#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Regularidade é a chave

11-01-2018 | 05:50
Por Liga Nacional de Basquete

Destaque do Botafogo nos últimos jogos, Guga Ceccato quer fim dos “apagões” e espera que a equipe "vire a página" com vitória sobre o Caxias nesta sexta; duelo terá transmissão ao vivo via Twitter

Última vitória do Botafogo no NBB, contra Campo Mourão, teve Guga como cestinha, com 18 pontos (Satiro Sodré/Botafogo)

O Botafogo ainda não engrenou na sua temporada de estreia no NBB CAIXA. Com duas vitórias em 11 jogos, a equipe carioca está na 13ª posição e, nesta sexta-feira, terá uma nova oportunidade de embalar na competição. Com transmissão ao vivo via Twitter, o clube alvinegro duelará com o Banrisul/Caxias Basquete, às 20h05, na Serra Gaúcha.

Ainda sem vitórias fora de casa – ambos os triunfos foram no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro –, o Botafogo pode ganhar um novo fôlego em caso de vitória nesta sexta. Pelo menos é o que diz o jovem armador Guga Ceccato, destaque da equipe nas últimas partidas, inclusive sendo eleito para a Seleção da Semana #6 do NBB CAIXA 17/18.

“Com certeza uma vitória aumentará nossa confiança para o resto do turno e, principalmente, para continuarmos em busca da classificação para os playoffs. Seria uma nova página, pois afinal o time de Caxias é bom, está num momento bom, então essa vitória nos daria muita moral”, disse Guga, que está no clube carioca desde 2015.

“Temos que manter um bom ritmo na defesa, diminuindo o volume dos melhores jogadores deles. Já no ataque temos que seguir com o nosso padrão, achar o desequilíbrio e tirar o proveito disso durante toda a partida”, completou o camisa 10 do Botafogo.

Das últimas cinco partidas que disputou, o time carioca venceu apenas uma, frente ao Campo Mourão. Mas isso não quer dizer que a equipe teve atuações ruins nas quatro derrotas. Diante de Vasco, Paulistano, Bauru e Joinville, o Botafogo esteve à frente do placar durante bom tempo, mas levou a virada e não conseguiu se recuperar.

+Guga Ceccato e André Coimbra testam o pensamento rápido no desafio Passando a Bola

Contra o Vasco, por exemplo, a equipe do técnico Márcio Andrade entrou no último quarto vencendo por 57 a 50. Já em seu último compromisso, frente ao Joinville, o alvinegro carioca liderou a partida praticamente toda até os dois minutos finais do último quarto, quando levou a virada e amargou sua nona derrota no campeonato.

“Nosso problema está sendo os apagões. Tem momentos que não conseguimos pontuar e ao mesmo tempo não conseguimos parar o ataque adversário e isso faz com que o placar muda muito rápido. Ou o time adversário vira ou abre a diferença e não é fácil correr atrás do placar no final do jogo. São nesses momentos que a vitória está escapando e temos que mudar isso, já no jogo desta sexta”, alertou Guga.

Mudou o status: antes ‘desconhecido’, Guga roubou a cena e agora é um dos destaques do Botafogo (Satiro Sodré/Botafogo)

Disputando o NBB CAIXA pela primeira vez de fato – na temporada 2013/2014 atuou apenas em uma partida pelo EC Pinheiros –, Guga parece não ter sentido o peso de atuar no maior campeonato de basquete do país, ainda mais em um “time de camisa”.

Com as diversas lesões no perímetro do Botafogo – Jamaal, Arnaldinho e Rafinha ficaram de fora nos últimos jogos –, o jovem armador passou a ter mais tempo de quadra no duelo contra o Vasco e não decepcionou. De lá para cá, em cinco partidas, Guga soma médias de 12,0 pontos e 6,2 assistências. Na vitória sobre Campo Mourão, o garoto foi o cestinha botafoguense, com 18 pontos.

“Trabalhei muito em busca desse momento, para poder ajudar o meu time ao máximo. Sabia que eu teria que aproveitar as oportunidades que tivesse e coloquei isso na minha cabeça. Agora é continuar trabalhando e sei que estarei mais ‘visado’ em quadra. Tenho que ter uma melhor seleção de arremessos e saber que se ajudarem mais quando eu tiver com a bola, eu tenho que achar o meu companheiro mais livre para fazer o arremesso”, disse Guga.

Formado nas categorias de base do Pinheiros, Guga disputou três edições da LDB pelo clube paulista (2012, 13 e 14) e atuou ao lado de nomes como Bruno Caboclo, Georginho e Lucas Duas. Em 2015, o jogador chegou ao Botafogo para disputar sua quarta LDB consecutiva e suas boas atuações agradaram o técnico Marcio Andrade, que logo efetivou o armador no elenco profissional.

Em 2016, Guga fez parte do elenco que disputou a Copa Brasil e também o Campeonato Carioca pelo Botafogo. Com o contrato renovado, o garoto esteve na conquista da Liga Ouro no primeiro semestre de 2017 e seguiu na equipe para a estreia no NBB CAIXA. Agora, o camisa 10 é mais um jovem a conquistar seu espaço nas quadras do maior campeonato de basquete do país.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani do Ministério do Esporte.