HOJE
Quinteto idealCBC #02
Por Liga Nacional de Basquete
Trio de armadores, ala promissor e pivô de peso: confira o Quinteto CBC do mês de dezembro
O Quinteto CBC está de volta! No mês de dezembro, muitas jovens promessas do basquete brasileiro se destacaram nas quadras do NBB. Listamos os cinco melhores do último mês; são eles: os armadores Yago Mateus (Flamengo), Gabi Campos (Pinheiros) e Matheusinho (Pato Basquete), o ala Gui Santos (Minas Tênis Clube) e o ala/pivô Paulo Scheuer (Pato Basquete).
View this post on Instagram
Nesta lista, os nomes elegíveis são de jogadores de até 22 anos (nascidos a partir de 1999), idade máxima para participar da próxima edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete – LDB.
Vale lembrar que as escolhas são feitas pelos editores do portal da LNB e não necessariamente refletem a opinião da entidade. Confira a Seleção e deixe seu pitaco nas nossas redes sociais.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.
#1 – Yago Mateus (Flamengo)

Pelo segundo mês seguinte, Yago aparece no Quinteto Ideal CBC (Marcos Limonti/Divulgação)
Pela segunda vez seguida na lista do Quinteto Ideal CBC, o armador Yago Mateus vem mostrando o porque de ser um dos jovens mais promissores que apareceram no basquete brasileiro nos últimos anos.
Durante o último mês, sob o comando de Gustavo De Conti no Flamengo, o armador anotou médias de 10,8 pontos e 4,8 assistências. Os números ficam ainda maiores se observarmos que Yago tem feito parte da segunda unidade do time rubro-negro. Tá jogando muito o monstrinho!
Com o Yago é VAPO! 🙅♂️🔥 @TimeFlamengo #NBBnaESPN #NossoBasquete pic.twitter.com/GsL1yDMfcn
— NBB (@NBB) December 30, 2020
#2 – Gabi Campos (Pinheiros)

Gabi Campos se tornou uma das peças fundamentais do Pinheiros nessa temporada do NBB (João Pires/LNB)
O mês de dezembro foi especial para o armador Gabi Campos, do Pinheiros. Entre os cinco melhores jovens do último mês, o jogador pinheirense se firmou de vez como um dos principais pontuadores da equipe mais jovem da história do NBB.
Em nove jogos, suas médias foram de 14, 6 pontos e 4,3 assistências, se firmando como uma peça motriz do jogo do Pinheiros no campeonato. Além disso, o armador também anotou a maior marca de um jogador nascido em 2000 na história do NBB, com 27 pontos, dois rebotes, cinco assistências e 24 de eficiência no duelo contra o Cerrado Basquete.
View this post on Instagram
#3 – Matheusinho (Pato Basquete)

Matheusinho tem se desenvolvido bastante nesta temporada com a camisa do Pato Basquete (Marcos Limonti/Divulgação)
O armador Matheusinho tem sido uma das sensações do Pato Basquete na temporada 2020/2021. Em dezembro, o jogador continuou em uma crescente, com uma partida de 25 pontos, oito rebotes e quatro assistências frente ao Brasília Basquete.
Além disso, em sete jogos no último mês, o armador anotou médias de 11 pontos, 4,6 rebotes e 4,4 assistências. As médias de Matheusinho em dezembro mostram a versatilidade do jogador, que vem desde a LDB, e, agora no Pato, tem se desenvolvido cada vez mais.
Matheusinho com uma assistência cheia de estilo para a DUNK de Scheuer! 🔨🔨🔨
Assine o DAZN 📺: https://t.co/S2j3Rvg2pL#NBBnoDAZN #NossoBasquete pic.twitter.com/EOoT5AA1yM
— NBB (@NBB) December 7, 2020
#4 – Gui Santos (Minas Tênis Clube)

Gui Santos ganhou mais espaço no time principal do Minas nessa temporada (Gilvan de Souza/LNB)
Mais um que aparece na lista pela segunda vez é o ala Gui Santos, do Minas Tênis Clube. Em franca evolução, o jogador de 18 anos tem entrado mais vezes no time adulto, se tornando uma das peças importantes da rotação da equipe comandada pelo técnico Léo Costa.
A evolução do garoto é tão visível que, no último mês, na vitória frente ao Cerrado Basquete, Gui Santos anotou sua melhor marca na carreira, com 19 pontos e 12 rebotes, além de três assistências e incríveis 30 de eficiência.
VAMOS DE PONTE AÉREA ? ⛈✈ Gui Santos para Shaq Johnson em uma grande jogada para o @MinasTenisClube!
Assine o DAZN 📺: https://t.co/S2j3Rvg2pL#NBBnoDAZN #NossoBasquete pic.twitter.com/lijNodjeRn
— NBB (@NBB) December 16, 2020
#5 – Paulo Scheuer (Pato Basquete)

Paulo Scheuer evoluiu nesta temporada sob o comando de Dedé Barbosa (Wilian Oliveira/CAP)
Encerrando o Quinteto Ideal CBC de dezembro, temos o ala/pivô Paulo Scheuer, do Pato Basquete, que sob o comando de Dedé Barbosa evoluiu muito na elite do basquete brasileiro.
Prova disso são as atuações do jovem jogador de 21 anos, que anotou médias de 8,1 pontos e 4,8 rebotes em sete jogos no último mês. Além disso, vale destacar a grande atuação do jogador no duelo contra o Pinheiros, em que anotou um duplo-duplo de 10 pontos e 12 rebotes.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca