HOJE
Recompensa que vale ouro!
Por Liga Nacional de Basquete
“Veteranos” na LDB, Alexey, Antonio, Du Sommer e João Pedro brilham no título francano e escrevem seus nomes na história da competição

Experiência de sobra: Du, João Pedro, Antonio e Alexey foram as referências do título francano (Luiz Pires/LNB)
O título da LDB 2016 é especial para o Sesi-SP/Franca Basquete, porém ainda mais para quatro jogadores da equipe. Pilares do time dirigido pelo técnico Daniel Watffy durante a conquista invicta, Alexey, Antonio, Du Sommer e João Pedro são “veteranos” de LDB e agora tiveram suas trajetórias coroadas com o título da sexta edição da competição, conquistado de maneira invicta.
Crias francanas, Alexey, Antonio e João Pedro disputam a LDB lado a lado com a camisa francana desde 2013. Crescendo ano a ano, os três jogadores se firmaram como os grandes pilares da equipe na disputa do campeonato Sub-22 e ainda são peças efetivas no elenco profissional para a temporada 2016/2017.
“Nosso time tinha alguns jogadores que eram as referências mesmo e eles fizeram isso valer dentro de quadra. Os três estão conosco há muito tempo e, inclusive, o Antonio e o Alexey são nascidos em Franca. Nosso time teve o conjunto como grande trunfo e isso passa muito pelo desempenho que esse trio teve”, disse o técnico francano Daniel Watffy.
“Desde aquela época estamos batalhando muito para chegar a este momento. A LDB ajudou demais no meu desenvolvimento como jogador e tenho certeza de que também ajudou muito os outros garotos. Temos muito que agradecer ao Paulão. Ele foi nosso técnico nas primeiras edições da LDB e por conta de problemas de saúde não pode mais estar conosco”, disse Alexey, que fechou a competição com médias de 11,6 pontos e 4,7 assistências por jogo.

Alexey teve grandes atuações individuais ao longo da campanha invicta do Franca na LDB 2016 (Luiz Pires/LNB)
Em 2013, após Léo Meindl e Lucas Mariano se firmarem na equipe adulta, o trio passou a ganhar notoriedade na LDB, mas a precoce eliminação francana deixou dúvidas sobre onde poderia chegar essa nova geração. No ano seguinte, a campanha de 16 vitórias em 23 jogos por pouco não levou a equipe à segunda fase.
“Temos sido um time competitivo na LDB nos últimos anos, mas o título não vinha. Fomos melhorando ano a ano e a recompensa veio agora. Esse ano viemos com tudo e o resultado está aí. Particularmente falando seria minha última oportunidade de entrar nesse seleto grupo de campeões da LDB e não queria deixar passar essa chance. Acho que tive um bom desempenho ao longo da competição e a felicidade é imensa pelo título”, afirmou Antonio, que disputa a LDB pelo Franca desde 2012.

Desde 2013: João Pedro e Antonio, junto de Alexey, jogam a LDB juntos há quatro anos (Luiz Pires/LNB)
Já em 2015, Franca foi uma das grandes sensações da fase de classificação da LDB, muito por conta dos grandes desempenhos de Alexey, Antonio e João. No entanto, após o terceiro lugar da primeira fase, com apenas três derrotas em 23 jogos, os francanos não tiveram bom desempenho na segunda fase e acabaram de fora do Final Four.
“Ano passado fizemos uma ótima primeira fase, mas acabamos indo mal na fase seguinte e isso nos frustrou demais. Mas trouxemos esse sentimento para esse ano e isso nos deu ainda mais gás para dar a voltar por cima. Somos campeões da LDB agora”, completou.
Na campanha invicta que deu o título da LDB 2016, o trio mostrou sua importância. Antonio, Alexey e João Pedro foram os três jogadores que mais ficaram em quadra e também os três que mais pontuaram pelo time campeão, com médias de 13,7, 11,6 e 10,2 pontos por jogo, respectivamente. João Pedro, inclusive, foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da Série Ouro.
Para essa temporada, Alexey, Antonio e João Pedro ganharam a companhia de Du Sommer, outro “veterano” quando o assunto é LDB. Sempre defendendo as cores do Winner/Limeira, o versátil ala/pivô disputa o campeonato de base desde 2012 e neste ano foi contratado pelo Franca, não só para a LDB como também para a equipe adulta.
“Me senti em casa desde o primeiro minuto que cheguei em Franca. Todo o grupo me acolheu muito bem e isso facilitou as coisas. Estou na batalha há tanto tempo na LDB e poder encerrar minha passagem nessa competição com esse título é bom demais. Posso dizer que fechei com chave de ouro”, disse Du, que é nascido em 1994 e fez sua última aparição na LDB este ano.

Após quatro anos atuando por Limeira, Du chegou ao Franca em 2016 e se despediu da LDB com o título (Luiz Pires/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca