#JOGAJUNTO

NBB Caixa

GIGANTE DA COLINA DE VOLTA!

30-05-2023 | 05:01
Por Liga Nacional de Basquete

Após quatro anos longe da elite do basquete nacional, o R10 Score Vasco da Gama apresenta projeto sólido de retorno da equipe nas categorias de base e na temporada 2023/2024 do NBB

A terça-feira (30) foi de grande importância para o basquete nacional e a causa não foram as finais do NBB 15. O anúncio do retorno do R10 Score Vasco da Gama à elite do basquete nacional foi destaque após coletiva de imprensa realizada em São Januário contando com a presença de membros da diretoria cruzmaltina e o presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Montoro.

O projeto vascaíno começa nas categorias de base com a presença da equipe já garantida na LDB, que terá início no dia 15 de junho. O time montado para a Liga de Desenvolvimento deve render frutos para o elenco profissional do R10 Score Vasco da Gama na temporada 2023/2024 do Novo Basquete Brasil. A equipe carioca ainda não divulgou contratações de jogadores ou do treinador que comandará o time.

“Não poderia deixar de estar aqui hoje para celebrar o retorno do Vasco ao NBB nesta temporada 2023/2024, esse centenário e gigante clube do cenário nacional. A história do Vasco com a Liga Nacional de Basquete começou em 2016, quando o clube venceu a Liga Ouro e se qualificou a jogar o NBB, disputou três temporadas e ficou alguns anos fora da competição, mas hoje estou aqui, com muita alegria, para dividir essa notícia que é excelente para o esporte brasileiro, o retorno do Vasco ao NBB”, disse o presidente da LNB, Rodrigo Montoro.

Rodrigo Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete

O Vasco da Gama ostenta uma ampla trajetória no basquete nacional sendo a primeira equipe brasileira a enfrentar um time da NBA na história do nosso basquetebol – na final do Mundial, diante do San Antonio Spurs. Além disse o cruzmaltino já foi campeão sul-americano e brasileiro, se consagrando como um dos grandes clubes do cenário nacional.

No NBB, a equipe do Rio de Janeiro ingressou em 2016 e marcou presença na elite do basquete nacional até 2019. Nas três temporadas em que participou do Novo Basquete Brasil, o R10 Score Vasco da Gama chegou aos playoffs em duas oportunidades. Durante sua história, grandes nomes do basquete nacional vestiram a camisa do cruzmaltino como Helinho Garcia, Demetrius Ferracciu, David Jackson e o treinador Hélio Rubens.

“Esse é um momento muito importante para nós, a volta do Vasco da Gama oficialmente ao basquete, o resgate de uma gloriosa tradição nesse esporte tão importante no Brasil. O Vasco é um clube desportivo de muita tradição em todos os esportes olímpicos e temos muito orgulho da nossa participação nessas modalidades. Temos a responsabilidade de retomar esse caminho do Vasco no esporte olímpico de uma maneira geral e o passo mais importante dessa caminhada está sendo dado aqui hoje. Nós temos que reconhecer que o basquetebol, fora o futebol, é o principal esporte coletivo olímpico do Brasil. Não existe nenhum esporte olímpico que tenha a emoção do basquetebol, o contato, a disputa e a decisão no último minuto. Nós temos uma vasta história no basquete e agora estamos aqui de volta, resgatando essa tradição no Vasco da Gama”, declarou Carlos Osorio, o 1º Vice-presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Dirigentes representantes do projeto de basquete do R10 Score Vasco da Gama

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da Hellmann’s, IMG Arena, Genius Sports e Accor.