HOJE
Volta para casa
Por Marcius Azevedo
Régis Marrelli vai comandar o Coop São José Basketball, onde ficou entre 2006 e 2013 e foi bicampeão paulista e vice do NBB CAIXA na temporada 2011/12
Após encerrar sua participação no NBB CAIXA nas oitavas de final, o Coop São José Basketball já trabalha no planejamento da próxima temporada. O primeiro passo foi definir o novo treinador. Régis Marrelli, que estava no Cerrado Basquete, retorna ao clube para ocupar o lugar do argentino Sebastián Figueredo.
Aos 54 anos, Régis Marrelli terá sua segunda passagem pelo São José, onde ficou entre 2006 e 2013. O treinador foi bicampeão paulista (2009 e 2012) e chegou na final do NBB CAIXA da temporada 2011/12, sendo superado pela Brasília por 78 a 62, em jogo único, no ginásio Prof. Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes. Ele também foi premiado com o Troféu Ary Vidal, como melhor técnico, nesta mesma temporada.

Régis Marrelli foi vice-campeão do NBB e eleito o melhor treinador da temporada 2011/12 por São José. Foto: João Pires/LNB
“É um motivo de muita alegria poder retornar. São José dos Campos é uma cidade que eu adotei, vivo aqui, estou realmente voltando para casa. Aqui, eu vivi um grande momento da minha carreira, tem uma torcida muito apaixonada pelo basquete e empresas que junto com à Prefeitura valorizam o esporte, tornando o basquete o carro-chefe do município”, afirmou o treinador. “O clube tem feito um bom trabalho nos últimos anos após seu retorno às atividades e tem um projeto de evoluir cada vez mais. Temos esse objetivo bem claro: recolocar São José como uma das principais equipes e uma das principais cidades do país na prática do basquete”, acrescentou.
Régis Marrelli já trabalha para montar o elenco. “Aos poucos estamos começando a pensar em alguns jogadores, principalmente com ênfase nos atletas que foram bem no clube nesta última temporada, para buscarmos a renovação desses contratos, mas sempre atentos no mercado na procura de algumas novas peças também”, explicou.
O perfil, adianta o treinador, tem de atender o que ele pretende colocar em prática em quadra. “A principal característica que desejo para nossa equipe é que seja formada por atletas que corram a quadra e joguem de forma ágil. Queremos dar foco em nossa defesa e jogarmos de forma intensa para minimizar as chances dos adversários que formos enfrentar, e, sempre que possível, termos velocidade para tirar proveito do jogo em transição”, disse.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca