HOJE
Super 15
Por Liga Nacional de Basquete
Campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Basketball em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes reúne 54 equipes e quase 700 atletas nesta semana no Espírito Santo
O futuro do basquete brasileiro quica no ritmo dos sonhos no Espírito Santo. Maior campeonato de base do País, o Super 15 é uma realização da Confederação Brasileira de Basketball em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes e abre suas portas nesta semana para uma geração inteira que respira o jogo e transforma cada lance em aprendizado.
São 54 equipes e quase 700 atletas, vindos de diferentes cantos do Brasil. O campeonato tem como objetivo proporcionar experiências de alto nível competitivo para jogadores em desenvolvimento, além de promover a integração entre diferentes clubes e projetos. Em quadra, a expectativa é de jogos intensos e de muita qualidade técnica, servindo como vitrine para futuros talentos do basquete brasileiro.

O Super 15 reúne 54 equipes e quase 700 atletas, vindos de diferentes cantos do Brasil. Foto: CBB
“O Super 15 é um campeonato incrível, uma realidade da CBB junto do CBC e que já rende frutos para as nossas seleções de base. É uma governança importante e que mostra o quanto estamos trabalhando na base. Colocando quase 700 atletas para jogarem no mesmo local, ajudando técnicos, staffs e todo o mapeamento de novos valores também”, afirmou o presidente da CBB, Marcelo Sousa.
Todos os envolvidos estão convivendo em um único espaço, o Sesc Guarapari, jogando, se alimentando e trocando experiências por oito dias no Espírito Santo, numa parceria também com a Federação Capixaba de Basquete, presidida por Rogério Machado.
“Mais um ano em Guarapari com o Super 15, um evento que já mostrou que veio para ficar. Com atletas e todo o staff, serão mais de mil pessoas em oito dias de imersão no basquete. Um trabalho gostoso de fazer e que nos deixa muito felizes”, disse Alex Oliveira, coordenador técnico dos torneios da CBB.
Ver essa foto no Instagram
Ao todo, serão quatro quadras com mais de 20 jogos por dia. Todos ao vivo no YouTube da Fecaba. Além do ginásio principal, que recebeu os treinos da seleção brasileira adulta nas últimas semanas, o complexo do Sesc terá ainda outras três quadras cobertas, com piso modular e iluminação renovada em LED.
Pelo formato de disputa, as equipes foram divididas nas Classificatórias A e B. Na primeira fase, os times jogam dentro dos seus grupos, com os melhores avançando para as quartas de final. Campeão, vice e terceiro colocado de cada Classificatória garantem um lugar na fase final, que acontece no Olympico, em Belo Horizonte, entre 16 e 24 de novembro.
Paulistano (SP), Minas Tênis Clube (MG), Pinheiros (SP), São Paulo (SP), Sesi Franca (SP), Olympico (MG), Palmeiras (SP), Ginástico (MG), Internacional de Regatas (SP) e Clube de Campo de Rio Claro (SP) já estão classificados para a disputa da fase final.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca