HOJE
Raio X – São José x Franca
Por Liga Nacional de Basquete
Confira as principais informações das equipes de São José e Franca, que se enfrentam nas quartas de final do NBB
O líder da fase de classificação inicia os playoffs cercado de expectativas. O São José/Unimed/Vinac faz sua melhor campanha na história do NBB e abre sua participação nos playoffs em uma série contra a tradicional equipe do Vivo/Franca, atual vice-campeã da competição. Neste clássico paulista, apenas segue na luta pelo título.

São José/Unimed/Vinac – 23 vitórias e 5 derrotas (1º colocado)
Time base: Fúlvio, Laws, Dedé, Jefferson e Murillo
Ponto forte: Assistências
O São José é a equipe que mais distribui assistências nesta edição do NBB. Ao todo são 17,7 por partidas, que ajudam o ataque joseense a ser o quarto melhor da competição, com média de 86,5 pontos. Quem comanda a equipe neste fundamento é o armador Fúlvio, líder de assistências na temporada, com 8,3 por jogo.
Ponto fraco: Erros
No contraponto das assistências estão os erros. O time do Vale o Paraíba é o quinto que mais desperdiça bolas no NBB, com média de 13,7 erros por jogo. Neste quesito quem lidera o time também é Fúlvio, com média de 3,1 desperdícios por jogo, o segundo em todo o NBB.
Destaque: Murilo
Murilo faz uma temporada excepcional. O pivô. Forte candidato ao prêmio de MVP da temporada, é o único jogador a manter médias de duplo-duplo em toda a competição. Ele é o segundo maior cestinha do NBB, com 20,1 pontos por jogo, e lidera a estatítica de rebotes, com média de 10,2.
6º homem: Chico
Chico é responsável por trazer energia vindo do banco de reservas do time de São José. Especialista em defesa, o ala/pivô acumula média de 5,3 pontos e 3,1 rebotes, e converte 51,7% dos arremessos de 3 pontos.
Vivo/Franca – 13 vitórias e 15 derrotas (10º colocado)
Oitavas de final – 3 x 0 (vs. Paulistano)
Time base: Helinho, Sowell, Basden, Drudi e Ivanovic
Ponto forte: Defesa
A principal arma francana para chegar às quartas de final foi a defesa. Na série contra o Paulistano, vencida por 3 a 0, a equipe sofreu uma média de 75,3 pontos por partida, bem abaixo dos 83,5 registrados na fase de classificação, e em dois dos três jogos segurou o adversário abaixo dos 70 pontos.
Ponto fraco: Aproveitamento
Nos três jogos diante do Paulistano nas oitavas de final, a equipe francana não acertou a mão e registrou um aproveitamento abaixo da média. Nas bolas de 3 pontos o índice de acerto foi de 35% e nas tentativas de 2 pontos de 47%.
Destaque individual: Sowell
O norte-americano Kevin Sowell manteve sua condição de cestinha do time também nos playoffs. Na primeira rodada do mata-mata, o ala/armador registrou 18 pontos de média e também contribuiu com 3,0 rebotes e 5,0 assistências por partida.
6º homem: Ricardo Probst
Recuperado de lesão que o afastou da reta final da primeira fase, Ricardo Probst se tornou uma importante arma do banco de reservas francano. Bastante acionado por Hélio Rubens, registou 7,0 pontos e 4,6 de média nas oitavas de final.
Datas dos confrontos:
27/04 (Sexta-feira)
21h – Vivo/Franca x São José/Unimed/Vinac
01/5 (Terça-feira)
19h – São José/Unimed/Vinac x Vivo/Franca
03/5 (Quinta-feira)
20h – São José/Unimed/Vinac x Vivo/Franca
08/5 (Terça-feira)*
19h – Vivo/Franca x São José/Unimed/Vinac
11/05 (Sexta-feira)*
21h – São José/Unimed/Vinac x Vivo/Franca
*Se necessário
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca