#JOGAJUNTO

Copa Super 8 / NBB Caixa

Maduro e com casca

26-12-2024 | 07:23
Por Juvenal Dias

R10 Score Vasco da Gama mostra maturidade para superar adversidades no seu projeto de basquete, com Léo Figueiró classificando o time pela segunda vez seguida à Copa Super 8

Depois de 17 batalhas no primeiro turno do NBB CAIXA 2024/25, o R10 Score Vasco da Gama, passando por momentos de baixa e de alta, foi o último time a garantir vaga na Copa Super 8. Derrotou o Bauru Basket em São Januário, naquele que seria um confronto direto pela vaga e uma vingança pela eliminação nas quartas de final da temporada passada do maior campeonato de basquete do país. O resultado garantiu a sétima colocação ao Gigante da Colina e terá seu maior rival, o Flamengo, no dia 26 de janeiro, como adversário em um Clássico dos Milhões que promete agitar o verão carioca.

Léo Figueiró cobrando e vibrando com seus atletas à beira da quadra. Foto: Mauricio Almeida/ R10 Score Vasco

Na temporada 2023/24, o R10 Score Vasco da Gama causou espanto, pois, logo no turno de retomada de seu projeto no basquete, o time conquistou a quarta melhor campanha e uma das vagas à Copa Super 8 pela primeira vez. A competência de Léo Figueiró em comandar o Cruzmaltino se fortificou com a manutenção do bom desempenho no segundo turno e uma ida inédita às quartas de final do NBB CAIXA. Mais difícil do que chegar nas primeiras colocações é se manter na disputa. Ainda mais quando o elenco sofre algumas alterações e seu capitão, Marquinhos, anuncia que será sua última temporada. O time sentiu na atual temporada, mas mostrou que tem força e disposição para alcançar grandes feitos e se tornar uma das forças do basquete nacional.

Um desses grandes feitos foi justamente arrancar do meio do primeiro turno até garantir a vaga entre os oito melhores ao final da primeira metade do NBB CAIXA. O técnico Léo Figueiró comemorou a classificação que o Gigante alcançou e a consolidação da sua forma de trabalho para o resultado positivo. “Foi um ano diferente do ano passado, enfrentamos várias dificuldades de contusão e o time foi muito valente em busca desse resultado na Super 8. Então, todos estão de parabéns, é o segundo ano do R10 Score Vasco da Gama nesse retorno, o segundo ano que conseguimos uma classificação para a Super 8. Isso é muito bacana, mostra a consistência do trabalho que estamos fazendo.”

Se as dificuldades apresentadas até o momento na temporada 2024/25 tornam essa classificação mais valorosa? Léo Figueiró confirma: “Com certeza, diante de todas as dificuldades que passamos, o time conseguiu criar uma casca, uma maturidade e conseguiu uma recompensa que foi essa vaga. Dessa vez, acho que entramos ainda mais maduros nessa competição.” Na temporada passada, a equipe sofreu um revés nas quartas de final do torneio mata-mata, ao perder em casa para o Paulistano/CORPe. Apesar de jogar novamente no Rio de Janeiro, terá a torcida contra, já que o mando é do rival da cidade.

Uma prévia desse embate já poderia ocorrer, caso o segundo turno do NBB CAIXA começasse da mesma forma que o primeiro, mas o jogo contra o Flamengo será apenas no dia 27 de março. Não por isso a vida do R10 Score Vasco da Gama será mais fácil até sua estreia da edição de 2025 da Copa. Assim, até lá, terá o Farma Conde/São José Basketball na segunda MegaRodada da Virada, dia 29 de dezembro, para encerrar o ano. Retorna com dois duelos fora (Corinthians e Pinheiros) e mais dois em casa (Unifacisa e Fortaleza B.C./CFO).

Léo Figueiró tem uma carta que conhece bem o lado Rubro-Negro, mas que precisa utilizar com cautela para que possa fazer a diferença na Copa Super 8. “No nosso planejamento, o mais importante, no momento, é conseguirmos recuperar toda a nossa equipe, principalmente o Marquinhos, que é um jogador fundamental para nossas pretensões”. A lenda do NBB CAIXA está com 40 anos, já teve um estiramento na panturrilha nessa temporada e todo cuidado será fundamental para os momentos decisivos e para que o R10 Score Vasco da Gama continue galgando degraus para consolidar ainda mais seu trabalho.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.