#JOGAJUNTO

ESG / NBB Caixa

Don-Don no Andaraí

23-10-2024 | 12:14
Por Juvenal Dias

Raulzinho conversa e bate bola com garotada do projeto do ídolo Marcelinho Machado, no Rio de Janeiro, entre seus compromissos no NBB CAIXA

No tempo que Dondon jogava no Andarahy
Nossa vida era mais simples de viver
Não tinha tanto Miserê, nem tinha tanto Ti-Ti-Ti

 

 

 

Don-Don era um craque que jogou nos anos 30 do século passado, no extinto Andarahy Athletico Club. Sua categoria inspirou o samba de Ney Lopes que ficou popularizado nas vozes de Zeca Pagodinho e Dudu Nobre. Quase cem anos se passaram e um novo craque pisou nas quadras do bairro de Andaraí, no Rio de Janeiro.

Depois de estrear pelo Pinheiros na vitória por 65 a 62 diante do R10 Score Vasco da Gama, em seu retorno ao basquete brasileiro, Raulzinho Neto aproveitou a passagem pelo Rio de Janeiro para fazer uma visita ao núcleo Andaraí do ‘M4 nas Escolas‘, projeto social de Marcelinho Machado, ex-capitão do Flamengo e Seleção Brasileira, na tarde da última terça-feira (22/10).

Na quadra da Escola Municipal Presidente João Goulart (Jango), cerca de 60 jovens e crianças do ‘M4’ conversaram com o ídolo e fizeram o armador da Seleção Brasileira voltar no tempo, relembrando a época em que tinha a mesma idade da maioria dos meninos e meninas do projeto.

Raulzinho na visita ao projeto social “M4 nas Escolas”. Foto: Divulgação MPC Rio

“É muito bom voltar ao Brasil e conhecer um projeto tão bacana como esse, de um grande amigo como o Marcelinho, e poder me ver nessas crianças. Eu já tive a idade deles, já tive sonhos como eles, e ficava sempre muito feliz quando vinha um atleta profissional aos treinos, quando tinha esse contato com jogadores que passavam pra gente suas experiências. Aquilo me dava mais motivação, era alguém para eu me espelhar, e é muito bom poder ser alguém que inspire essas crianças”, afirmou Raulzinho, que atuou por oito temporadas na NBA e defende a Seleção há 15 anos.

+ Leia Mais: Saiba quem são os jogadores que já passaram na liga americana e hoje atuam no NBB CAIXA

Lançado em 2019, o ‘M4 nas Escolas’ atende mais de 200 meninos e meninas de 9 a 15 anos no contraturno escolar em três escolas do município localizadas no Andaraí, na Penha e na Taquara. Todos os polos contam também com o acompanhamento de assistentes sociais. Luís André Costa, gestor técnico do projeto, destacou o impacto das palavras de Raulzinho em todos no encontro.

“Isso é imensurável. Poder dividir esse conhecimento com essas crianças, aprendendo com o Raulzinho, ficam todas as mensagens que ele falou em relação aos sonhos dele, em relação às decepções dele, e como lidar com isso. E, principalmente, como ele buscou o sonho dele. Isso despertou em todos aqui, nas crianças e na nossa equipe, o desejo de estar buscando a cada momento, lutando por aquilo que a gente sonha”, refletiu o gestor técnico.

Raulzinho volta à quadra na manhã desta quinta-feira, dia 24, para enfrentar o Botafogo, a partir das 11h, no Tijuca Tênis Clube, em partida válida pela terceira rodada do primeiro turno do NBB CAIXA 2024/25. No sábado, às 18h, o confronto será diante do Flamengo, no Maracanãzinho.

+ Leia Mais: Prêmio NBB CAIXA Social premia KTO Minas e Fortaleza B.C/CFO

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.