#JOGAJUNTO

LDB / NBB Caixa

Reforço de juventude

04-01-2016 | 06:06
Por Liga Nacional de Basquete

Visando fortalecer seu elenco, Liga Sorocabana acerta contratação de dois jogadores que disputaram a última edição da LDB

Ano novo, novas mudanças. A Liga Sorocabana começou 2016 com novas energias no seu elenco e anunciou a contratação de dois jovens jogadores que disputaram a última edição da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete). São eles: o pivô Gabriel Mendes, ex-Palmeiras, e o ala/pivô Igor Avelino, que estava no Círculo Militar do Paraná/Basquete Curitiba.

A Liga Sorocabana esteve em situações complicadas neste início de campeonato. Em 12 jogos, o time sorocabano só conseguiu três triunfos, porém, após uma sequência de seis derrotas seguidas, a equipe de Sorocaba terminou o ano de 2015 vencendo o vice-líder Paschoalotto/Bauru, por 84 80.

“Vamos buscar força nesses jovens que estão lutando para conquistar seu espaço no basquete brasileiro e que estão com muita vontade de disputar um NBB”, revelou o técnico Rinaldo.

Gabriel Mendes foi pivô do Palmeiras durantes seus anos de base. Natural de São Paulo, o atleta de apenas 19 anos atuou pela LDB 2015 pelo alviverde, anotou 8,3 pontos e ainda agarrou 6,7 rebotes de média em cada partida. O pivô de 2,06 conseguiu seu maior número de rebotes em uma partida, quando venceu o Concórdia, por 76 a 51, e anotou um duplo duplo: 10 pontos e 15 rebotes. Com o clube alviverde, conquistou o campeonato paulista sub-19 2015, na final contra o Bauru.

Gabriel atuou pela divisão de base do Palmeiras na edição 2015 da LDB

Gabriel atuou pela divisão de base do Palmeiras na edição 2015 da LDB e foi campeão paulista sub-19 no mesmo ano (João Neto/LNB)

Igor Avelino tem uma bagagem maior do que seu novo companheiro. Aos 22 anos, o atleta já participou de quatro edições do LDB (2012 a 2015) e tem duas passagens pelo basquete europeu. Pelos times da base do basquete brasileiro, o ala/pivô atuou pelo Paulistano, Vitória e Basquete Curitiba, seu último time. Além disso, o atleta passou pelo UBA da Turquia e foi o primeiro jogador brasileiro a atuar no basquete da Bósnia, pelo Bosna-Royala.

“Eu estou muito feliz em poder estar defendendo a camisa de Sorocaba, aprendi muito lá no exterior, foi uma experiência e tanta, e esta nova etapa da minha carreira está sendo muito importante, me preparando bastante para poder ajudar a equipe e todos meus companheiros de quadra”, revelou o novo ala/pivô contratado pela Liga Sorocabana.

Logo na primeira participação do atleta no LDB aconteceu com o Paulistano, time que o revelou, não conseguiu bons números, porém, na edição 2013, representando o Vitória, o ala/pivô teve suas melhores médias: 13,9 pontos e 8,5 rebotes em cada partida disputada naquela edição do campeonato. Desde então, vestindo a camisa do time da capital paulista novamente e depois o manto curitibano, Igor manteve sua boa atuação com médias acima de 10 pontos e 5,5 rebotes por partida.

“A LDB é essencial para todos atletas que jogam a categoria de base, e que estão saindo do juvenil. Eu tive a grande honra de jogar desde os meus 19 anos até estourar, com 22. Isto me ajudou muito em termos de vitrine, experiência e auxiliou muitos companheiros de profissão também. Tenho certeza, que com a continuidade da LDB, o cenário do basquete brasileiro só tende a melhorar”, exaltou Igor.

Igor Avelino jogou pelo Basquete Curitiba antes de ir para a Europa (

Igor Avelino jogou pelo Basquete Curitiba antes de ir para a Europa (Hedenson Alves/LNB)

Além disso, ao lado de Léo Meindl, Murilo Noceti, Coelho, Lucas Mariano e outros jogadores, Igor Avelino já vestiu a camisa da seleção brasileira sub-16 na Copa América de 2009.

Os novos contratados se juntam ao elenco sorocabano e já foram integrados a equipe: participaram do primeiro treino no sábado, 02, no ginásio do Colégio Objetivo Portal da Colina,em Sorocaba.