#JOGAJUNTO

NBB Caixa

consistência coletiva

12-05-2024 | 05:17
Por Marcius Azevedo

R10 Score Vasco da Gama tem os titulares com mais de 10 pontos na vitória sobre o Bauru Basket, novamente na prorrogação, forçando o quinto jogo na série de quartas do NBB CAIXA

A decisão será no jogo 5! O R10 Score Vasco da Gama teve uma ótima atuação coletiva, principalmente no segundo tempo, derrotou o Bauru Basket por 95 a 87, na prorrogação, neste domingo (12/05), no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio, e a série de quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24 será definida no derradeiro confronto. A partida será na terça-feira (14/05), às 20h, em São Januário, com transmissão do sportv, NBB BasquetePass e CRVG TV+.

Após ir para o intervalo com oito pontos de desvantagem (45 a 37), o R10 Score Vasco da Gama reagiu com uma defesa mais agressiva e contou com melhores decisões no ataque para repetir o que fez no jogo 1, quando forçou uma prorrogação contra o Bauru Basket. Nos cinco minutos adicionais, fez 14 a 6 e empatou a série.

Paulichi sobe para anotar mais dois pontos para o R10 Score Vasco da Gama. Foto: Mauricio Almeida / Vasco da Gama

Os números deixam claro que o jogo coletivo foi fundamental para o triunfo da equipe do técnico Léo Figueiró. Todos os titulares anotaram mais do que 10 pontos. Matheus Eugeniusz e Marquinhos foram os maiores pontuadores do R10 Score Vasco da Gama, com 21. Rafael Paulichi anotou 15 pontos (pegou ainda 13 rebotes), enquanto Serjão e Humberto terminaram com 14 cada um.

“Fizemos uma leitura melhor no segundo tempo e diminuímos os erros. A retomada logo no começo do terceiro quarto deixou tudo mais fácil. Saímos atrás em todos os jogos na série e é muito difícil jogar sempre na ladeira. Estou saindo daqui morto hoje. Foi uma vitória da superação com ajuda dos torcedores”, afirmou Marquinhos. “Era um jogo decisivo, os caras foram fantásticos ao passar por tudo isso e levar para o quinto jogo”, acrescentou Léo Figueiró.

Para Marquinhos, o espírito da equipe precisa ser o mesmo no quinto jogo. “Agora é tudo muito repetitivo. A gente já sabe o que eles vão fazer e eles sabem o que vamos fazer. É muito mais coração, vontade, brigar por cada bola”, afirmou o ala. Mas não basta apenas vontade, segundo o jogador. “Temos de fazer um jogo mais frio, inteligente. Estamos deixando muita coisa na mesa, ainda mais em um playoff. São erros primários. Se conseguirmos eliminar isso podemos ter uma partida mais tranquila.”

Quarto lugar na temporada regular, o R10 Score Vasco da Gama conquistou o direito de jogar em casa contra o Bauru Basket na última partida da série de quartas de final. Fator que pode ajudar e, muito, segundo os vascaínos. “A gente trabalhou toda essa temporada para terminar em quarto e ter esse jogo decisivo em casa. A presença da torcida se faz necessária em um jogo tão importante. Agora os detalhes vão decidir e vamos poder jogar em casa”, afirmou Léo Figueiró. “A gente lutou o campeonato todo para decidir em casa neste momento. A nossa torcida vai estar presente em São Januário, vai ser um caldeirão e vamos sair de lá classificados”, reforçou Marquinhos.

Pelo lado do Bauru Basket, que teve Alex Garcia como cestinha ao anotar 23 pontos, o técnico Paulo Jaú lamentou o fato de o time não conseguiu ter o mesmo desempenho do primeiro tempo no segundo e na prorrogação. “Foi um jogo equilibrado, tenso, como sabíamos que seria. Fizemos um bom primeiro tempo, onde defendemos bem, levamos o Vasco para apenas 37 pontos e fomos para o intervalo com oito de diferença”, analisou. “Fomos muito apáticos no início do terceiro quarto e eles fizeram três bolas seguidas de três. O time ficou personalizado e trouxe os torcedores para dentro da quadra. Não defendemos bem, tomamos quase 60 pontos no segundo tempo. No final do jogo, individualizamos demais, a bola parou de correr e, com isso, eles levaram vantagem”, completou.

“Vamos para o quinto jogo, em São Januário. Sabemos que será difícil, mas também será um grande jogo como foram todos os jogos da série”, finalizou o treinador do Bauru Basket.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.