#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Reforçosem massa

20-06-2018 | 03:00
Por Liga Nacional de Basquete

Após chegada de Alberto Bial, Vasco vai ao mercado e anuncia cinco contratações

O Vasco da Gama iniciou seu trabalho no mercado para a próxima temporada. Depois de apresentar Alberto Bial como seu novo técnico, o cruzmaltino anunciou cinco contratações na última terça-feira (19), incluindo um ex-MVP do NBB CAIXA e um norte-americano desconhecido do público brasileiro.

A novidade é Joshua Freelove, ala/armador de 27 anos. Com três temporadas de experiência no basquete universitário norte-americano por três universidades diferentes (Toledo, Alabama State e Buffalo), o “amor livre” teve como último time Super Cable Grécia, da Costa Rica, em que em oito partidas teve médias de 14,4 pontos, 4,4 rebotes e 3,9 assistências.

Outro reforço norte-americano, mas este já com muita experiência no Brasil, é Desmond Holloway. MVP do NBB CAIXA 16/17, o ala irá para sua sétima temporada em território verde e amarelo, na última, o camisa 22 do EC Pinheiros teve 16,2 pontos, 5,8 rebotes, 3,5 assistências e 1,4 roubos de bola de média em 31 atuações.

MVP do NBB CAIXA 16/17, Holloway é um dos cinco reforços apresentados pelo Vasco (Ricardo Bufolin/ECP)

Quem também vem direto do Pinheiros para colina é Gemerson. Reconhecido como um dos defensores mais versáteis do basquete nacional, o ala começou a ganhar destaque no basquete adulto na temporada 2015/2016, pelo Paulistano/Corpore. No NBB CAIXA 17/18 foram apenas 19 jogos para ele, com médias de 6,7 pontos e 2,6 rebotes.

O mais experiente da lista de reforços é Duda Machado. Depois de vestir as camisas do Flamengo e do Macaé Basquete, o ala/armador atuará por sua terceira equipe fluminense dentro do NBB CAIXA. Na edição passada da competição, quando defendeu o Sendi/Bauru Basket, foram 10,0 pontos, 2,5 rebotes, 2,5 assistências por jogo, em 21,5 minutos de média, com 39 atuações para ele.

Nos playoffs da temporada passada, Duda executou um dos lances mais incríveis da história do NBB CAIXA, justamente na partida que eliminou o Vasco da competição:

O quinto e último nome é Rafael Oliveira. Com experiência de dois NBB CAIXA (15/16 e 16/17), quando atuava pelo Minas Tênis Clube, o ala/pivô foi peça importante no elenco do Macaé na Liga Ouro deste ano. Em 23 partidas, Rafael teve médias de 25,9 minutos, 10,7 pontos, 5,4 rebotes e 1,8 assistências.

Os cinco nomes são os primeiros apresentados pelo alvinegro carioca para próxima temporada. No último NBB CAIXA, o Vasco terminou a fase de classificação na 11ª colocação, com campanha de 12 vitórias e 16 derrotas, e acabou eliminado nas oitavas de final pelo Bauru, por 3 a 1 na série.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.