#JOGAJUNTO

Interligas

Quase brasileiro

23-09-2024 | 04:41
Por Juvenal Dias

Com dois meses de adaptação, o grego Rafail Lanaras será atração do Ceisc/União Corinthians no Torneio Interligas que começa nesta quarta-feira (25/09)

O Torneio Interligas Adulto 2024 começa nesta quarta-feira (25/09), na cidade de Corrientes (ARG), e terá quatro times brasileiros na disputa. O Ceisc/União Corinthians vai estrear contra o Regatas e terá Rafail Lanaras como atração, no mínimo, inusitada. Afinal, ele é o primeiro grego a competir no NBB CAIXA e faz parte do elenco da equipe gaúcha na disputa do torneio sul-americano. A melhor parte é o entrosamento com o time, ninguém está falando grego.

Rafail Lanaras em treinamento para se entrosar mais rapidamente com o restante do elenco do União Corinthians. Foto: Divulgação

O torneio, que vale como pré-temporada para o NBB CAIXA 2024/25, contará com as participações do Fortaleza Basquete Cearense/CFO, Unifacisa, Pato Basquete e Ceisc/União Corinthians como representantes nacionais, além dos quatro argentinos Peñarol, Regatas, Platense e San Martin. E o time gaúcho vai lutar pelo título ao mesmo tempo em que o torneio servirá para adaptação de Rafail. A estreia será contra o Regatas, na quarta-feira (25/09), às 21h30.

“Eu ainda não sei muito sobre este torneio. Eu sei que será um grande ano, além desse torneio amigável. É um torneio que o time realmente quer vencer. Jogos amistosos ou competições, eu quero vencer. Isto é o que vamos tentar fazer. Para ser honesto, eu não sei nada sobre o nível das equipes, mas eu confio em meus companheiros e no meu coach. Eu acho que podemos vencer. Estamos prontos para isso. Temos boas chances. E eu mal posso esperar para jogar contra equipes argentinos”, revelou Rafail.

O ala grego chegou há pouco mais de dois meses e tem mostrado muito empenho para contribuir com o que Rodrigo Silva, o treinador do UniCo, pede e espera. O comandante está satisfeito com o que viu de Rafail até o momento. O ala de 22 anos estava defendendo o Rueil Athletic Club, da França, antes de aceitar o convite para atuar pela primeira vez no basquete brasileiro.

“A adaptação dele está sendo da melhor maneira possível. Ele chegou, adorou a cidade. Ele é um cara parecido com o brasileiro, então já se enturmou fácil, todo mundo também teve fácil acesso a ele. Parece que ele já conhece os jogadores aqui, a nós todos, há muito tempo. Está se sentindo em casa, muita vontade de estar treinando, está convivendo com todo mundo, está super feliz. Como falei, gostou muito da cidade, do time, da estrutura e está sempre com cara muito alegre, de bom humor, para frente, um cara que gosta muito de treinar, tenho certeza que vai ajudar muito a gente”, afirmou o treinador.

A energia defensiva, leitura de jogo, o trabalho em pick and roll e na criação de arremessos são características que o jogador traz para o Ceisc/União Corinthians. Antes de atuar pelo Rueil Athletic Club, Rafail defendeu Promitheas Patras e Rethymno Cretan Kings, ambos da Grécia, e LOK Bernau, da Alemanha, além do LDLC Asvel, da França.

Com passagens por tantos lugares diferentes e culturas distintas, ficou fácil do grego apresentar sua ‘brasilidade’. “Assim que eu vim aqui ao Brasil, tudo foi bem fácil, para ser honesto. Porque meus companheiros são incríveis, o coach é incrível, a comissão técnica é muito boa. Desde os primeiros treinos, as pessoas vieram até mim, me explicaram sobre a cultura daqui, sobre o clube, sobre a forma de jogar. É um pouco diferente do que na Europa, é mais físico, mas eu gosto. A primeira semana de prática foi um pouco diferente para me adaptar, mas eu falava com o coach, perguntava algumas questões para ele e ele me explicava. Da mesma forma também com meus companheiros. Então, depois da primeira semana, eu posso dizer que eu realmente encontrei o meu ritmo”, declarou Rafail, que também comentou que gosta do basquete brasileiro e acredita que pode ser um fator de aproximação.

Na última temporada do NBB CAIXA, o Ceisc/União Corinthians terminou a fase de classificação com a 14ª colocação e foi eliminado nas oitavas de final pelo Minas, na primeira vez que chegou aos playoffs da principal competição de basquete do país. O time, que já foi campeão nacional há 30 anos, quando ainda não existia o NBB CAIXA, quer dar um passo além na temporada 2024/25 e conta com a energia e bom humor do grego de 22 anos para isso.

Buscar o título do Torneio Interligas será uma injeção de ânimo para começar bem o primeiro turno nacional, que terá a estreia do UniCo fora de casa, contra a Unifacisa, na terça-feira (15/10). O torneio sul-americano terá duração até o domingo (29/09).

“A primeira temporada no Brasil será  como um sonho para mim. Nunca esperava que o basquete me trouxesse para o outro lado do mundo. Especialmente no Brasil, no maior país da América do Sul. É incrível para mim. Eu adoro isso aqui. Eu não sei muito sobre as outras equipes, porque eu sou um novato nesta Liga. Mas eu tenho uma ideia. Eu conheço alguns times e alguns jogadores. Mas eu preciso jogar algumas partidas para ver a competitividade de fato. Estou realmente animado também porque eu sou o primeiro jogador greco que veio para o Brasil. E eu mal posso esperar para mostrar aos nossos torcedores e à nossa cidade o que podemos fazer. Vim aqui para dar energia, uma maneira diferente de jogar. Eu mal posso esperar para que a temporada comece”, finalizou Rafail.