HOJE
Raio X – São José x Brasília
Por Liga Nacional de Basquete
Confira as principais informações das equipes de São José e Brasília, que decidem o título do NBB no próximo sábado
Restam apenas duas equipes na briga pelo título da temporada 2011/2012 do NBB. Neste sábado (02), às 10h, o São José/Unimed/Vinac tenta acabar com o domínio do Uniceub/BRB/Brasília, que busca o tricampeonato consecutivo no NBB. Será a primeira vez que a final será decidida em jogo único e o palco escolhido é o Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). Quem vai levar a mehor?

São José/Unimed/Vinac – 23 vitórias e 5 derrotas (1º colocado)
Quartas de Final: 3 a 0 vs. Franca
Semifinal: 3 a 2 vs. Flamengo
Time base: Fúlvio, Laws, Dedé, Jefferson e Murilo
Ponto forte: Conjunto
São José vive um momento iluminado no NBB. Repetindo o bom trabalho alcançado na fase de classificação os joseenses figuram entre os líderes em muitas das principais estatísticas dos playoffs. O time do Vale do Paraíba é o dono do melhor ataque, com média de 92,8 pontos por jogo, sendo líder no aproveitamento de 3 pontos, 40,9%, e de 2 pontos, 60,0%. A equipe também é a que mais distribui assistências, 17,8, e tocos, 3,2.
Ponto fraco: Roubos de bola
Difícil encontrar algum fundamento onde São José não figure, pelo menos, entre os cinco primeiros da lista. A única estatística que os joseenses não se destacam é a de roubos de bola. Nos playoffs, a equipe recuperou, em média, 5,7 bolas por partida, sendo apenas o décimo colocado no quesito.
Destaque: Dupla dinâmica
Qualidade e entrosamento não faltam à dupla Fúlvio e Murilo, que são os principais responsáveis pela ótima campanha dos joseenses. Nos playoffs, o armador soma 15,0 pontos por jogo e lidera nas assistências, com 7,9. Já o pivô, forte candidato ao prêmio de MVP da temporada, é o cestinha dos playoffs, com 22,6 pontos anotados por jogo, além de coletar 8,5 rebotes e distribuir 1,3 tocos.
6º homem: Chico
Os números de Chico, nos playoffs, são discretos, 5,2 pontos e 2,6 rebotes. Mas a principal contribuição do ala/pivô não é no ataque, e sim na defesa. Atlético e explosivo, Chico traz para a quadra intensidade na marcação, o que lhe rendeu uma média de 1,0 tocos por partida no mata-mata.
Uniceub/BRB/Brasília – 21 vitórias e 7 derrotas (3º colocado)
Quartas de Final: 3 a 0 vs. Bauru
Semifinal: 3 a 2 vs. Pinheiros
Time base: Nezinho, Alex, Arthur, Giovannoni e Alírio
Ponto forte: Ataque
Embora a defesa seja o maior foco dos jogadores do Brasília, é o ataque da equipe que vem fazendo a diferença nos playoffs. O time da capital federal é o segundo que mais pontua no mata-mata, com média de 85,7 pontos por jogo, atrás apenas do São José. As bolas de 3 pontos é parte fundamental desse sucesso ofensivo, com um aproveitamento de 37,2%, o terceiro melhor dos playoffs.
Ponto fraco: Erros
Em busca sempre do contra-ataque e de saídas em velocidade, o time do Brasília acaba cometendo um alto número de erros. Por partida, são 14,4 desperdício de bola, o segundo pior índice dos playoffs. Nezinho é quem lidera a estatística, com 3,8 erros por jogo.
Destaque: Trio de Ferro
Alex, Nezinho e Giovannoni formam o “Trio de Ferro” da equipe candanga. Presenças constantes em convocações da Seleção Brasileira, os três estão em sua terceira temporada atuando juntos e buscam o tricampeonato do NBB. Somados, eles são responsáveis por 49,5 pontos por jogo na fase de mata-matas, 57% do total da equipe.
6º homem: Tischer
Titular durante boa parte da temporada, Lucas Tischer foi utilizado como arma foi utlizado como arma vindo do banco de reservas na série semifinal contra o Pinheiros. O grandalhão, de 2,07m, ficou em quadra 16,6 minutos por jogo diante dos paulistas e acumulou médias de 9,4 pontos e 2,6 rebotes.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca