HOJE
Duelo no banco
Por Marcius Azevedo
Figueiró e Jaú trouxeram R10 Score Vasco da Gama e Bauru Basket, respectivamente, até as quartas dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24; treinadores falam como pretendem seguir adiante
Sob o comando de Léo Figueiró e Paulo Jaú, R10 Score Vasco da Gama e Bauru Basket chegaram às quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24. A série melhor de cinco começa neste sábado (04/05), às 17h10, em São Januário, com transmissão da TV Cultura, NBB BasquetPass, YouTube do NBB CAIXA, CRVG TV e Jumper, e vai definir quem segue adiante. Veja o que pensam os treinadores sobre o duelo:
Léo Figueiró
Qual a perspectiva para esse duelo?
Um duelo muito equilibrado. Se trata do quarto contra quinto, com campanhas iguais, sendo assim não tem como não pensar em um equilíbrio total.
O que preparou para seu time?
Estamos nos preparando para exercer um defesa muito consistente porque foi isso que nos credenciou a chegar em quarto na fase de classificação.
O que esperar do adversário?
Bauru é uma equipe muito sólida e experiente, sendo assim espero um jogo equilibrado, decidido nos detalhes.
O que os jogos da temporada regular ensinaram para o duelo das quartas?
Mostrou que o caminho para vitórias importantes passa por sermos firmes defensivamente e consistente nas ações ofensivas . E é isso que tentaremos apresentar nas quartas contra o Bauru, que é um adversário que tem todo o nosso respeito.
Paulo Jaú
Qual a perspectiva para esse duelo?
São muito boas! Acredito que vai ser um grande playoff. Os olhos de todo mundo estarão voltados para essa série, levando em conta o equilíbrio de um confronto entre o 4º e o 5º colocados. Fizemos campanhas idênticas, decididas no critérios de desempate. Além disso, cada lado tem a sua estrela. Eles têm o Marquinhos, nós temos o Alex. Será mais um grande duelo entre eles, e quem ganha com isso é a Liga Nacional e os fãs de basquete.
O que preparou para seu time?
Espero que a gente consiga reproduzir aquilo que fizemos de melhor ao longo da temporada: uma equipe que tem uma entrega muito forte dentro de quadra, que valoriza a posse de bola e que joga coletivamente. Dentro de quadra, o time é liderado pelo Alex, mas o grupo não depende só dele. Temos várias peças que colaboram bem no ataque. E mesmo quando um não vai bem em pontos, consegue ajudar em assistências, com rebotes, na defesa… Ponho tudo isso na conta do grupo. Foi assim que chegamos até aqui e é assim que queremos continuar.
O que esperar do adversário?
Estamos esperando uma série muito física por parte da equipe do Vasco. Tecnicamente, o Cauê é um cara muito cerebral, o Eugeniusz também vive um grande momento, jogando como personalidade… Mas, a gente sabe que o grande diferencial é o Marquinhos. Não podemos deixar ele gostar do jogo. Vamos trabalhar para tirar ele da zona de conforto. Só assim vamos conseguir um bom resultado.
O que os jogos da temporada regular ensinaram para o duelo das quartas?
Ensinaram sobre resiliência. No começo, tivemos muitas dificuldades pra vencer os jogos fora de casa. Mas, depois, fomos nos acertando. E, por outro lado, também mostramos força diante da nossa torcida, com pouquíssimas derrotas aqui no ginásio Panela de Pressão. Acredito que o segredo está nesse equilíbrio e, como disse anteriormente, na força do grupo. Quando todo mundo entende o seu papel e colabora a sua maneira, temos tudo pra alcançar os nossos objetivos.
NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.