HOJE
Regularidade à vista
Por Liga Nacional de Basquete
Com oscilações ao longo das partidas e também em sua campanha no NBB CAIXA, Mogi enfrenta Liga Sorocabana, nesta quarta, para seguir na briga pelo G-4

Após importante triunfo sobre o Vitória, Mogi atuará fora de casa e buscará vitória para seguir no pelotão de cima (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
Depois de uma sequência de cinco partidas no Hugo Ramos, o Mogi das Cruzes/Helbor voltará a atuar fora de casa no NBB CAIXA. Nesta quarta-feira (25/01), o atual campeão sul-americano irá a Sorocaba (SP) enfrentar a LSB/Uniso, no Ginásio Gualberto Moreira, às 20 horas.
Na “maratona” de cinco jogos ao lado de seu torcedor, o saldo foi de três vitórias (sobre Gocil/Bauru Basket, Franca Basquete/Magazine Luiza e Universo/Vitória) e duas derrotas (para Flamengo e Macaé Basquete).
Com oito vitórias em 14 jogos, o esquadrão mogiano ocupa a quinta posição, ao lado de outras três equipes (Vasco, Paulistano/Corpore e EC Pinheiros). Caso saia vencedor diante da equipe sorocabana, Mogi igualará a campanha do Gocil/Bauru Basket, dono do quarto lugar, e pode voltar a figurar no G-4.
“Eu vou tratar a Liga Sorocabana como eu trato o Flamengo. A gente tem que entrar na quadra forte, focado, porque não tem moleza, nem jogo fácil. Toda equipe que vamos encontrar daqui para a frente vai jogar forte, brigando para entrar no playoff. E a gente está brigando para ficar entre os quatro melhores. Agora todo jogo é decisivo e deve ser tratado como playoff”, disse o ala Shamell Stallworth.
Campeão paulista e sul-americano antes do início do NBB CAIXA, o Mogi ainda não engrenou de vez no campeonato nacional. Mesmo com uma das melhores campanhas da competição, a equipe do técnico Guerrinha ainda não teve mais de duas vitórias seguidas na temporada 2016/2017.
“Mesmo sendo campeão duas vezes, o nosso time ainda tem muito a melhorar. Precisamos estar sempre trabalhando e manter a cabeça firme. Estamos melhorando e sabemos o que temos que fazer. Agora não podemos ter mais os erros que tivemos, mas a gente está preparado para isso e chegar bem nos playoffs. Queremos ficar no G-4, acho que conseguiremos, mas o importante mesmo é chegar muito bem de cabeça”, disse o pivô Caio Torres.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Equipe do técnico Guerrinha ainda não venceu mais de duas partidas seguidas ao longo do NBB CAIXA 2016/2017 (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
Após duas grandes vitórias sobre Franca e Bauru, a equipe chegou a entrar no G-4, mas sofreu duas derrotas seguidas – ambas em casa – e caiu na tabela. Até mesmo durante as partidas, a equipe mogiana vem oscilando bons e maus momentos. Na vitória sobre o Universo/Vitória, no último domingo, a equipe marcou 53 pontos no primeiro tempo e apenas 22 na segunda metade da partida.
“A gente quer ter uma leitura melhor e decisão. Hoje fizemos um treino mais intenso. Precisamos estar com a cabeça boa, ter resistência e oxigenação para poder pensar melhor. Teremos mais dois jogos esta semana e esse será o nosso desafio”, analisou o comandante Guerrinha.
“A Liga Sorocabana tem jogadores de qualidade, experientes e, para eles, é um diferencial ganhar de uma equipe que está acima na tabela e é um time que busca a classificação. É um time bem aguerrido, a cara do Rinaldo [técnico], que gosta de um jogo intenso, de defesa. Lógico que a nossa equipe é mais experiente, mas se não levar isso para o jogo, se a outra equipe jogar bem, ela leva”, completou o treinador.
Do outro lado, a Liga Sorocabana está na luta pela zona de classificação aos playoffs. No atual momento, a equipe do técnico Rinaldo Rodrigues está na 13ª colocação, a primeira fora do G-12. O 12º colocado é o Minas Tênis Clube, que tem uma vitória a mais que os sorocabanos.
“Sabemos da força do Mogi, sabemos que é um time montado para ser campeão, mas sabemos também das nossas qualidades. Vamos tentar eliminar os pontos positivos do Mogi e usar os nossos pontos positivos contra eles. Sabemos que não vai ser fácil, mas precisamos ganhar de um grande para subir na tabela”, disse o técnico sorocabano Rinaldo Rodrigues.
No primeiro turno, de uniforme verde em homenagem à tragédia com o avião da Chapecoense na Colômbia, o Mogi levou a melhor sobre a Liga Sorocabana, no Hugo Ramos, por 81 a 77. Com respectivos 21 e 17 pontos, os norte-americanos Shamell e Tyrone foram os caras do time mogiano. Do outro lado, destaque para as expressivas atuações do argentino Cafferata, com 27 pontos, e do ala/pivô Alexandre Paranhos, que cravou o recorde de rebotes da temporada (17) e registrou um sonoro duplo-duplo ao fazer mais 21 pontos.

De verde, Mogi venceu a Liga Sorocabana no 1º turno no Hugo Ramos (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca