#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

Rumo à ponta

17-01-2024 | 05:43
Por Liga Nacional de Basquete

Reforçado, Flamengo volta a entrar em quadra pela BCLA buscando se destacar no grupo mais equilibrado da competição

O equilíbrio foi a marca da primeira janela de partidas do Grupo C da Basketball Champions League Americas (BCLA), disputada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, em dezembro. Flamengo, Boca Juniors (ARG) e Hebraica Macabi (URU) terminaram o período empatados com uma vitória e uma derrota para cada. A partir desta quarta-feira (17/1), as três equipes se enfrentam em Montevidéu, no Uruguai, na segunda janela de jogos da principal competição de clubes do continente.

Em casa, o Flamengo estreou na competição com uma emocionante vitória na prorrogação por 92 a 87 sobre o Hebraica Macabi. O ala-pivô Gabriel Jaú foi o destaque da partida, com 27 pontos, 10 rebotes e quatro tocos. Gui Deodato foi outro atleta que apareceu bem, com 21 pontos. Na partida seguinte, também disputada no Maracanãzinho, o Rubro-Negro foi superado pelo Boca por 80 a 62. Neste duelo, o cestinha da equipe foi Didi, com 16 pontos.

Antes da segunda janela da BCLA, o técnico do Flamengo, Gustavo de Conti, destacou o equilíbrio do Grupo C.

“Eu vejo como o grupo mais equilibrado da Champions. São três equipes gigantes do basquete sul-americano, com bastante tradição e investimento. A disputa vai ser jogo a jogo até a última janela. O importante é que estamos muito bem preparados e iremos tentar executar para sair daqui melhor posicionados na tabela”, analisou Gustavinho.

O Rubro-Negro volta a entrar em quadra pela BCLA nesta quinta (18/1), às 19h10, diante do Boca Juniors, no Palacio Peñarol. Na sexta (19/1), é a vez dos cariocas enfrentarem os donos da casa, o Hebraica Macabi, no mesmo horário e local. Todas as partidas serão transmitidas pelo canal da competição no YouTube.

A grande novidade do Flamengo para o decorrer da competição foi a chegada do pivô Devon Scott. O norte-americano de 29 anos e 2,05m defendeu o Minas na temporada 2019/20, que foi interrompida pela pandemia. De volta ao basquete brasileiro, Scott já disputou quatro partidas pelo Rubro-Negro e está com médias de 10,3 pontos e 6 rebotes no NBB CAIXA.

Outro reforço que o Flamengo terá nesta segunda janela é o ala-pivô Olivinha. O veterano de 40 anos ficou dois meses afastado por causa de lesão e perdeu as partidas da BCLA no Maracanãzinho. O camisa 16 retornou às quadras no dia 8 de janeiro, na vitória sobre o R10 Score Vasco da Gama, e já realizou três partidas desde então.

A terceira e última janela de jogos do Grupo C acontece de 10 a 12 de fevereiro, em Buenos Aires, na Argentina.