HOJE
Rumo à ponta
Por Liga Nacional de Basquete
Reforçado, Flamengo volta a entrar em quadra pela BCLA buscando se destacar no grupo mais equilibrado da competição
O equilíbrio foi a marca da primeira janela de partidas do Grupo C da Basketball Champions League Americas (BCLA), disputada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, em dezembro. Flamengo, Boca Juniors (ARG) e Hebraica Macabi (URU) terminaram o período empatados com uma vitória e uma derrota para cada. A partir desta quarta-feira (17/1), as três equipes se enfrentam em Montevidéu, no Uruguai, na segunda janela de jogos da principal competição de clubes do continente.
Em casa, o Flamengo estreou na competição com uma emocionante vitória na prorrogação por 92 a 87 sobre o Hebraica Macabi. O ala-pivô Gabriel Jaú foi o destaque da partida, com 27 pontos, 10 rebotes e quatro tocos. Gui Deodato foi outro atleta que apareceu bem, com 21 pontos. Na partida seguinte, também disputada no Maracanãzinho, o Rubro-Negro foi superado pelo Boca por 80 a 62. Neste duelo, o cestinha da equipe foi Didi, com 16 pontos.
Antes da segunda janela da BCLA, o técnico do Flamengo, Gustavo de Conti, destacou o equilíbrio do Grupo C.
“Eu vejo como o grupo mais equilibrado da Champions. São três equipes gigantes do basquete sul-americano, com bastante tradição e investimento. A disputa vai ser jogo a jogo até a última janela. O importante é que estamos muito bem preparados e iremos tentar executar para sair daqui melhor posicionados na tabela”, analisou Gustavinho.
O Rubro-Negro volta a entrar em quadra pela BCLA nesta quinta (18/1), às 19h10, diante do Boca Juniors, no Palacio Peñarol. Na sexta (19/1), é a vez dos cariocas enfrentarem os donos da casa, o Hebraica Macabi, no mesmo horário e local. Todas as partidas serão transmitidas pelo canal da competição no YouTube.
A grande novidade do Flamengo para o decorrer da competição foi a chegada do pivô Devon Scott. O norte-americano de 29 anos e 2,05m defendeu o Minas na temporada 2019/20, que foi interrompida pela pandemia. De volta ao basquete brasileiro, Scott já disputou quatro partidas pelo Rubro-Negro e está com médias de 10,3 pontos e 6 rebotes no NBB CAIXA.
Outro reforço que o Flamengo terá nesta segunda janela é o ala-pivô Olivinha. O veterano de 40 anos ficou dois meses afastado por causa de lesão e perdeu as partidas da BCLA no Maracanãzinho. O camisa 16 retornou às quadras no dia 8 de janeiro, na vitória sobre o R10 Score Vasco da Gama, e já realizou três partidas desde então.
A terceira e última janela de jogos do Grupo C acontece de 10 a 12 de fevereiro, em Buenos Aires, na Argentina.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca