HOJE
Experiência valorizada
Por Marcius Azevedo
Aos 37 anos e na 18ª edição do NBB CAIXA, Rafa Mineiro alcança a marca de 5 mil pontos e vive momento especial no Sesi Franca, com papel fundamental na rotação de Helinho Garcia
Aos 37 anos, Rafa Mineiro alcançou uma marca que ajuda a contar a própria história do NBB CAIXA: 5.022 pontos anotados ao longo da carreira. Um número expressivo, construído em 18 edições da principal competição do basquete nacional, que simboliza longevidade, adaptação e, sobretudo, constância. Mas, para o ala-pivô, o momento vai além da estatística. Ele carrega um significado especial por estar sendo vivido com a camisa de um time vencedor, o Sesi Franca, atual tetracampeão e novamente entre os grandes favoritos ao título.
“Muito feliz em chegar a essa marca de 5 mil pontos e o melhor momento que descreve essa constância na carreira, tudo? É esse momento que eu estou vivendo agora, de estar na equipe do Sesi Franca, uma equipe multicampeã, que disputa coisas grandes, que está num bom momento e eu também me sentindo muito bem aqui e espero conseguir muitos mais pontos, dessa vez vestindo a camisa do Sesi Franca”, afirmou o jogador.

Rafa Mineiro tem um papel fundamental na rotação do técnico Helinho Garcia no Sesi Franca. Foto: Marcos Limonti/SFC
A trajetória de Rafa Mineiro no NBB CAIXA se confunde com a própria evolução da Liga. Presente desde a primeira edição, em 2008/09, quando defendia o Paulistano, ele acompanhou de perto o crescimento técnico, físico e tático do campeonato e, claro, precisou se reinventar para permanecer em alto nível por tanto tempo.
“Não é fácil permanecer tantos anos assim jogando no NBB CAIXA, um campeonato que foi melhorando. Acompanhei todos os anos e vi o crescimento do basquete em geral e eu tive que mudar muito o meu jogo, evoluir também. No começo eu era um jogador que não arremessava de três pontos e depois vi que o jogo precisava disso, abrir a quadra para os companheiros, também ajudar e ofensivamente evoluí muito nessa questão, principalmente dos três pontos”, explicou.
A adaptação ao basquete moderno foi determinante para prolongar a carreira. Rafa Mineiro passou a espaçar a quadra, tornou-se ameaça no perímetro e manteve como marca registrada a entrega defensiva. “O basquete vai se modificando e, para você permanecer, tentar permanecer em alto nível, tem de acompanhar o molde do basquete. Também tive de melhorar minha defesa, mas o principal que mudou o meu jogo, que acrescentou bastante, foi essa questão da bola de três”, completou.
No Sesi Franca, seu papel é claro e fundamental dentro da rotação comandada pelo técnico Helinho Garcia. Após duas temporadas no KTO Minas, Rafa Mineiro foi contratado para ser uma peça-chave para dar descanso a Lucas Dias e Cristiano Felício, graças à versatilidade que o permite atuar tanto na posição 4 quanto na 5, sempre com leitura de jogo e intensidade defensiva.
“Nessa volta minha ao Sesi Franca, eu tenho um papel um pouco diferente e, ao mesmo tempo, que não é fácil. Você chegar numa equipe multicampeã também é muito prazeroso, jogar ao lado de grandes jogadores, jogadores que conquistaram muito pelo basquete brasileiro e também pelo Sesi Franca”, contou.
“Eu tento manter o meu nível, treinando bastante, buscando ver onde que eu posso me encaixar, seja entrando na posição 4 ou na posição 5, independentemente de onde o Helinho precisar, tento me encaixar o máximo para poder ajudar a equipe, seja na defesa, seja ofensivamente.”
Vindo sempre do banco, Rafa Mineiro se transforma em leitura de jogo e equilíbrio. “O principal é treinar e ver o que o time está precisando, se é ir no rebote, se é uma defesa mais forte e, às vezes, vindo do banco é mais fácil ter essa visão”, analisou.
Ver essa foto no Instagram
Mais do que pontos, o veterano entrega conhecimento. Um dos jogadores mais experientes da Liga, ele utiliza o repertório acumulado ao longo dos anos para orientar companheiros, antecipar movimentos adversários e elevar o nível coletivo, especialmente no sistema defensivo. Aspecto no qual é reconhecido como um dos melhores do NBB CAIXA.
“A experiência ao longo dos anos, jogando tanto tempo aqui no NBB CAIXA, você começa também a conhecer principalmente os adversários. Você vai descobrindo como pode ajudar melhor a equipe no dia a dia”, explicou. “Como um dos caras mais experientes da Liga, conheço praticamente todo mundo, posso dar dica. Esse cara prefere para a direita, para a esquerda, enfim, você vai conhecendo como jogam os times, como joga cada jogador e podendo não só defender esses jogadores, mas também dando toque para o companheiro de equipe para podermos executar melhor na defesa, principalmente na defesa, mas também no ataque.”
A marca dos 5.022 pontos é, portanto, apenas um capítulo de uma história maior. Em um time acostumado a decisões, Rafa Mineiro mostra que experiência, leitura de jogo e compromisso defensivo continuam sendo ativos valiosos, sobretudo quando colocados a serviço de um elenco que segue tentando escrever capítulos vitoriosos no NBB CAIXA.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, patrocínio Cruzeiro do Sul Virtual e parcerias oficiais IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca