HOJE
Raio X – Uberlândia x Tijuca
Por Liga Nacional de Basquete
Confira as principais informações das equipes de Uberlândia e Tijuca, que se enfrentam nas oitavas de final do NBB
Quinto colocado na fase de classificação, o Unitri/Universo encara o Tijuca/Rio de Janeiro na primeira rodada dos playoffs tentando espantar de vez as lesões. A equipe mineira chegou a liderar o campeonato no primeiro turno, mas com a baixa de Valtinho caiu de rendimento. Mesmo assim, a equipe garantiu a quinta colocação e o mando de quadra nas oitavas de final. Já o Tijuca, que disputa a primeira temporada no NBB, conseguiu a classificação na última rodada e espera surpreender o adversário.
Unitri/Universo – 18 vitórias e 10 derrotas (5º colocado)
Time base: Valtinho, Collum, Day, Gruber e Leo Waskiewics
Ponto forte: Arremessos de 3 pontos
Com artilharia pesada dos 3 pontos, Uberlândia é a segunda equipe do NBB que mais converte arremessos de longa distância, 8,7 por partida, e o segunda em aproveitamento, com média de 38,9%.
Ponto fraco: Lesões
Cérebro da equipe, o armador Valtinho sofreu uma lesão no pé durante a temporada e, sem ele, a equipe perdeu posições na tabela. O camisa 9 retornou mas está longe dos 100% das condições físicas e sofre com as dores. Outra importante peça, o ala Luis Gruber, se lesionou na disputa do Interligas e desfalcou a equipe nos dois últimos jogos.
Destaque individual: Robby Collum
Sem Valtinho, Robby Collum assumiu a responsabilidade de comandar a equipe, por muitas vezes atuando como armador. O norte-americano, além de liderar a equipe em assistências, com 5,2 por partida, também é o cestinha, com média de 17,3 pontos.
6º homem: Cipolini
Explosivo, o ala/pivô é responsável por trazer energia vindo do banco de reservas. Além de pontuar em arremessos de média distância, Cipolini também é responsável por belas enterradas durante as partidas. Suas médias na temporada são de 11,1 pontos e 4,0 rebotes.
Tijuca/Rio de Janeiro – 9 vitórias e 19 derrotas (12º colocado)
Time base: Gegê, Manteguinha, Diego Conceição, Fernando Mineiro e Rodrigo Bahia
Ponto forte: Conjunto
O técnico Miguel Ângelo da Luz tem em seu elenco peças para armar a equipe de diferentes maneiras, de acordo com o adversário e o andamento da partida. Ao todo são nove jogadores com média superior a 15 minutos por jogo e apenas Manteguinha (33,6 minutos) fica em quadra por mais de 30.
Ponto fraco: Arremessos de 3 pontos
A equipe do Tijuca é a segunda pior em aproveitamento nos arremessos de longa distância, com 31,9%, e é a terceira pior em número de acertos por jogo, com média de 5,8 conversões.
Destaque individual: Manteguinha
Contratado nesta temporada para o ser o líder da equipe, Manteguinha é o cestinha tijucano na temporada, com média de 10,9 pontos por jogo, e também lidera a equipe em assistências, 3,0, e aproveitamento de 3 pontos, 38,5%.
6º homem: Casé
Titular no início da temporada, Casé se tornou uma das boas opções de Miguel Ângelo da Luz no banco de reservas da equipe. Atlético, o ala/pivô acumula médias de 8,0 pontos e 4,8 rebotes.
Datas dos confrontos:
14/04 (Sábado)
18h – Tijuca/Rio de Janeiro x Unitri/Universo
18/04 (Quarta-feira)
20h – Unitri/Universo x Tijuca/Rio de Janeiro
20/04 (Sexta-feira)
19h – Unitri/Universo x Tijuca/Rio de Janeiro
23/04 (Segunda-feira)*
19h – Tijuca/Rio de Janeiro x Unitri/Universo
25/04 (Quarta-feira)*
20h – Unitri/Universo x Tijuca/Rio de Janeiro
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca


