HOJE
Raio X – Flamengo x Uberlândia
Por Liga Nacional de Basquete
Confira as principais informações das equipes de Flamengo e Uberlândia, que se enfrentam nas quartas de final do NBB
Esta série tem tudo para ser uma das mais imprevisíveis e disputadas das quartas de final. O quarto colocado, Flamengo, tem pela frente o quinto, Unitri/Universo. Além da proximidade na tabela, cada equipe venceu uma vez na fase de classificação, e fora de casa. No primeiro turno, os mineiros venceram no Rio por 89 a 81. No returno, vitória carioca em Minas Gerais por 98 a 96.
Flamengo – 21 vitórias e 7 derrotas (4º colocado)
Time base: Hélio, Jackson, Marcelinho, Kammerichs e Caio Torres
Ponto forte: Ataque
O ataque do Flamengo é o mais poderoso do NBB. Com um elenco recheado de boas opções ofensivas, a equipe carioca lidera o fundamento no campeonato com 88,1 pontos por partida. Também é do Flamengo o cestinha da temporada, o ala Marcelinho, que registra média de 21,3 pontos. E tudo isso errando pouco. Com 11,1 desperdícios por jogo, o time do Rio de Janeiro é o que menos erra na competição.
Ponto fraco: Defesa
A defesa rubro-negra sofreu, em média, 77,6 pontos por jogo na temporada regular. Mas se levarmos em conta apenas os sete últimos confrontos, este número sobe para 86,5 por partida. Em outras estatísticas defensivas, a equipe também não aparece bem. É a que menos rouba bolas em toda a competição, com média de 6,1 recuperações, e é apenas a 13ª em tocos, com 1,64 por jogo.
Destaque individual: Marcelinho
Pela quarta temporada consecutiva, Marcelinho é o maior cestinha do NBB. Com média de 21,3 pontos por partida, o veterano ala de 37 continua com a mão calibrada, convertendo 39,1% nos tiros de 3 pontos. Também contribui com 4,1 rebotes e 3,8 assistências.
6º homem: Duda
Duda começou a temporada de maneira tímida e com números discretos. Cresceu de produção com o andamento do campeonato. Com a ausência de Marcelinho nas últimas quatro partidas, assumiu a condição de titular e anotou médias de 15,2 pontos, 3,0 rebotes e 2,0 assistências, bem acima dos 6,6 pontos, 1,4 rebotes e 1,1 assistências acumulados em toda a temporada. Com o retorno de Marcelinho, Duda tem a missão de manter o bom desempenho saindo do banco de reservas.
Unitri/Universo – 18 vitórias e 10 derrotas (5º colocado)
Oitavas de Final – 3 a 1 (vs. Tijuca)
Time base: Valtinho, Collum, Day, Cipolini e Leo Waskiewics
Ponto forte: Arremessos de 3 pontos
A dupla de alas norte-americanos é a grande arma ofensiva do time de Uberlândia. Robert Day é o cestinha dos playoffs até agora, registrando média de 19,2 pontos e 42,3% nos tiros de 3 pontos. Seu companheiro, Robby Collum, se sai ainda melhor nos arremessos de longa distância, com 44% de acerto, embora tenha média de pontos um pouco inferior, 16,0 por jogo.
Ponto fraco: Rebotes
Na série das oitavas de final contra o Tijuca, embora Uberlândia tenha levado a melhor por 3 a 1, em apenas uma oportunidade os mineiros venceram a briga pelos rebotes. Foi no jogo 3, justamente quando a equipe venceu sua partida mais elástica, com 16 pontos de diferença. Contra um garrafão formado por Kammerichs e Caio Torres, Uberlândia pode novamente encontrar dificuldade neste fundamento.
Destaque: Valtinho
Líder e grande maestro da equipe, Valtinho não está com 100% de sua condição física. Sofrendo com dores no pé, o armador tem jogado no sacrifício, mas, mesmo assim, a equipe apresenta rendimento superior quando o camisa 9 está em quadra. Nos quatro jogos contra o Tijuca, o armador registrou médias de 12,7 pontos e 5,0 assistências.
6º homem: Gruber
Depois de sofrer uma torção no tornozelo durante o Torneio Interligas, Gruber ficou fora da reta final da fase de classificação e dos primeiros dois jogos dos playoffs. Agora, com Cipolini assumindo a condição de titular, o ala/pivô deve ficar como opção para técnico Rodrigo Silva no banco de reservas. Na temporada, soma 12,1 pontos, 3,9 rebotes e 1,2 assistências por partida.
Quartas de final – (4º) Flamengo x Unitri/Universo (5º)
28/4 (Sábado)
18h – Unitri/Universo x Flamengo
01/5 (Terça-feira)
17h – Flamengo x Unitri/Universo
04/5 (Sexta-feira)
19h – Flamengo x Unitri/Universo
08/5 (Terça-feira)
20h – Unitri/Universo x Flamengo
11/05 (Sexta-feira)
19h – Flamengo x Unitri/Universo