HOJE
GIGANTE DA COLINA DE VOLTA!
Por Liga Nacional de Basquete
Após quatro anos longe da elite do basquete nacional, o R10 Score Vasco da Gama apresenta projeto sólido de retorno da equipe nas categorias de base e na temporada 2023/2024 do NBB
A terça-feira (30) foi de grande importância para o basquete nacional e a causa não foram as finais do NBB 15. O anúncio do retorno do R10 Score Vasco da Gama à elite do basquete nacional foi destaque após coletiva de imprensa realizada em São Januário contando com a presença de membros da diretoria cruzmaltina e o presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Montoro.
O projeto vascaíno começa nas categorias de base com a presença da equipe já garantida na LDB, que terá início no dia 15 de junho. O time montado para a Liga de Desenvolvimento deve render frutos para o elenco profissional do R10 Score Vasco da Gama na temporada 2023/2024 do Novo Basquete Brasil. A equipe carioca ainda não divulgou contratações de jogadores ou do treinador que comandará o time.
“Não poderia deixar de estar aqui hoje para celebrar o retorno do Vasco ao NBB nesta temporada 2023/2024, esse centenário e gigante clube do cenário nacional. A história do Vasco com a Liga Nacional de Basquete começou em 2016, quando o clube venceu a Liga Ouro e se qualificou a jogar o NBB, disputou três temporadas e ficou alguns anos fora da competição, mas hoje estou aqui, com muita alegria, para dividir essa notícia que é excelente para o esporte brasileiro, o retorno do Vasco ao NBB”, disse o presidente da LNB, Rodrigo Montoro.

Rodrigo Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete
O Vasco da Gama ostenta uma ampla trajetória no basquete nacional sendo a primeira equipe brasileira a enfrentar um time da NBA na história do nosso basquetebol – na final do Mundial, diante do San Antonio Spurs. Além disse o cruzmaltino já foi campeão sul-americano e brasileiro, se consagrando como um dos grandes clubes do cenário nacional.
No NBB, a equipe do Rio de Janeiro ingressou em 2016 e marcou presença na elite do basquete nacional até 2019. Nas três temporadas em que participou do Novo Basquete Brasil, o R10 Score Vasco da Gama chegou aos playoffs em duas oportunidades. Durante sua história, grandes nomes do basquete nacional vestiram a camisa do cruzmaltino como Helinho Garcia, Demetrius Ferracciu, David Jackson e o treinador Hélio Rubens.
“Esse é um momento muito importante para nós, a volta do Vasco da Gama oficialmente ao basquete, o resgate de uma gloriosa tradição nesse esporte tão importante no Brasil. O Vasco é um clube desportivo de muita tradição em todos os esportes olímpicos e temos muito orgulho da nossa participação nessas modalidades. Temos a responsabilidade de retomar esse caminho do Vasco no esporte olímpico de uma maneira geral e o passo mais importante dessa caminhada está sendo dado aqui hoje. Nós temos que reconhecer que o basquetebol, fora o futebol, é o principal esporte coletivo olímpico do Brasil. Não existe nenhum esporte olímpico que tenha a emoção do basquetebol, o contato, a disputa e a decisão no último minuto. Nós temos uma vasta história no basquete e agora estamos aqui de volta, resgatando essa tradição no Vasco da Gama”, declarou Carlos Osorio, o 1º Vice-presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Dirigentes representantes do projeto de basquete do R10 Score Vasco da Gama
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da Hellmann’s, IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca