#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Repatriado

13-06-2013 | 09:40
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de oito anos fora do Brasil, ala Jonathan Tavernari acerta com o Pinheiros e voltará a defender clube da capital paulista

Com algumas passagens pela Seleção Brasileira, Tavernari disputará o NBB pela primeira vez em sua carreira (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Foram oito anos de espera, mas o Pinheiros/SKY voltará a contar com os serviços do ala Jonathan Tavernari. Após passagens pelo basquete universitário norte-americano e pela Itália, o jogador foi confirmado como o primeiro reforço da equipe para a próxima temporada do basquete brasileiro.

Confira todas as movimentações do mercado de transferências do basquete brasileiro

“Estou muito contente por poder voltar ao Brasil e por ser novamente no Pinheiros. No Brasil, o Pinheiros é a minha casa e sei como as coisas funcionam por lá. Isso com certeza vai facilitar a minha adaptação”, afirmou o jogador.

Após iniciar sua trajetória no esporte da bola laranja no Volkswagen Clube, em São Bernardo do Campo, Jonathan, sempre ao lado de sua mãe e técnica Thelma Tavernari, rapidamente se transferiu para o Pinheiros. No clube da capital paulista, o jogador atuou entre os anos de 2002 e 2005 e acumulou diversos títulos nas categorias de base. Na sequência, se mudou para os Estados Unidos e iniciou sua carreira fora do país.

“Para nós é uma honra tê-lo de volta. É um jogador que teve grandes passagens pelo basquete universitário dos Estados Unidos e pela Europa, e poder repatriar uma pessoa que foi criada por nós mesmos é muito bom. Será uma grande honra para a mãe dele também, a Thelma, treinadora da base do Pinheiros, ter a volta do filho dela, um jogador que exatamente foi criado por ela”, disse João Fernando Rossi, diretor de esportes olímpicos do Pinheiros.

Jonathan viveu bons momentos no basquete universitário norte-americano, com a camisa da Brigham Young University. Durante seus quatro anos no país da América do Norte, o atleta, que completará 26 anos na próxima terça-feira, somou médias de 11,5 pontos e 5,1 rebotes por partida.

Seu bom desempenho nos Estados Unidos chamou a atenção do então técnico da Seleção Brasileira, Moncho Monsalve, e o treinador nascido na Espanha convocou Tavernari para o Pré-Olímpico Mundial, em 2008, e para a Copa América, do ano seguinte. Além disso, sob o comando de João Marcelo Leite, o atleta também fez parte do elenco verde-amarelo que conquistou o título do 44º Campeonato Sul-Americano, no ano de 2010.

Com um bom currículo internacional e sendo um dos destaques da BYU no campeonato universitário norte-americano, Jonathan partiu para a Itália após o término do seu ciclo no país da América do Norte. Já como profissional, o ala atuou no Pallacanestro Biella, clube da elite do basquete italiano, no Giorgio Tesi Pistoia, que disputa a segunda divisão do país, e no Scafati Basket, seu último clube.

“O jogo FIBA é muito diferente do jogo NCAA (basquete universitário norte-americano). É anos luz mais físico. Mas, depois de três anos na Itália, evolui não só fisicamente, mas também aprendi outros os conceitos de jogo. Mas com três campeonatos e dúzias de jogos, me adaptarei rapidamente”, explicou com o jogador.

Agora, de volta ao Brasil, Tavernari disputará o NBB pela primeira vez em sua carreira. Para o atleta, a evolução do campeonato e consequentemente da modalidade da bola laranja no país foram importantes para seu retorno.

“A evolução do basquete no Brasil foi bastante importante para eu decidir voltar. Minha ultima atuação na Seleção foi em 2010 e muito mudou desde lá. O NBB é um campeonato muito organizado, e além disso o Pinheiros ainda disputará o Campeonato Paulista e a Liga das Américas. Serão três campeonatos e bastante tempo em quadra para eu evoluir como jogador e poder mostrar meu basquete”, disse Tavernari.

Após a adição de Jonathan, o elenco pinheirense já possui sete atletas confirmados para a próxima temporada. Antes, a diretoria do clube paulista já havia acertado a permanência dos norte-americanos Shamell e Joe Smith, do armador Paulinho e dos pivôs Mineiro, Morro e André Bambu. Além disso, os jovens Lucas Dias, Humberto Silva e Bruno Caboclo também integrarão o plantel da equipe para as disputas do Campeonato Paulista 2013, da Liga das Américas 2013 e do NBB6.