HOJE
Reerguendo
Por Liga Nacional de Basquete
Após optar por não disputar o NBB6, Joinville contrata o treinador Walter Roese, que estava no basquete universitário norte-americano, e lança campanha inovadora

Walter Roese (à esq.) assinou contrato de dois anos com a equipe catarinense (Divulgação)
Depois de passar por um período de incertezas quanto à manutenção do time e optar pela não participação na sexta edição do NBB, o Joinville deu o primeiro passo para reabilitar o basquete do clube. Na manhã desta quarta-feira, em coletiva de imprensa, a agremiação catarinense anunciou a chegada do técnico Walter Roese, que assinou contrato por dois anos.
Aos 46 anos, o treinador já comandou seleções brasileiras de base, mas sua carreira toda no basquete universitário norte-americano, com passagens pelas universidades de BYU, BYU-Havaí, San Diego e Nebraska, além de cinco participações no torneio final da NCCA. Recentemente, o novo comandante da equipe de Santa Catarina chegou a estar apalavrado com o Fluminense, mas o clube carioca também não conseguiu verba para participar do NBB e não fechou contrato com Roese.
“Eu fui jogador por muito tempo e prestei muita atenção no basquete brasileiro. Como treinador apenas pelos Universíades com as seleções brasileiras, sub-24 e sub-18. Minha situação era boa lá, estava tendo sucesso lá, tinha propostas de voltar a treinar nos EUA, mas estava cansado da NCAA e queria algo diferente e agora aqui é começar uma carreira nova e teremos muito trabalho”, comentou Walter Roese.
No momento, o novo treinador têm à disposição o ala/pivô Abner, o armador Henrique e o ala Renato. Para os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), Olivia e Fabio Catarina também estarão à disposição.
“Hoje a situação não é a mais adequada, mas isso não tem problema, não adianta ficar lamentando, temos suporte da diretoria e prefeitura e isso vai nos ajudar. Tem muitos atletas que vieram me procurar e tenho certeza que muitos vão nos ajudar”, concluiu.
Quem será?
Ainda durante a coletiva de imprensa, o presidente do Basquete Joinville, Leonardo Roesler, resolveu inovar no jeito de atrair investidores para o clube. Com a campanha “Quem será?”, a diretoria da equipe catarinense quer estimular os empresários da região e captar novos patrocinadores para apoiar a modalidade para esta temporada.
A frase estará estampada na camisa da equipe já no próximo amistoso, domingo, diante do Caxias do Sul, no backdrop do basquete, além do escudo da equipe e da prefeitura de Joinville.
“Aqui em Joinville eles veem somente o futebol, mas por trás do JEC também tem esporte e é preciso enxergar isso. Não é porque apresentamos um treinador que está tudo bom, temos muito a fazer”, desabafou Leonardo Roesler.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca