HOJE
Estreia com vitória
Por Juvenal Dias
Raulzinho é o terceiro maior pontuador do Pinheiros em sua reestreia no NBB CAIXA, atua por 18 minutos e traz mais energia para os companheiros em vitória fora de casa
Em sua reestreia após 13 anos longe das quadras do NBB CAIXA, Raulzinho demonstrou a qualidade de um jogador que percorreu as principais ligas do mundo e conduziu o Pinheiros, principalmente nos três primeiros quartos, à primeira vitória fora de casa na temporada 2024/25. Jogando em São Januário, a equipe paulista venceu o R10 Score Vasco da Gama por 65 a 62 nesta segunda-feira (21/10) e o armador anotou 11 pontos, pegou quatro rebotes e deu duas assistências. Foi a segunda vitória do time, que tinha superado o Pato Basquete, por um ponto, ainda sem Raulzinho.
Logo no primeiro lance, com 11 segundos de jogo, Raulzinho mostrou o melhor que tem a oferecer. Uma assistência milimétrica para o pivô Bernardo da Silva abrir o marcador em baixo da cesta. Mas, no primeiro quarto, o armador não teve muito respiro de marcação e acusou a ausência de ritmo de jogo, já que cometeu duas faltas, pegou um rebote defensivo, cometeu um erro em construção de jogada. Se essas ações estava dentro do jogo, acertar um ponto em 11 tentados, acertando apenas o terceiro lance livre no final do quarto na sua falta recebida quando tentou o primeiro arremesso de fora, não era o esperado. Muito pode ter sido também pelo nervosismo da reestreia, isso tudo em pouco mais de cinco minutos em quadra. Mas seu ponto serviu para empatar a partida em 10 a 10.
Nitidamente, Raulzinho se sentiu mais confortável no segundo quarto. Sua função principal é dar ritmos e encontrar os espaços para servir companheiros, mas sua contagem de pontos melhorou, acertando os três arremessos de lance livre que tentou. Além disso, acertou um arremesso dentro do garrafão que ampliou a vantagem do Pinheiros, em 27 a 23, antes que o R10 Score Vasco da Gama descontasse mais três pontos para ir ao intervalo com um ponto de diferença. O armador permaneceu em quadra por quase cinco minutos e meio e seu aproveitamento subiu com o 5/8 (62,5%), assim como o restante de seu time, que fez sete pontos a mais do que no quarto anterior.
+ Confira as estatísticas da partida entre R10 Score Vasco da Gama x Pinheiros
O camisa 19 do Pinheiros foi combativo, sofreu pressão por parte da torcida dentro do ginásio de São Januário e também por alguns jogadores do lado cruzmaltino. Eugeniusz tentou uma intimidação após uma enterrada e prontamente foi chamado sua atenção pelo companheiro Marquinhos, que mostrou fidalguia e que não à toa é considerado uma lenda no NBB CAIXA. Mesmo assim, Raulzinho anotou 5/11 pontos, pegou dois rebotes ofensivos e um defensivo, além de mais uma assistência em uma crescente evolução na partida e com mais minutos a cada quarto, passando dos seis nesse terceiro período.
Com um minuto e alguns segundos em quadra, Raulzinho foi um expectador em maior parte do último quarto, torcendo e incentivando os companheiros de Pinheiros. Mas deu para ver que o restante do time tem muita qualidade e será extremamente combativo ao longo da temporada. O mesmo Bernardo da Silva que recebeu sua assistência no começo do jogo, protagonizou uma ponte aérea com assistência de Reynan e terminou como cestinha da equipe, com 15 pontos e com duplo-duplo, com dez rebotes. E Reynan também superou o armador na pontuação, anotando 14 pontos.
+ Veja as imagens do confronto entre R10 Score Vasco da Gama x Pinheiros
Ao final do jogo, Raulzinho conversou com a reportagem na transmissão do YouTube do NBB CAIXA. “Todos esses anos fora jogando basquete, me fez um jogador e uma pessoa mais experiente. O Raulzinho de 32 anos agora é mais experiente, um pouco mais ‘baleado’ das lesões, mas com a cabeça boa e positiva de conseguir ganhar meu ritmo, ajudar ao Pinheiros da melhor maneira possível. A diferença está nessa experiência, nas vivências que tive fora e poder passar isso para os garotos do Pinheiros. Esse sãos os motivos pelos quais escolhi esse time para voltar”, analisou o armador, respondendo sobre a diferença do Raulzinho com 19 anos para o momento atual.
“Detalhes de dentro de quadra, de jogo, de leitura de jogo, coisas que só aprende jogando. A equipe é muito jovem e comete erros que é normal no começo da carreira. O Reynan é um jogador que tem um talento incrível e que sempre me pergunta, pedindo alguns toques. É legal passar isso e ver que eles escutam, respeitam e tentam botar em prática. Cheguei há uma semana, já vi uma evolução no time, fizemos cinco ou seis treinos juntos. Não sou uma pessoa de falar muito, então meu exemplo maior é estando dentro da quadra, trabalhar duro, jogar, tentar tomar decisões certas e jogar em equipe. Tudo isso eles verão e entenderão como o que é preciso para alcançar seus objetivos e crescer no basquete”, comentou Raulzinho no entendimento do que ele pode passar para os companheiros de time.
Dessa forma, com a estreia do astro do basquete mundial dentro da temporada 2024/25 do NBB CAIXA, o basquete nacional fica mais forte e estimulado a continuar crescendo. Afinal, o basquete acontece aqui e é fortalecido com a presença de Raulzinho nos melhores ginásios do país. O Pinheiros agradece e será mais um fator de preocupação para os adversários.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.