, aliada a altura e envergadura que se destacam em relação aos adversários, sempre colocam o jovem em vantagem em situações de 1 contra 1. Além disso, apesar de dominar enquanto um grande dentro de quadra, Murilo mostra muito talento para infiltrar e jogar em transições, o que fez o ala/pivô se tornar o quarto maior pontuador da equipe (8 PPJ) e terceiro maior reboteiro (5,4 RPJ). Nas Finais, foi o segundo jogador mais eficiente da equipe, com 11,5 de eficiência por jogo.

Murilo terminou em segundo na corrida para MVP das Finais (Yuri Reuters/LNB)

Afonso Pacheco/Pinheiros B – Pivô (2004)

A grande novidade da equipe pinheirense para a disputa da Liga Ouro 2025 foi o jovem pivô Afonso, que depois de terminar em quarto na briga pelo MVP da LDB, aceitou o novo desafio na equipe azul e preto. Por lá, se tornou o protagonista na pontuação (14 por jogo), dominou o garrafão (6,7 rebotes por jogo) e demonstrou muito fundamento para jogar entre os grandes e experientes pivôs da divisão de acesso, e apesar da pouca idade foi o pivô que mais se destacou em toda a competição. Afonso é o jogador que faz o básico muito bem feito e se destaca muito por isso.

Afonso é o quarto jogador mais eficiente da Liga Ouro 2025 (16,7 EPJ) – Ricardo Bufolin/ECP

A divisão de acesso teve a sua final no dia 06/06, na última sexta-feira, e o grande campeão foi o Basket Osasco, que venceu a série de 5 jogos sobre o Cruzeiro Basquete, mesmo após começar perdendo por 2 a 0. Além da glória para a Coruja, fica também os holofotes para jovens nomes que tem tudo para seguirem se destacando no basquete nacional.

A Liga Ouro é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, patrocínios da Caixa Econômica Federal e Penalty e apoio oficial Genius Sports.