HOJE
Reencontro aguardado
Por Liga Nacional de Basquete
Agora como treinador do Bauru, Demétrius reencontra Vasco, time onde foi multicampeão como jogador; “carinho e satisfação de ter vestido essa camisa”

Técnico do Bauru nos dias de hoje, Demétrius vestiu o uniforme vascaíno ao longo de três anos e foi muito vitorioso (João Pires/LNB)
A primeira temporada do Vasco da Gama no NBB CAIXA, time extremamente tradicional do basquete brasileiro, marcará encontros e reencontros históricos, como o desta terça-feira (29/11), entre Demétrius Ferracciú, treinador do Gocil/Bauru Basket, e o cruzmaltino, onde na época de jogador Demétrius colecionou títulos.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Após defender o Franca em seus sete primeiros anos de carreira profissional (1991 a 1998), Demétrius foi contratado pelo o grande time que o Vasco montara naquela época. De 1998 a 2001, período em que o atual técnico bauruense esteve na equipe, o cruzmaltino teve diversos atletas de peso no cenário nacional do basquete, como Helinho, Charles Byrd, Rogério Klafke e Nenê Hilario.

Com o Vasco, Demétrius (no centro) conquistou um carioca, dois brasileiros, dois sul-americanos e o vice-campeonato do McDonald’s Championship (Divulgação)
Período mais vitorioso de sua carreira, Demétrius teve a honra de celebrar com o uniforme vascaíno um título carioca (2000), duas conquistas do Campeonato Brasileiro (2000 e 2001), dois títulos da Liga Sul-Americana (1999 e 2000) e o vice-campeonato do McDonald’s Championship (1999), torneio ocorrido entre as décadas de 80 e 90, que colocava frente a frente campeões continentais e equipes da NBA, como o San Antonio Spurs, campeão da liga norte-americana em 1999, que bateu o Vasco na decisão da competição, por 103 a 68.
“Fico muito feliz do Vasco voltar ao cenário do basquete brasileiro e sei o quanto o torcedor vascaíno é apaixonado por esse esporte. É uma satisfação enfrentar um time como o Vasco e fico feliz de ter feito história com esse time, primeira equipe que enfrentou um time de NBA, todos os títulos que conquistamos. Isso tudo fortalece ainda mais o carinho e satisfação que tenho de ter vestido essa camisa. Fico feliz de saber que fiz parte disso tudo e sempre vai ter um pedacinho do meu coração do outro lado”, disse Demétrius Ferracciú, técnico do Bauru e ex-jogador do Vasco.
Agora como técnico, Demétrius dirige o Bauru pela segunda temporada consecutiva no NBB CAIXA. Nesta edição da competição, a equipe paulista tem duas vitórias e três derrotas e divide a oitava colocação da tabela de classificação com outros quatro times. O confronto entre bauruenses e vascaínos desta terça (29/11), ocorrerá às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Panela de Pressão, com transmissão do SporTV.
“É um jogo de confronto direto e que com certeza será muito equilibrado. O Vasco tem jogadores excelentes e um elenco de qualidade que mostra um time forte e consistente. Precisamos ditar o ritmo do jogo e fazer com que eles saiam da posição que costumam jogar. Será mais um grande desafio e contamos com a torcida neste momento tão importante”, completou o treinador bauruense.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca