#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Repatriou

16-07-2013 | 05:20
Por Liga Nacional de Basquete

Mogi acerta contratação do ala Marcus Toledo, que estava há nove anos no basquete espanhol; jogador acumula passagens pela Seleção Brasileira

Marcus (à dir.) chega ao Mogi com aval do técnico espanhol Paco García (à esq.) (Guilherme Peixinho/Divulgação)

Nesta terça-feira, o Mogi das Cruzes/Helbor anunciou uma importante contratação para a próxima temporada. A equipe da região metropolitana de São Paulo mostrou estar atenta ao mercado internacional e repatriou o ala Marcus Toledo, que estava há nove anos no basquete espanhol.

Aos 27 anos, Marcus atuará pela primeira vez no NBB. Destaque das categorias de base do basquete paulista no início da última década, com as camisas de Monte Líbano e Hebraica, o jogador partiu para a Espanha em 2003. Em solo europeu, o atleta teve passagens por seis clubes: Plus Pujol Lleida, CB L’Hospitalet, Valls, CB Tarragona, Suzuki Manresa e Ford Burgos.

Confira todas as movimentações do mercado de transferências do basquete brasileiro

“A vontade de voltar para o meu país foi um dos motivos que acetei a proposta de Mogi. Passei muitos anos fora e queria voltar. Vejo na equipe um potencial grande de crescimento. Atrelo meus objetivos pessoais sempre às equipes que jogo. Mogi me mostrou um projeto de crescimento e evolução que acho que vão me ajudar a melhorar meu jogo”, disse Marcus, durante sua apresentação na cidade de Mogi das Cruzes.

Em seu último clube, o Ford Burgos, Marcus foi um dos destaques do título da equipe na LEB Oro (segunda divisão do basquete espanhol) na última temporada, ao somar médias de 8,5 pontos, com direito a 63.6% de aproveitamento nos arremessos, e 4,9 rebotes por partida.

“Chego para jogar de ala, essa é minha posição. Se for necessário, também posso ajudar jogando de pivô, mas a função que gosto de jogar é de ala”, afirmou o novo reforço mogiano.

“Estávamos procurando um jogador com características bem especificas. Um lateral alto, forte que pudesse jogar de pivô e agregasse força física ao grupo. Conheço o jogo do Marcus e ele vai atender as necessidades que procurávamos”, ressaltou o técnico do Mogi, Paco García.

Marcus recebeu a camisa do Mogi das mãos de Paco, Ewerton Komatsubara e do Secretário de Esporte da cidade, Nilo Guimarães (Guilherme Peixinho/Divulgação)

Junto da boa passagem pela Europa, o ala, de 2,03m de altura, também coleciona convocações para a Seleção Brasileira. Marcus fez parte do time verde-amarelo nos títulos dos Campeonatos Sul-Americanos de 2006 e 2012, e na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Além disso, o atleta também atuou pelo selecionado brasileiro no Pré-Olímpico Mundial, no ano de 2008.

Com a contratação de Marcus, o esquadrão mogiano possui 11 jogadores confirmados em seu elenco para a temporada 2013/2014 do basquete brasileiro. Além do ala, o plantel da equipe para as disputas do Campeonato Paulista 2013 e do NBB6 conta com os armadores Gustavinho e Jefferson Campos, os alas Filipin, Maurice RIddick, Patekoski e Pedro Macedo, e os pivôs Bábby, Thomas Gehrke, Daniel Alemão e Lucas Santos.

“Enfrentei o Paco García (técnico do Mogi) algumas vezes na Espanha e assim tivemos algum contato. Fiquei feliz em saber que ele reconheceu meu jogo e falou de mim aqui. Conheço o Gustavinho e o Filipin da época de categoria de base. Com o Bábby tive a oportunidade de estar na seleção brasileira. Os outros jogadores que eu ainda não conhecia, tenho certeza que vou conseguir me adaptar rápido ao grupo”, concluiu Marcus, que utilizará a camisa 77 no clube mogiano.