HOJE
Raio X – Pinheiros x Joinville
Por Liga Nacional de Basquete
Confira as principais informações das equipes de Pinheiros e Joinville, que se enfrentam nas quartas de final do NBB
Líder durante boa parte da fase de classificação, o Pinheiros/SKY terminou com a segunda colocação na tabela e ganhou um descanso na primeira rodada dos playoffs. Agora, em série válida pelas quartas de final, o time de São Paulo tem o desafio de encarar o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, que nas oitavas de final eliminou Limeira. É o segundo ano consecutivo que as equipes se encontram nas quartas. Na primeira ocasião, os paulistas levaram a melhor, 3 a 2.

Pinheiros/SKY – 21 vitórias e 7 derrotas (2º colocado)
Time base: Figueroa, Shamell, Marquinhos, Olivinha e Morro
Ponto forte: Trio de ferro
O ataque do Pinheiros é um dos mais poderosos do NBB. Com 86,7 pontos por partida, aparece em terceiro neste fundamento. Destes pontos, 52,7 – o equivalente a 60,7% – saem das mãos do trio de ferro formado por Shamell, Marquinhos e Olivinha.
Ponto fraco: Rebotes
Se marcar pontos não é um problema para os pinheirenses, já não se pode dizer o mesmo dos rebotes. Com média de 29,0 por partida, a equipe é a pior neste fundamento entre as oito equipes classificadas para as quartas de final.
Destaque individual: Marquinhos
Ao lado de Shamell, Marquinhos forma uma das duplas de alas mais mortais do NBB. Eficiente em todos os fundamentos, o camisa 11 pinheirense acumula médias de 18,0 pontos, 3,8 rebotes e 2,4 assistências por partida na temporada 2011/2012, além de converter 41,2% dos arremessos de longa distância.
6º homem: Paulinho Boracini
Um dos fortes candidatos ao prêmio de melhor sexto homem da temporada, Paulinho Boracini chegou ao Pinheiros nesta temporada com a função de trazer pontos vindo do banco de reservas. E o armador vem cumprindo bem esta função e é o quarto cestinha da equipe, com 7,6 pontos, atrás apenas do trio de ferro.
Cia. do Terno/Romaço/Joinville – 14 vitórias e 14 derrotas (8º colocado)
Oitavas de final – 3 x 2 (vs. Limeira)
Time base: Kojo, André Góes, Audrei, Bishop e Shilton
Ponto forte: Rebotes
Com o trio Shilton, Bishop e Tiagão, o garrafão do time do Joinville é um dos mais consistentes quando o assunto é rebotes. Na série contra Limeira, nas oitavas de final, a equipe alcançou uma média de 34,2 rebotes por partida, acima dos 30,7 que o time acumula na temporada. Se considerarmos apenas o desempenho dos playoffs, os catarinenses liderariam o NBB no fundamento.
Ponto fraco: Erros
Com a maior intesidade e tensão dos jogos de playoffs, subiu também a média de erros por jogo do Joinville. No acumulado da temporada, o time soma 12,3 erros por jogo, mas levando em conta apenas a série contra Limeira a média sobe para 14,6.
Destaque individual: Kojo Mensah
O norte-americano Kojo Mensah chegou a Joinville com a temporada já em andamento, mas rapidamente se tornou um dos principais jogadores da equipe. Na primeira rodada dos playoffs, o armador foi fundamental para a classificação com médias de 17,4 pontos, 5,0 rebotes e 4,6 assistências.
6º homem: Tiagão
O pivô Tiagão foi peça fundamental na vitória por 3 a 2 na série contra Limeira. Vindo do banco de reservas, o camisa 20 ficou em quadra uma média de pouco mais de 19 minutos e somou 10,6 pontos e 7,0 rebotes, bem acima de suas médias na temporada, que são de 6,3 pontos e 3,2 rebotes.
Datas dos confrontos:
27/04 (Sexta-feira)
20h – Cia. do Terno/Romaço/Joinville x Pinheiros/SKY
01/5 (Terça-feira)
19h – Pinheiros/SKY x Cia. do Terno/Romaço/Joinville
03/5 (Quinta-feira)
20h – Pinheiros/SKY x Cia. do Terno/Romaço/Joinville
08/5 (Terça-feira)*
19h – Cia. do Terno/Romaço/Joinville x Pinheiros/SKY
11/05 (Sexta-feira)*
20h – Pinheiros/SKY x Cia. do Terno/Romaço/Joinville
*Se necessário
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca