HOJE
QuintetoCBC #01
Por Liga Nacional de Basquete
Armador rubro-negro, garrafão de peso e alas de peso: conheça o Quinteto Ideal CBC do mês de novembro
Novidade na área! Agora, ao final de todo mês, teremos o Quinteto Ideal CBC com os jovens atletas sub-22 que mais se destacaram durante o mês no NBB 2020/2021. Em novembro, os nomes já foram elencados; são eles: o armador Yago Mateus (Flamengo), os alas Gui Santos (Minas Tênis Clube) e Daniel Von Haydin (Cerrado Basquete), além dos pivôs Márcio (Sesi Franca Basquete) e Paulo Scheuer (Pato Basquete).
View this post on Instagram
Nesta lista, os nomes elegíveis são de jogadores de até 22 anos (nascidos a partir de 1999), idade máxima para participar da próxima edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete – LDB.
Vale lembrar que as escolhas são feitas pelos editores do portal da LNB e não necessariamente refletem a opinião da entidade. Confira a Seleção e deixe seu pitaco nas nossas redes sociais.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.
#1 – Yago Mateus (Flamengo)

Yago tem sido um dos bons nomes do recheado elenco rubro-negro no NBB 2020/2021 (Antonio Penedo/Mogi das Cruzes)
O primeiro nome da lista ficou com o jovem armador Yago Mateus, nascido em 1999. Já consolidado como um dos grandes nomes da posição no Brasil, o “monstrinho”, como é conhecido, reforçou o Flamengo para a disputa do NBB 2020/2021 e, logo em seu primeiro mês atuando na competição com as cores rubro-negras, já deixou uma boa impressão.
Ao todo, foram cinco jogos e cinco vitórias que renderam a Yago médias consistentes de 10,4 pontos, 4,8 rebotes, 5,6 assistências e 14,6 de eficiência. Isso, ainda, com o armador vindo do banco e sendo uma ótima peça na rodagem do elenco comandado por Gustavo De Conti – média de 27,4 minutos por jogo.
#2 – Gui Santos (Minas Tênis Clube)

Gui Santos tem ganho mais minutos no profissional nesta temporada (Gilvan de Souza/LNB)
Guilherme Carvalho dos Santos, ou só Gui Santos, mesmo nascido em 2002 e com 18 anos de idade já é considerado uma grande e valiosa joia do basquete brasileiro. O ala de 1,97m, que atua no Minas Tênis Clube e tem tido mais minutos nesta temporada, converteu as oportunidades de estar em quadra em números sólidos.
Após cinco jogos disputados, com quatro vitórias (perdeu somente para o Flamengo na estreia), Gui Santos anotou médias de 9,6 pontos, 5,2 rebotes, 1,8 assistências e 10,6 de eficiência. As boas médias, de um jovem em plena evolução, são frutos do trabalho feito com o atleta que ganhou mais espaço no elenco de cima. Prova disso foi o pulo de 3,5 minutos por jogo na temporada passada para os 25,3 da atual.
#3 – Daniel Von Haydin (Cerrado Basquete)

Daniel Von Haydin tem sido uma peça importante na rotação do Cerrado neste NBB (Willian Oliveira/Foto Atleta)
Daniel Von Haydin é outro que aparece na lista. Com apenas 21 anos, o jovem jogador deu um pulo considerável na carreira ao vestir as cores do Cerrado nesta temporada do NBB. A equipe, que estreoou no NBB nesta temporada, trouxe o ala com a promessa de lhe conceder mais minutos dele na elite do basquete brasileiro. Dito e feito.
Nessa temporada, o jogador já tem média de 23,4 minutos por jogo, além de 11,4 pontos, com um aproveitamento de 43,3% nas bolas para 3 pontos, sua especialidade.
#4 – Márcio (Sesi Franca Basquete)

Promessa da base, Márcio tem se tornado já uma realidade no elenco de cima (João Pires/LNB)
Entre os homens do garrafão temos Márcio Henrique, de apenas 18 anos. Ate aqui, o pivô tem sido um dos destaques jovens do Franca nesta temporada do NBB, ainda mais com a equipe tendo baixas no setor durante a offseason.
Suas médias são de 8,2 pontos e 3,8 rebotes, com 18,2 minutos de quadra por jogo, se tornando uma peça importante na rotação do elenco comandado pelo técnico Helinho Garcia. A evolução do jogador é tão notável que ele foi premiado com uma convocação para defender a Seleção Brasileira na AmeriCup nos jogos contra Panamá e Paraguai.
#5 – Paulo Scheuer (Pato Basquete)

Scheuer tem evoluido nessa temporada com a camisa do Pato Basquete (Antonio Penedo/Mogi)
Encerrando a lista, temos o pivô Paulo Scheuer, nascido ainda em 1999. Nessa temporada a jovem promessa de Pato Branco tem entregue mais dentro de quadra, ainda mais com o time reformulado e marcado por um elenco jovem e forte.
Suas médias no último mês foram de 8,2 pontos e 4,8 rebotes, tendo duas partidas, uma de 12 pontos e nove rebotes e outra de 15 pontos e 8 rebotes, contra VipTech Campo Mourão e Flamengo, respectivamente, como as principais atuações nos jogos em que esteve em quadra até aqui.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca