HOJE
Ressurgindo
Por Liga Nacional de Basquete
Em casa, Tijuca supera o Vila Velha, volta a vencer após três partidas e reaparece na zona de classificação para os playoffs
O Tijuca/Rio de Janeiro conquistou a terceira vitória na temporada ao bater, em casa, o Vila Velha/Garoto/BMG, por 76 a 64. Com um último quarto arrasador (24 a 4), os cariocas garantiram o resultado positivo após três jogos sem vencer e reapareceram na zona de classificação para o playoffs.
O ala Diego Conceição foi o grande nome da partida. Com 25 pontos – 14 só no último período -, ele foi o cestinha da partida. Seu companheiro de equipe, o ala Marcellus anotou 15 pontos. Pelo time capixaba, Matheus Dalla foi o destaque, com 16 pontos. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Os tijucanos começaram sendo surpreendidos pela equipe capixaba, que contava com a estréia do pivô Manuil. Com bom aproveitamento nas bolas de longa distância, a equipe do Espírito Santo abriu dez pontos de vantagem no final do primeiro período, 24 a 14.
A partir do segundo quarto o time carioca conseguiu equilibrar as ações e não permitiu que o adversário abrisse maior vantagem. Com boa participação do pivô Rodrigo Bahia no jogo interno, o time da casa diminuiu a diferença, indo para o intervalo seis pontos atrás, 39 a 33.
O terceiro quarto foi novamente de equilíbrio, mas os capixabas seguiam na frente graças as bolas de 3 pontos. Àquela altura, o time do técnico Márcios Azevedo havia acertado 11 de 21 arremessos de longa distância, um aproveitamento de 52%, enquanto o rival ainda não havia convertido nenhum em nove tentativas.
O jogo acabou sendo decidido somente no último quarto. Sete pontos atrás, o Tijuca aplicou uma forte defesa no adversário e passou a contar com a mão calibrada de Diego e Marcellus no ataque. Juntos, os dois anotaram 21 dos 24 pontos da equipe no último quarto, contra apenas quatro do rival.
“Iniciamos mal a partida defensivamente, porque não tínhamos muitas informações sobre eles, e acabamos surpreendidos. O aproveitamento de 3 deles foi muito alto e isso durou até a metade do terceiro quarto, quando conseguimos subir a marcação”, analisou o técnico Miguel Palmier. “Essa vitória dá uma tranqüilidade para passarmos o Natal e voltarmos focados em nosso objetivo, que é chegar aos playoffs”, completou.
Na prorrogação
Também na luta por um lugar na zona dos playoffs, o Vivo/Franca conseguiu a segunda vitória consecutiva ao superar o Cia. do Terno/Romaço/Joinville. Depois de empatar no tempo normal em 72 a 72, os francanos levaram a melhor na prorrogação, fechando a partida em 91 a 87. A equipe chegou a sua terceira vitória em nove jogos disputados e igualou o aproveitamento de Tijuca e Minas, que aparecem logo a frente na tabela.
Pelo time paulista, Ricardo Probst, Kevin Sowell e Eddie Basden foram os destaques, com 15 pontos cada. Pelo time catarinense, Audrei foi o cestinha da partida, com 22 pontos. A equipe joinvillense estreou o armador ganês Kojo Mensah, que saiu de quadra com 19 pontos em pouco mais de 30 minutos jogados.
Confira os resultados da nona rodada do NBB:
15/12 (quinta-feira)
Pinheiros/SKY 70 x 68 Uniceub/BRB/Brasília
Tijuca/Rio de Janeiro 76 x 64 Vila Velha/Garoto/BMG
Paulistano/Unimed 88 x 83 Minas
Unitri/Universo 97 x 94 São José/Unimed/Vinac
Araraquara 72 x 78 Liga Sorocabana
Winner/Limeira 69 x 75 Itabom/Bauru
Vivo/Franca 91 x 87 Cia. Do Terno/Romaço/Joinville
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
