#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Carbonari 500

15-11-2024 | 06:21
Por Marcius Azevedo

Pivô Renato Carbonari, do Farma Conde/São José Basketball, entra para o seleto grupo de jogadores com 500 jogos na história do NBB CAIXA; 12º atleta da lista

A turma que alcançou 500 jogos na história do NBB CAIXA ganhou mais um integrante. O pivô Renato Carbonari entrou para o seleto grupo de 12 jogadores ao pisar na quadra do ginásio Linneu de Moura, nesta sexta-feira (15/11), para defender o Farma Conde/São José Basketball na partida contra o Mogi Basquete, que acabou com triunfo do time da casa por 89 a 79. Ele foi o quarto jogador que conseguiu esta marca na temporada 2024/25. Antes foram Betinho (Caxias do Sul Basquete), André Góes (São Paulo) e Guilherme Hubner (Unifacisa).

“É muito legal chegar nessa marca, creio que isso mostra o quanto é possível ter uma carreira extensa quando o atleta se cuida. Venho buscando evoluir todos os dias, independentemente de quantas edições do NBB CAIXA disputei, da idade, quero seguir desenvolvendo meu jogo e ainda tenho vontade de um dia ser campeão do NBB CAIXA”, afirmou Renato Carbonari.

Renato Carbonari, do Farma Conde/São José Basketball, no jogo contra o Mogi Basquete, que completou 500 partidas no NBB CAIXA. Foto: Léo Lenzi/Agência NTZ

No duelo do clássico que entra para a história pessoal de Carbonari, teve uma atuação discreta na pontuação, mas colaborou com rebotes do Farma Conde/São José Basketball. Anotou dois pontos no primeiro quarto em sete tentados, passou em branco nos dois pontos tentados no segundo quarto e nem teve oportunidades de arremesso no terceiro. Teve dois rebotes no primeiro quarto e mais três no período seguinte. O último período tentou mais oito pontos, sem sucesso, e deu uma assistência. No total anotou, 2 pontos 5 rebotes e 1 assistência.

Com participação em todas as 17 edições do NBB CAIXA, o pivô, como ele mesmo citou, ainda busca conquistar o primeiro título. Renato Carbonari ficou no quase por duas vezes e escolheu essas duas finais, ambas pelo Paulistano, como os momentos mais marcantes nesta longa trajetória no maior campeonato de basquete do País.

A primeira final da carreira do pivô aconteceu na temporada 2013/14. Naquela edição, o campeão do NBB CAIXA foi conhecido em jogo único, disputado na HSBC Arena, no Rio. O Flamengo superou o Paulistano por 78 a 73 para ficar com o título. A segunda foi em 2016/17, quando Renato Carbonari, que havia voltado ao Tigre após uma passagem justamente pelo Farma Conde/São José Basketball, viu o Bauru Basket virar na série decisiva após estar perdendo por 2 a 0 e vencer por 3 a 2.

“Tive duas finais com o Paulistano que foram bem marcantes. Uma delas, a primeira, foi contra o Flamengo, em jogo único, lá na Arena HSBC lotada, no Rio de Janeiro, e o jogo foi muito equilibrado. Faltando um minuto e 30 segundos para acabar a partida ainda estava indefinida, ainda estávamos no jogo e tínhamos chance de ganhar, então esse foi o momento que mais me marcou nessa trajetória na competição”, afirmou.

O debute de Renato Carbonari foi pelo Bauru Basket, onde ficou por três temporadas até ir para o Paulistano. Ao todo foram cinco temporadas por lá em um intervalo de seis anos, já que, em 2015/16, defendeu o Farma Conde/São José Basketball. Ele jogou ainda por R10 Score Vasco da Gama, Pinheiros e Corinthians antes de chegar na atual equipe.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Aos 36 anos, o pivô não pensa em aposentadoria e se diz feliz na terceira temporada consecutiva pela Águia do Vale. “Estou em um lugar onde me sinto bem, em uma cidade muito acolhedora, sou apaixonado por essa cidade. A nossa equipe é muito legal de se trabalhar, todos são engajados e trabalhadores. Estou feliz, animado, sempre venho treinar com vontade de evoluir e ainda sigo em busca de um título, então busco treinar e jogar sempre com essa fome de buscar esse objetivo”, afirmou.

Nos 500 jogos, Carbonari é o 24º com mais pontos no NBB CAIXA, com 4343, também é o 9º com mais rebotes (2333).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.