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Missão social
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Um dos grandes desejos do presidente Rossi, Departamento Socioambiental é criado na Liga Nacional de Basquete; entidade terá projetos próprios e unificará trabalho já realizado
Desde que assumiu a presidência da LNB (Liga Nacional de Basquete), João Fernando Rossi demonstrou várias aspirações. Talvez a principal delas era aperfeiçoar o trabalho socioambiental da entidade. E o desejo do presidente virou realidade no início do mês de agosto.
Idealizado por Rossi, o Departamento Socioambiental foi implantado no cronograma da entidade responsável pela realização do NBB CAIXA. Agora, a LNB não só reforçará o seu programa de ações sociais e ambientais, como também trabalhará para aperfeiçoar todo o trabalho já realizado pelas equipes que disputam o maior campeonato de basquete do país.
“A LNB sempre teve a preocupação social e ambiental. Recebemos muitos pedidos de parceria em anos anteriores, mas agora sentimos que era a hora de ter um departamento dentro de nosso escritório que se concentrasse apenas nesse assunto. Sabemos da importância que o esporte tem como ferramenta de desenvolvimento humano e também da conscientização ambiental”, disse Rossi.
O novo departamento da LNB já foi apresentado aos clubes, durante a última reunião do Conselho Administrativo, no início de agosto, em São Paulo. Serão quatro frentes em que ele atuará: criação de programas e projetos próprios, suporte a projetos de terceiros, atuar lado a lado com os clubes no trabalho já realizado e também com ações de voluntariado.
“Nós já atuamos na frente social. No Jogo das Estrelas sempre realizamos ações sociais e visitas a regiões carentes. Na LDB também fazemos algo nesse molde. Os clubes também têm essa preocupação e nossa intenção é colocar tudo debaixo do mesmo ‘guarda-chuva’ para evoluir ainda mais. Vamos mostrar que o basquete não é só um esporte, mas também um transformador de vidas”, explicou o presidente da LNB.
Em busca de recursos para a nova área, o Departamento de Marketing da LNB já iniciou conversas no mercado. A intenção é fazer parcerias e alianças com empresas interessadas em associarem suas marcas a projetos socioambientais. Patrocinadora master do NBB, a CAIXA já atua nesta frente, com a presença de lixeiras de coleta seletiva para reciclagem.
Já em atividade dentro do escritório da LNB, o Departamento Socioambiental é comandado por uma pessoa bastante acostumada com esse tipo de responsabilidade social. Aos 31 anos, Talita Guandalini foi contratada pela LNB para coordenar as ações e, inclusive, foi a responsável pela apresentação feita para os clubes.
Preocupada e interessada no cunho social desde a adolescência, Talita atua há dois anos no Instituto Brazolin “Anjos do Esporte”, projeto que leva o basquete para mais de 300 crianças carentes de regiões como Cracolândia, Paraisópolis e Heliópolis, além de também trabalhar com refugiados angolanos. Agora, na LNB, terá a missão de coordenar projetos que envolvem não só a humanização através do basquete, mas também como reformas de quadras, capacitação de professores e também de palestras para conscientização social.
“O basquete não é só um esporte é um estado de espírito. E através dele levaremos humanização, sonhos, educação e amor ao próximo. Somos mais que um time, somos uma família”, disse Talita, que trabalha lado a lado com o ex-jogador André Brazolin, seu marido, no projeto.
O Anjos do Esporte, inclusive, será um dos primeiros “alvos” do novo departamento da LNB. Com isso, a entidade passaria a auxiliar o projeto e aliar sua marca ao trabalho já realizado. Além disso, lado a lado as duas frentes também implantarão novas ferramentas para levar o basquete a mais regiões carentes não só em São Paulo mas como também por todo o país.