HOJE
Reconhecimento
Por Liga Nacional de Basquete
Exemplo de evolução contínua, NBB aparece em Top 10 de cases de sucesso do marketing esportivo no site Máquina do Esporte
A nítida evolução do NBB dentro e fora das quadras foi reconhecida. No início desta semana, o site Máquina do Esporte divulgou uma lista com os dez maiores cases de sucesso no esporte brasileiro na última década e o maior campeonato de basquete do país foi lembrado. O ranking faz menção às principais inovações nas áreas comerciais e de marketing esportivo, e o basquete brasileiro, através do NBB, foi citado.
Dominada pelo futebol, a listagem aponta nomes como Ronaldo, Neymar e Copa do Mundo, além de empresas dominantes na esfera esportiva no país, como Visa, Nike, entre outras. Junto do NBB, somente o judô e o tênis, através do Gilette Federer Tour – torneio realizado em São Paulo com presença de grandes estrelas da modalidade –, representaram os demais esportes olímpicos no ranking.
+Confira o Top 10 de Cases de Sucesso do esporte brasileiro no Máquina do Esporte
Criado no final de 2008 pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo, o Novo Basquete Brasil (NBB) chegou com o objetivo reerguer a modalidade da bola laranja no país. O enorme e contínuo crescimento dentro de quadra fez com o que o basquete brasileiro desse um novo salto e alcançasse expressivos resultados, como a volta da Seleção Brasileira às Olimpíadas após 16 anos fora e a hegemonia dos clubes nas competições internacionais (três títulos consecutivos da Liga das Américas e um da Copa Intercontinental em 2015).
Fora das quadras, o crescimento e o potencial do NBB despertaram o interesse da maior liga de basquete do mundo: a NBA. No final de 2014, a LNB firmou uma parceira pioneira e de longo prazo com a entidade norte-americana tendo como principal objetivo aumentar o número de fãs da modalidade no Brasil e alavancar novos negócios para a LNB, através de um planejamento estratégico de marketing que visa valorizar o produto basquete.
Os resultados desta nova aliança vêm sendo notados pouco a pouco. O primeiro deles veio o Jogo das Estrelas 2015, realizado em Franca (SP). O tradicional evento realizado pela LNB desde sua primeira edição contou com a ilustre presença do ex-pivô Horace Grant, quatro vezes campeão da NBA.
Mais tarde, a liga norte-americana também anunciou que Flamengo e Orlando Magic se enfrentarão em outubro, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), no dia 17 de outubro, como parte da programação do NBA Global Games Rio 2015, o terceiro jogo consecutivo de pré-temporada no Brasil. Além disso, a Final do NBB 7 também teve um toque de NBA e contou com a presença das dançarinas do Orlando Magic e do mascote do Phoenix Suns, o Gorilla, nas duas primeiras partidas da decisão entre Paschoalotto/Bauru e Flamengo.
E por fim, nesta semana, mais uma ação da parceria entre LNB e NBA foi realizada. Em São Paulo (SP), o rotineiro Congresso Técnico dos clubes do NBB, realizado anualmente ao final de cada temporada, contou com a presença de três profissionais da NBA para ministrar palestras e trocar experiências com os envolvidos. Jim O’Brien (ex-técnico de Boston Celtics, Philadelphia 76ers e Indiana Pacers), Jon Lee (preparador físico do Toronto Raptors) e o brasileiro Alessandro Oliveira (fisioterapeuta do Brooklyn Nets) estiveram presentes.