#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Rafa Mineiro:Defensor do Ano

11-06-2021 | 11:19
Por Liga Nacional de Basquete

Rafael Mineiro leva de forma inédita o troféu de Defensor do Ano do NBB na temporada 2020/2021; Quinteto de Defesa também é divulgado

Rafael Ferreira de Souza, mais conhecido como Rafael Mineiro, foi uma das peças fundamentais do Flamengo na temporada vitoriosa da equipe, principalmente quando a pauta foi defesa. Entre os indicados ao prêmio de Defensor do Ano, o ala/pivô do Flamengo venceu a concorrência e ficou com a honraria de forma inédita.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

O anúncio aconteceu na Live de Premiação dos Melhores do Ano transmitida nesta sexta-feira (11/06), no Youtube e Facebook do NBB. Ao saber da notícia, o jogador rubro-negro se mostrou bastante feliz.

“Estou muito feliz por tudo, por todo o ano que fizemos, pela temporada incrível de apenas duas derrotas no NBB. Isso ficará marcado na história. Fico feliz de ter feito parte desse time e mais feliz ainda em ter conquistado esse prêmio individual. Esse ano fiz uma função diferente, muitas vezes até na lateral, marcando os alas, algo que não é fácil. Para isso, tinha que assistir mais vídeos, estudar. O desgaste foi maior sim, mas valeu a pena”, disse o jogador.

Com o prêmio, Mineiro desbancou a hegemonia de Alex Garcia (9 vezes) e Jimmy (3 vezes) como os únicos vencedores da categoria. Segundo o ala/pivô, Alex é uma de suas principais inspirações.

“Até brinco com o Jimmy que ele foi meu aprendiz. Jogamos juntos quando ele era ainda bem novo. Também joguei com o Alex, a minha inspiração maior, com certeza. Ele é um exemplo para todos, um cara que internacionalmente sempre foi conhecido pela sua defesa forte, sempre trombando no garrafão mesmo sem ter a altura que eu tenho, mas sempre se impondo no jogo”, disse Rafael Mineiro.

Rafael Mineiro foi essencial para a solidez defensiva do Flamengo na temporada 2020/2021 (Bruno Lorenzo/LNB)

Essencial para uma campanha vitoriosa do Flamengo, que levantou os troféus do NBB, Copa Super 8 e Basketball Champions League Américas, Mineiro anotou médias de 8,1 pontos, 4,7 rebotes, 0,8 roubos de bola e 10,4 de eficiência ao longo da temporada do NBB, se tornando um jogador chave na rotação do rubro-negro carioca comandado por Gustavo De Conti.

Além das médias, das estatísticas, o pivô se mostrou como o  dos melhores defensores do campeonato, sempre com muita firmeza e inteligência na hora de executar a função. Nas Finais, por exemplo, Mineiro foi um dos principais nomes do Flamengo no quesito defesa, sendo responsável direto de marcar e diminuir o volume do principal atleta do São Paulo, o armador Georginho – eleito Armador do Ano do NBB 2020/2021 e indicado ao prêmio de King Of The Season (MVP), este vencido por Lucas Mariano.

O Quinteto de Defesa

Com Rafael Mineiro encabeçando a lista, o Quinteto de Defesa do NBB, oferecido por Plastubos, também foi divulgado durante a Live de Premiação dos Melhores do Ano. A lista é formada por: Rafael Mineiro (Flamengo), Corderro Bennett (São Paulo), Alex Garcia (Bauru), Jimmy (Paulistano) e Danilo Fuzaro (Sesi Franca Basquete).

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Para Rafael Mineiro, o Quinteto de Defesa da temporada 2020/2021 do NBB é um “paredão”.

“Esse quinteto aí ficou difícil de passar, hein. É um paredão (risos). São excelentes defensores e parabéns a todos. Na penúltima temporada (19/20) já fiquei feliz só por ter sido indicado, me incentivou mais. Espero que nessa lista surjam mais jovens e que eu, assim como o Alex fez comigo, possa inspirar outros também”, frisou o Defensor do Ano do NBB 2020/2021.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.